Adaptação à rotina escolar na Flórida.
Sabe aqueles ônibus amarelos que a gente costuma ver em filmes de sessão da tarde na TV? Sim, eles existem!!!
Esse foi o primeiro pensamento que veio à minha cabeça quando fui visitar a escola em que meu filho iria estudar aqui na Flórida.
Mudamos para uma cidadezinha próxima a Miami, daquelas com ar de cidadezinha de interior mas que, ao mesmo tempo, tem toda a estrutura de uma grande cidade.
E depois de analisar e comparar algumas das principais escolas públicas da cidade, escolhemos a que mais tinha a nossa cara. E quando falo em “ter a nossa cara”, me refiro a algo que nos ajude a nos sentirmos menos perdidos, menos longe de casa.
Escolas em Miami
Por aqui as crianças estudam em escolas próximas às suas casas. A não ser que você consiga uma vaga em uma escola Charter (patrocinada por empresas) ou coloque em uma escola particular, todas as públicas são dessa maneira.
Acabamos indo morar a uma quadra da escola e isso me fez, logo de início, aprender ainda mais sobre como tudo funciona.
As crianças entram às 8h30 na escola e saem todos os dias às 15h00. Exceto as quartas-feiras, quando saem uma hora antes. Isso para as crianças maiores como é o caso de nosso filho, que tem 10 anos. Os pequenos saem todos os dias mais cedo.
Aqui na cidade todas as escolas públicas têm uniforme, e no nosso caso, o meu filho precisa usar um uniforme formal as segundas-feiras, com direito a camisa branca com botões, gravata e calça ou bermuda social. Na sexta-feira é Spirit Day, dia que usam uma camiseta geralmente de alguma cor vibrante (cada escola tem uma cor), essa camiseta também é usada em dias de passeios. Nos outros dias da semana todo mundo usa camisa pólo nas cores da escola.
Vacinação, matrícula e rotina escolar
Antes de começarem as aulas, tive que ir atrás de clínicas pediátricas para atualizar as vacinas e também para fazer os exames que a escola exige. Só assim poderia ter a matrícula concluída para ele começar a estudar. Por sorte a carteirinha de vacinas dele estava bem completinha para o que costumam pedir aqui, então só precisou de uma vacina de reforço, além do exame de vista e físico. Ano que vem temos que fazer tudo novamente.
As crianças almoçam na escola, e se em São Paulo eu estava acostumada com a lanchonete do colégio, aqui não tem nada disso. O almoço é servido no refeitório da escola. A cada dia tem um prato diferente sempre com opção de um suco ou leite e uma fruta. Não… não é todo dia que tem uma opção saúdavel, tem dias que servem mini hamburgeres ou pizza. Ok, não sou uma mãe radical ou super natureba, mas não estava acostumada com essa cultura tão aberta de junk food na escola.
Miami X São Paulo
Em São Paulo morávamos bem pertinho da escola e íamos caminhando, puxando a mala de rodinhas pelo caminho. Aqui não pode ir para a escola com mala de rodinhas, somente com mochilas nas costas. Para a criança poder usar esse tipo de mala, os pais devem entregar um atestado médico na escola justificando o uso. Cheguei a perguntar na secretaria e me informaram que era por questões de segurança, mas sem me dar muitos detalhes. Então seguimos com as regras.
Já na primeira semana de aula tomei um susto… perdi a hora de buscá-lo. Essa mudança de rotina, junto com todo todas as novidades que vieram nesse pacote me fizeram sair totalmente do prumo. E aí veio a surpresa! Alguém batendo à minha porta…
– Fe?? O que você está fazendo em casa? Como você chegou aqui???
– Ué, eu vim andando, como todo mundo! Você não estava lá na porta então eu vim embora…
Confesso que me senti uma péssima mãe e pior… como assim ele veio sozinho? A escola deixou ele sair sozinho?
