A decisão para nós pais de colocarmos nossos filhos na escola e quando colocar não é uma tarefa fácil, porque embora precisamos de um tempo para nós e queremos que nossos filhos se socializem, nunca sabemos se estamos prontos para que eles saiam da nossa supervisão e cuidados.
Dúvidas frequentes de todas as mães
Sabemos que tem dias que nossos filhos estão difíceis e cansados, e que às vezes não é fácil nem para nós que somos os pais e os amamos incondicionalmente. Será que uma professora terá o mesmo carinho e paciência que nossos filhos precisam quando não estamos por perto?
Será que a escola terá os mesmo valores que ensinamos em casa? Será que a escola se preocupa com a alimentação tanto quanto a gente? Como eles lidam com as brigas entre as crianças? Eu poderia ficar o dia todo listando as dúvidas das mães com relação a escolha da escola certa.
Então resolvi vir aqui e listar algumas perguntas para que você possa usar nas escolas no dia em que for visitá-las, para ajudar a escolher a melhor escola para seu filho.
Dicas básicas e práticas
Leve um caderno ou use o bloco de notas do seu celular para anotar todas as explicações.
Parece besteira, pois quando estamos na escola temos certeza que entendemos e vamos nos lembrar de tudo. Entretanto quando chegamos em casa, com a rotina e o passar do tempo, acabamos esquecendo coisas importantes que nos foram ditas.
Faça uma lista das coisas que são imprescindíveis de ter para você e das coisas que você não aceita de jeito nenhum. Assim já fica mais fácil de eliminar as escolas que não atendem os seus requisitos básicos.
Por exemplo, para você é importante parquinho ao ar livre e alimentação saudável. E as coisas que você não admitiria como: a escola não informe quando tem criança com doença contagiosa e que não faça higienização de brinquedos com frequência.
Perguntas para a escola
Horários: Quais são os horários de funcionamento? Como funcionam as férias escolares? Qual é o procedimento caso você se atrase e seu filho tenha que ficar após o horário? Tem alguma época do ano que a escola funciona diferente?
Funcionários: Quantas professoras/ajudantes são por classe? Como é dividida a tarefa delas? Na minha opinião a sorte de ter uma boa professora é mais importante que a escola em si. Uma boa professora pode fazer qualquer escola ser um ótimo lugar para nossos filhos.
Grupo: Quantas crianças são por sala? Qual a idade das crianças que estarão na mesma classe do seu filho?
Refeições: Quantas refeições as crianças fazem na escola? Quais são os horários das refeições? Você tem que levar o lanche ou a escola oferece? Qual o tipo de alimentação que a escola oferece? (Normal ou saudável, as sobremesas são com açúcar?). Seria legal visitar o refeitório.
Banheiro: Como funciona a ida das crianças ao banheiro, tem alguém que acompanha e ajuda? Caso precise, como funciona a troca de fraldas? As crianças escovam os dentes na escola? Não esqueça de visitar o banheiro e checar se as pias e privadas são de tamanho adequado.
Leia também: Como escolher uma escola para a filha expatriada?
Soneca: Como funciona a soneca? Qual é o horário que as crianças dormem e por quanto tempo? Qual é a frequência que a roupa de cama é lavada? Como é o espaço e a divisão para cada criança? Seria legal visitar o espaço.
Atividades: Qual a rotina semanal da escola? Quais são as atividades que as crianças fazem? Exemplo: pintar, desenhar, ouvir histórias, brincar, joguinhos, ter contato com livros, etc. O que seu filho na idade x vai aprender? Geralmente as escolas possuem um calendário do que será ensinado no ano.
Atividades externas: Como é a área externa/parquinho? Quanto tempo as crianças passam lá por dia? O lugar é seguro? Seria legal visitar o local.
Atividades extra curriculares: A escola oferece alguma atividade extra curricular, quais? Exemplo: natação, ginástica, dança, etc. Qual o custo disso e em quais horários são?
Passeios: A escola leva as crianças para fazer passeios externos? Onde costumam ir? Com que frequência? Como é o procedimento?
Doenças: Qual é a orientação da escola quanto a crianças doentes? As crianças devem ficar em casa em qual caso? Isso é muito importante para evitar a transmissão de doenças entre as crianças.
Particularidades: Não esqueça de falar das peculiaridades do seu filho. Por exemplo, se seu filho tem alergia a leite e no cardápio a escola oferece iogurte, como é feita a substituição? Eu sou contra oferecer uma fruta no lugar, pois a criança pode se sentir excluída por ser a única a receber algo diferente. Então, é importante saber como a escola lida com as crianças alérgicas.
Espero que essa lista de perguntas ajude você nas entrevistas da primeira escola do seu filho, pois às vezes nos sentimos perdidas e é muito importante chegar preparada. Acredito que pontuei as coisas mais importantes. Claro que você não precisa fazer todas as perguntas, escolha as que são mais relevantes para você, sobre o que realmente você quer saber.
Se já não é fácil escolher uma escola em nosso país, imagina se você está morando fora. Coisas que são básicas na nossa cultura podem passar despercebidas em outras. Por isso, é sempre importante perguntar e tirar todas as suas dúvidas.
Deixe um recado nos comentários e conte se essa lista ajudou na sua escolha.
Leia também: Minha experiência com adaptação na escola básica na Holanda
2 Comentários
Oi Tati! Adorei a lista! São coisas que parecem tão óbvias, mas que com certeza nos esquecemos na hora que estamos lá! Amanhã mesmo é dia de visitar as pré-escolas aqui em Verona (não sei se aí em Turim tb já é tão cedo assim!) e estou ansiosa pensando já em como será a escolha! Um beijo!
Oii Amanda!
Espero que você encontre a pré-escola ideal para sua família!
bjos