ECCE: o programa de acesso à pré-escola na Irlanda
O ECCE (Early Childhood Care and Education Scheme) é um programa gratuito do governo de acesso ao serviço pré-escolar. As crianças podem iniciar o programa no mês de setembro do ano em que completam 3 anos de idade. Por exemplo, uma criança que completa 3 anos em 2020 pode iniciar no ECCE em setembro de 2020.
Todas as crianças na Irlanda têm direito a participar do programa por dois anos acadêmicos completos. O esquema é oferecido por prestadores registrados pelo Tusla. O governo paga diretamente aos centros participantes um valor definido por criança. Em troca, os provedores oferecem um serviço pré-escolar gratuito por um número definido de horas, durante um período definido de semanas. Geralmente esses serviços são oferecidos por 3 horas por dia, durante 38 semanas. Se a criança já frequenta um serviço de pré-escola em período integral ou meio período e ela tem direito ao ECCE, o valor do subsídio pode ser deduzido da mensalidade.
Algumas pré-escolas oferecem horas extras por um valor adicional, tendo a opção de deixar a criança mais cedo ou buscá-la mais tarde. Outras também oferecem atividades extras, como por exemplo uma aula de ginástica ou música, e também cobram esse valor à parte. Essas horas extras ou atividades são opcionais e os pais podem optar por não inscrever as crianças. Isso não interfere nas horas de ECCE a que as crianças têm direito.
Todos os serviços de pré-escola que fazem parte do ECCE devem seguir um programa educacional baseado nos princípios de Síolta and Aistear, que são os frameworks (estruturas) nacionais para educação na primeira infância. Essas duas palavras irlandesas são bem representativas, Síolta significa semente e Aistear significa jornada.
Leia também: Puerpério na quarentena: idealização x realidade
Síolta foi desenvolvida para definir, avaliar e apoiar a qualidade da educação infantil nos ambientes de ECCE e assim guiar os prestadores de serviços quanto às diretrizes para que haja um mesmo padrão de qualidade entre todos os provedores. Aistear é a estrutura curricular para crianças de 0-6 anos e é baseada em quatro temas que guiam a implementação do currículo: bem-estar, identidade e pertencimento, comunicação, explorar e pensar. O planejamento diário e semanal feito pelos professores é fundamentado em assuntos que vão surgindo no dia-a-dia ou seja, a curiosidade e a iniciativa das crianças é o que irá influenciar as escolhas na hora de planejar as atividades, rotina, etc.
Apesar de todos seguirem os mesmos frameworks (estruturas) e se guiarem pela filosofia baseada no brincar, alguns provedores optam por trabalhar um currículo baseado apenas na abordagem play-based (baseado no brincar) enquanto outros estabelecimentos optam por um currículo misto que introduz outros princípios, como por exemplo: Steiner, Reggio Emilia, Montessori ou Naíonraí (Mais informações neste link). Se os pais têm preferência por algum destes princípios, devem procurar uma pré-escola que trabalhe com o modelo de sua preferência.
Concorrência
Assim como as creches de período integral ou meio período, o programa de ECCE costuma ser bem concorrido, principalmente em Dublin. Muitas vezes, os pais precisam colocar os nomes das crianças na lista com bastante antecedência. Muitos pais optam por deixar os nomes dos filhos na lista de diferentes creches, para assim conseguir garantir a vaga em alguma delas. Quando a criança tiver a vaga confirmada, para registrá-la no programa, os responsáveis devem fornecer ao estabelecimento o nome da criança (de acordo com a certidão de nascimento ou passaporte), data de nascimento e o número de PPS.
Para garantir a vaga da criança, alguns prestadores pedem também um depósito que deve ser devolvido depois. Não há um valor definido para o depósito e cada estabelecimento cobra um valor diferente (o limite máximo é de quatro vezes o valor do subsídio pago pelo governo). No nosso caso, o valor que pagamos de depósito foi de duzentos e cinquenta euros.
A nossa experiência com o ECCE
A nossa experiência com o ECCE está sendo super positiva! Ele começou ano passado e portanto, ainda tem mais um ano. Ele ama ir para a creche, chega em casa contando tudo que fez no dia! Ele sempre canta as músicas que aprendeu e reconta as histórias que ouviu, além de contar casos sobre as idas ao parquinho, conversas com os colegas e atividades com os professores!
O dia dele na creche é bem variado. Ele brinca de muitas coisas diferentes e faz atividades diversificadas. Ele curte fazer construções com legos e blocos, adora vestir fantasias e brincar de faz de conta e também se diverte fazendo experimentos, artes e adora brincar com areia e água!