Sim, aqui as crianças aprendem desde de pequenas a serem independentes. Mas também aprendem a ficar em alerta caso algo de estranho aconteça. E isso eu não estava acostumada. Buscar meu filho na escola seguia um outro ritual, totalmente diferente daqui: vai até o portão, dá um nome da criança para o segurança, espera ele chamar, fica ali no portão esperando seu filho, etc. E aqui me deparei com crianças menores que ele indo embora sozinhas para casa!
Passado o susto, bola pra frente que temos mais coisas para aprender!
Material escolar e livros
Material escolar? Na matrícula recebemos uma pequena lista contendo alguns cadernos, lápis, canetas, tesoura, cola e o famoso binder. Todo mundo usa o tal do binder na escola e fiquei uns bons minutos perdida no Walmart tentando primeiro descobrir o que era isso para depois achar o binder igual ao que estava especificado na lista, precisava ter as medidas iguais ao que a escola pede. E para quem como eu não tinha a menor ideia do que era um binder… é um fichário.
E aí veio outra surpresa, e os livros? Como assim, não tenho que ir atrás dos livros de leitura, didáticos? Não… os livros são fornecidos pelo governo, e além deles algumas prefeituras também fornecem parte do material básico alguns dias antes do início das aulas. A prefeitura daqui todo ano faz um evento onde fornece mochilas com esse material para uma quantidade X de famílias. E é só chegar no local um pouco antes para entrar na fila e participar.
Leia mais sobre trabalho voluntário em escolas
Voluntária na escola
Me inscrevi como voluntária na escola e descobri que as mães por aqui seguem isso bem a sério. São voluntárias para acompanhar nos passeios, ajudam nas feiras de livros, ajudam na entrada e saída da escola com o embarque e desembarque das crianças. Existem uma comissão com diretoria e membros de diversas categorias formada por pais para organizar eventos e cuidar de melhorias para a escola. E todos se empenham para ajudar a escola, isso vai desde a venda de pizza para arrecadar dinheiro para um novo parquinho até festas temáticas, que as crianças para participar pagam um valor simbólico pelo ingresso.
Ah, ainda sobre as vacinas, essa semana as crianças receberam a de gripe na escola, bastava apenas enviar a autorização assinada, sem custo algum.
Aprendendo com o novo
Ainda estamos aprendendo muito sobre como é tudo por aqui, mas a escola tem sido uma ótima experiência. Tenho aprendido a ser menos encanada para algumas coisas, e a ser mais preocupada com outras. Tudo é muito diferente, não dá para comparar com o Brasil e dizer que aqui é melhor ou não, pois são culturas bem distintas. A cada dia surge algo novo.
Se me perguntam se o Fe já se adaptou? Acho que ele foi quem menos sofreu com todas essas mudanças. O bom das crianças é que muitas vezes eles quebram certas barreiras que para nós precisariam ser quebradas com britadeira…
Só mais um detalhe, por ser uma região que tem muitos hispânicos, as escolas também ensinam espanhol. Mas temos uma escola charter aqui que também tem turmas em português pois a nossa comunidade é grande na região. Mas a forma de inscrição dessa escola é através de sorteio devido à grande procura por vagas.
19 Comentários
Ola, Andrea! Obrigada por compartilhar sua experiencia que por sinal e muito parecida com a minha aqui em Londres a qual tb pretendo compartilhar aqui no Brasileirinhos.
Oi Monica, quero muito saber como é em Londres com os pequenos. O bom é que eles geralmente se adaptam mais fácil que nós né rssss.
Por enquanto as novas experiências aqui estão sendo muito boas e algumas bem divertidas.
;D
Adorei o texto !! Feliz em saber que vc está instalada com seu filho por ai e buscando novos rumos !
Adorei seu texto Andréa!!! Até consegui visualizar vc e seu filhos nas ruas desta cidadezinha na Flórida!!! Para vc q era de São Paulo, deve ter estranhado bastante essa questão da escola pública…. Eu q moro em São Caetano do Sul, estou acostumada. Meus filhos estudam em escola do município nesse esquema de uniforme, material e comida gratuitos. A grande diferença está no horário, achei fantástico o horário do período escolar daí!!! Mas as semelhanças param por aí, rsrsrsrs….
