Como escolher creche no Egito?
Daycare, creche, nursery, kindergarten, berçário – muitos nomes para um só significado: o lugar em que você deixará que cuidem do seu filho por você. Como escolher a creche ideal? É uma missão difícil para qualquer mãe. Ainda mais quando estamos em outro país com uma cultura oposta à nossa, o que nos coloca em completo alerta. Mas podemos tranquilizar a mente e o coração lembrando que no mundo inteiro milhares de mães passam pelo mesmo dilema, sensações e angústias.
A primeira dica aqui é não se culpar pela decisão de levar o filho para a creche. Lembre-se de que será muito bom para ele desenvolver suas habilidades e fazer amigos. Hoje falo tranquilamente sobre isso, mas confesso que na primeira tentativa de matricular meu pequeno na escolinha eu entrei em colapso. E esse foi um dos motivos pelos quais acabei deixando o emprego: meu coração não estava preparado para desapegar da cria. Por enquanto ainda não voltei ao trabalho, mas todos os meus critérios de pesquisa utilizados wu vou compartilhar com vocês.
Particularidades das creches no Egito
No Egito, o daycare trabalha com mensalidades e os valores variam muito de acordo com a estrutura. É possível encontrar a partir de EGP 1000 (R$ 192). Outra opção que várias creches oferecem é o part-time, onde você compra um pacote de dias por mês para levar a criança. Nesse caso, o part-time costuma ser de 12 dias por mês.
No geral, as creches estão abertas de domingo a quinta-feira – aqui sexta-feira e sábado são equivalentes ao final de semana no Brasil. O horário de funcionamento é das 7h às 15h, mas muitas trabalham com hora extra, podendo esticar o período até as 17h ou 19h. Por ser um país muçulmano, no mês do Ramadan as creches, escolas, setor público e parte do setor privado modificam o horário de funcionamento, por isso é importante checar qual o horário estabelecido pela escolinha do seu filho para este período do ano.
Pontos de atenção na hora da escolha
Primeira definição na escolha do daycare é o bairro. Opte por uma creche próxima ao seu trabalho (ou casa, se ainda não estiver trabalhando), assim, em casos de emergência, você pode chegar rápido ao local. Se, por acaso, não há nenhuma nas imediações, veja uma perto do trabalho do pai ou de familiares mais próximos.
Outro fator importante na hora da escolha é o(s) idioma(s) trabalhado(s): algumas creches só ensinam o árabe; outras têm opções de línguas extras como inglês, francês ou alemão; e há também as internacionais que não trabalham com o árabe, somente com idioma estrangeiro.
Leia também: Atividades de lazer para crianças no Egito
Muitos também levam em consideração a linha pedagógica da creche. Aqui no Egito existe uma febre da filosofia montessori. Eu, particularmente, gosto desse sistema, porém há muitas creches que se intitulam montessori mas não são certificadas,. Portanto, se você busca uma instituição montessoriana questione se a mesma tem certificação neste método educacional.
Procure visitar as salas do daycare e ver como os profissionais lidam com crianças com idades diferentes, observe se os brinquedos do playground são seguros, se o ambiente é limpo e higiênico, e se as crianças e os profissionais parecem alegres.
Uma vez feita a escolha, lembre-se de esclarecer todas as informações sobre a sua criança e deixa-as por escrito, como questões de saúde, alimentação, alergias, hábitos e etc.
Critérios de pesquisa
É importante pesquisar o máximo de locais possíveis para que ao final você possa fazer um comparativo e eleger a melhor na sua perspectiva. Aqui você encontra uma lista das 25 melhores creches no Cairo.
Eu acho importante conferir o máximo de detalhes possíveis para tomar uma decisão. Há uma série de perguntas que podemos (e devemos) fazer à administração do daycare antes de matricular nossos filhos. Abaixo, fiz uma lista das questões que considero primordiais.
- Em média qual a proporção de profissionais dedicados às crianças? E se essa mesma proporção é mantida durante almoço e intervalos.
- O daycare é registrado e tem licença de funcionamento?
- Qual a política aplicada para os casos de emergência, entrada e saída das crianças, doença, desfralde, troca de fraldas, alimentação de bebês, administração de remédios?
- Como é a participação dos pais nas atividades do daycare?
- Quais as atividades oferecidas às crianças?
- Qual a frequência de intervalos e brincadeiras na área externa?
- Quanto tempo de televisão as crianças assistem?
- Qual tipo de comida é servida nas refeições?
- Qual o critério de seleção dos profissionais e qual o treinamento que o daycare fornece para eles?
- Quantos profissionais possuem treinamento em primeiros socorros?
- Qual a rotatividade de profissionais?
- Qual a frequência de relatórios sobre o desenvolvimento da criança?
- Qual a forma de pagamento das mensalidades? Há custos extras?
- Qual o processo de inscrição e admissão?
- Há a opção de horas extras?
- Qual a filosofia educacional?
- Há a hora do cochilo? Onde as crianças dormem?
- As refeições e lanches são fornecidos pelo daycare?
- Qual a lista de material solicitada?
- Como funciona o processo de disciplina?
- Há câmeras de segurança? É possível acessar as câmeras via aplicativo?
- Qual a frequência de visitas médicas para avaliação das crianças?
- Há transporte para as crianças? Tem carseat? Há algum outro profissional acompanhando as crianças sem ser o motorista?
- Qual a frequência de atividades/passeios fora do daycare? Os pais/responsáveis podem acompanhar?
O começo
Na primeira semana de daycare deixe a criança apenas metade do dia, para que ele e você se acostumem com a nova rotina. Sempre observe o seu humor, pergunte sobre o dia, converse com os professores e coordenadores e esteja sempre presente e participativa nas atividades.
No inicio é desafiador. Ser mãe é uma tarefa difícil, mas repleta de amor. Alivie o seu coração e faça a escolha que mais te deixa confortável.
Salam.