Outro ponto super positivo que notamos foi o desenvolvimento do vocabulário. Quando ele começou na creche, o vocabulário dele em inglês era bem inferior ao português, já que em casa damos preferência à língua de herança. Após dois meses frequentando o ECCE, 3 horas por dia, ele estava praticamente fluente. Muitos pais se preocupam em mandar os filhos para a creche sem saber falar o idioma local, mas as crianças são super inteligentes, se adaptam rápido e aprendem tudo com muita facilidade. A parte da socialização também foi ótima! Ele fez novas amizades, construiu novas relações e conheceu novas culturas.

Fonte: https://unsplash.com/
O que levamos em consideração quando estávamos procurando por uma creche que oferecesse o programa de ECCE:
* Programa Educacional – Aqui em casa, nossa preferência era por uma creche que fosse somente “play-based” (baseada no brincar), pois acreditamos que aprender através da brincadeira é uma forma natural e divertida e oferece oportunidade de desenvolver diferentes habilidades. Como há muita concorrências por vagas nas creches, colocamos o nome dele em diferentes pré-escolas, com diferentes filosofias, mas conseguimos vaga na creche que era nossa preferência.
* A localização – Um fator que levamos em consideração quando estávamos selecionando as creches foi a localização. Como o ECCE é por apenas 3 horas diárias, não queríamos um local muito distante. Na nossa lista final, tínhamos duas opções:
1) uma Montessori que oferecia a opção de pagar por horas extras, ficava a menos de dez minutos de carro da nossa casa e ainda tinha duas turmas que eram dividas por primeiro ou segundo ano do ECCE.
2) uma creche apenas play based (baseada no brincar) que ficava a 5 minutos andando, mas não oferecia a opção de pagar por horas extras e era apenas uma sala. Nós optamos pela segunda opção, e o que pesou na nossa decisão foi a localização e também a filosofia. Apesar de que gostaríamos muito que a creche oferecesse as horas extras, estamos muito felizes com a nossa escolha.
Pandemia
Por causa da pandemia, todas as creches e escolas na Irlanda fecharam no dia 12/3. Algumas creches já voltaram a funcionar, mas como o ECCE segue o calendário escolar, a volta agora está programada para o início do ano letivo, que será em setembro. Estamos super ansiosos pela volta, mas ao mesmo tempo apreensivos de como será com as novas regras e recomendações!
8 Comentários
Oi, Helga! Adorei saber um pouquinho sobre o programa. Você saberia me dizer se as creches são inclusivas? Ou há algum programa diferenciado para as crianças com deficiência em Dublin?
Obrigada, Rachel
Olá, Rachel! Que bom que o texto foi útil. Não sei muito sobre o assunto, mas sei que quando há um diagnóstico daqui a criança pode ter um “special needs assistent” para acompanhar nas aulas caso seja necessário. Existem escolas especializadas também.
Oi Helga,gostei muito do texto. Não sei seé o caso do primeiro comentário, mas meu filho é autista e eu li alguma coisa sobre auxílio e reforço em todas as escolas. E como está a volta para a escola e a segunda onda da pandemia? Como faz para a mãe poder trabalhar fora e deixar o filho na escolinha? Por exemplo, pelo que entendi a gratuidade é de 3 horas/dia mas e se a gente precisar deixar a criança 5 horas? Isso é possível? Como vocês e os pais estão fazendo para cuidar dos filhos e trabalhar durante o lockdown?
Olá!! Estamos novamente em lockdown e dessa vez o governo optou por fechar as escolas também. Alguns prestadores de serviços ainda estão funcionando para cuidar de filhos de trabalhadores essenciais. Uma opção que algumas famílias encontraram foi contratar uma babá para esse período que as escolas estão fechadas. Sobre o ecce em épocas normais, teria que procurar alguma creche que ofereça a opção de pagar por horas extras (algumas tem opção de pagar um tempo antes ou depois do horário do ecce). Dependendo do horário de trabalho, o mais fácil seria encontrar uma creche part time ou full time (as horas que a criança tem direito do ecce são descontadas do valor da mensalidade).
Ah, sim,desculpe por tantas perguntas. Estou me decidindo entre Irlanda e Escócia. Obrigada
Sem problemas! Escócia só fui passear, é um lugar lindo! Amo morar na Irlanda, só trocaria por um país com um clima melhor!!
E pra crianças de 5 anos, consegue? Sou mae solo e quero me mudar mas tenho esse receio de nao conseguir escolas pra trabalhar e etc.
Olá! Com 5 anos as crianças já vão para a escola e tem ótimas escolas públicas. No caso de precisar trabalhar, se for em um horário diferente da escola, você terá que procurar um after school e os after schools são pagos. Sobre não conseguir escola, isso não acontece, pois a criança tem que estudar. O que pode acontecer é não conseguir vaga na escola de sua preferência, mas em alguma escola eles tem que aceitar.