Diferença entre escola bilíngue e internacional.
Quando está em pauta na agenda da família uma mudança de país com crianças, o tema escola entra em análise obrigatoriamente. É um dos requisitos saber se o lugar de destino da família oferece boas escolas, com ensino de qualidade e ambiente saudável, públicas ou privadas, para sabermos também qual será seu impacto no novo orçamento familiar.
Leia mais sobre isso no post: Dicas para Escolher Escolas em Bogotá
Pois bem. Se o destino da sua família é um país em que o ensino público é (quase) sempre a melhor opção – e uma ótima opção -, com acesso praticamente garantido para residentes no país, independentemente deste ser internacional; ou se a mudança de país tem ares de definitiva, é possível que não exista por parte dos pais uma preocupação com este item específico. Assim mesmo, as escolas internacionais têm um perfil de facilitar ou propiciar a seus alunos egressos entrada em Universidades em várias partes do mundo. Assim, pode ser uma boa considerar esta questão.
Ainda mais, se o destino são países em que há ótimas opções, mas todas privadas, como países da América Latina, ou por questões culturais seja melhor matricular as crianças em colégios “internacionais”, ou ainda se o destino não é o destino final da família, quero dizer, se a perspectiva da família é viver ali por um tempo e depois partir, seja este novo destino certo ou desconhecido, sem dúvida esta é uma questão a ser considerada.
Escolas bilíngues nem sempre são internacionais
Pelo que tenho visto, pelo menos aqui em Bogotá, especialmente entre famílias brasileiras, uma das questões é se a escola é bilíngue, e, em sendo biligue, se é internacional. Mas, todas as escolas biligues são internacionais, pensamos. Não, nem todas. Explico.
Atualmente, existem muitas escolas bilíngues, especialmente nas grandes cidades. Mas nem todas essas são internacionais. Para ser uma escola internacional, além da origem internacional, geralmente escolas vinculadas a outro país, e que observam as normas de ensino do país de origem, a escola tem que fazer parte do Programa IB (International Baccalaureate) e ser licenciada por esta fundação.
International Baccalaureate (IB)
Rapidamente, o International Baccalaureate é uma fundação com sede em Genebra, na Suíça, que oferece às escolas licenciadas programas de educação, que contemplam desde os primeiros anos escolares até o ingresso na Universidade. A vantagem de ser um licenciado IB é, antes de mais nada, contar com o apoio e toda a orientação para uma educação de alta qualidade, internacional e padronizada, que conforme sua própria propaganda, prepara o aluno para o mundo, já que todos os colégios licenciados devem seguir estritamente todas as regras e recomendações para o ensino oferecido pelos programas IB, além das regras de educação local.
Para que o colégio seja licenciado, ele deve solicitar à Fundação para participar do processo de autorização, em que é submetido a várias avaliações, que envolvem visitas à escola e o cumprimento de vários requisitos. Uma vez que a escola é aceita no programa, ela passa a contar com toda a excelência e o apoio da Fundação para oferecer o ensino nos padrões recomendados.
Os programas IB se dividem em 4: Primary Years Programme, abrange o ensino a crianças de 3 a 12 anos, Middle Years Programme, para ensino a adolescentes, de 11 a 16 anos, o Diploma Programme, para alunos entre 16 e 19 anos, e o Career-Related Programme, para a mesma faixa etária, mas com ênfase nos estudantes que já estão se profissionalizando.
Para mais informações sobre o IB, acesse aqui.
Escolas bilíngues não licenciadas pelo IB
Vale esclarecer que as escolas que são bilíngues, mas não seguem nenhum currículo ou programa internacional, geralmente seguem o sistema de ensino local, do país onde estão estabelecidas, agregando ao currículo um segundo idioma, com carga horária significativa, de modo que o aluno sai da escola falando dois idiomas. Geralmente elas preparam o aluno para ingressar nas Universidades locais, o que não impede que seus alunos apliquem em outras universidades fora do país.
No caso da escola internacional, se o estudante está matriculado numa escola certificada, além do ensino bilíngue, em qualquer mudança de país, se for este o caso, ele consegue dar continuidade aos seus estudos em qualquer colégio certificado ao redor do mundo, visto que o ensino é padronizado em todas elas. Além disso, o aluno que sai do IB, costuma conseguir ingresso em Universidades em várias partes do mundo. Mais uma vez, para a realidade de algumas famílias, isso pode ser importante. Nós optamos por uma escola certificada justamente porque não sabemos qual nosso destino quando deixarmos a Colômbia.
Neste momento, apenas gostaria de ressaltar a diferença que existe em ser escola bilíngue ou internacional. Pelo menos no meu caso, quando estava pesquisando sobre o tema, me pareceu uma confusão muito comum por parte dos pais, até porque nem sempre a escola deixa claro se é ou não internacional, se atendo apenas à questão do bilinguismo.
Também gostaria de deixar claro que não estou defendendo uma ou outra escolha, apesar de ter externado aqui nossa opção.
Escola bilíngue ou internacional?
Há excelentes opções de escolas com os dois perfis. A escolha depende da realidade familiar e dos planos ou perspectivas futuras de cada um. É importante apenas que a escolha seja consciente, e a escola seja de fato aquilo que se diz ser.
Por fim, neste link você vai encontrar todas as escolas da Colombia que são IB e quais programas elas oferecem. São 41 ao total. As que oferecem o programa completo, em Bogotá, nos 3 níveis, são sete: Buckingham School, CIEDI – Colégio Internacional de Educación Integral, Colégio Anglo Colombiano, Colegio San Viator, The English School, Gimnasio del Norte e The Victoria School.
Espero que este breve esclarecimento ajude na sua escolha. Até a próxima!
1 Comentário
[…] Depois disso, trabalhei também em firma de limpeza e fui atendente de uma loja de decoração. Cheguei a trabalhar em um escritório jurídico e o meu último emprego foi como auxiliar em uma escola bilíngue. […]