Oi! Parabéns pelo texto! Você poderia falar mais sobre Charter School. Obrigada!
Oi Laura ;D
Por coincidência o Fe foi chamado para uma charter e vou falar sobre essa mudança e as diferenças em post mais para a frente. Se você puder esperar um pouquinho, logo tem texto sobre o assunto por aqui ;D
Olá! Gostei do seu texto e imagino se pode me ajudar. Em breve nos mudaremos para Coral Gables ou arredores porque meu marido foi transferido para lá. Gostaria de matricular meus filhos em escola pública, mas não estou encontrando uma boa High School para minha filha. Para meu filho que entrará na Middle School parece ser mais fácil, pois há boas escolas. Dessa forma penso em matriculá-la em uma magnet ou charter school. Como é o processo de matrícula? Somente por sorteio? Você pode me dar algumas dicas?
Oi Márcia ;D
Em breve vou fazer um texto contando da mudança do Fe para uma escola charter. Aqui na região de Miami as charters que eu procurei para matricular eram todas através de uma loteria, em dezembro passado e começo de janeiro essas escolas liberaram em seus sites os formulários para os pais preencherem o interesse de vagas dessas escolas. No nosso caso o Fe foi chamado para duas das três que preenchi, a terceira ele ficou em fila de espera.
Mas a escola pública que o Fe estuda hoje é muito boa, superou todas as minhas expectativas e tem sido uma experiência sem igual para ele e para nós. Quando estávamos para vir para cá além das indicações que nos havia dado, pesquisamos em um site que mostra a nota que é dada a cada escola da região. E isso ajudou também na nossa decisão. Um site que mostra essas notas é esse: https://www.greatschools.org/search/search.page?q=Coral%20Gables&state=fl
Se possível verifique antes de escolher onde irá morar, quais são as escolas que atendem ao seu novo endereço.
O que eu puder te ajudar nas suas dúvidas, pode me escrever ;D
Andreas, boa tarde tudo bem ?
estava pesquisando no google e encontrei sua página… minha familia esta em processo de ida para estudos no EUA e que ainda tenho duvidas referentes a vacinas e exames … quais as vacinas que as crianças tem que ter ?
E desculpa perguntar os exames de vista e fisico posso levar do Brasil ou tem que fazer ai ?
obrigada
Taisa
Oi Taisa,
Tudo bom?
Então, quando viemos para cá, eu trouxe a carteirinha de vacina do Fe atualizada com as vacinas que ele tinha que ter tomado no Brasil até os 10 anos. Aqui eles não pedem todas as vacinas que costumamos dar no Brasil.
Se seus filhos estão com as carteirinhas em dia, dependendo da idade talvez nem precisem tomar alguma vacina aqui. Mas eu não sei realmente muito sobre isso. O certo é se informar com o médico, clínica ou posto médico que a futura escola deles indicar para vocês. Lá eles vão te explicar certinho se falta alguma vacina.
Quanto aos exames eles devem ser feitos aqui mesmo. Somente com o formulário preenchido e assinado por um médico daqui é que você irá conseguir fazer a matricula na escola. O Fe por exemplo havia ido no oftalmo 2 meses antes de mudarmos e mesmo assim teve que fazer o exame de visão (que lembrou muito os exames para tirar carteira de motorista).
A única coisa importante é que vocês devem trazer as carteirinhas, não precisa trazer traduzidas mas precisam ser as originais, nada de cópias.
Se você tiver mais alguma dúvida pode deixar mensagem por aqui ;D
Boa mudança pra ca!
Bom Dia Andrea!!
Estamos no projeto para irmos para a Fl, mas ainda com muitas duvidas, ainda mais sobre as escolas.. no nosso caso temos uma menina de 12 anos e um menino de 7… ate onde vi eles não poderam estudar na mesma escola pq uma seria elementary e a outra high.. isto confere? Todas as escolas da florida tem este horário? das 8:30 as 15h? Quando inicia o ano letivo e termina? Vc foi com visto de trabalho? Desculpa a enxurrada de perguntas, mas achei muito legal seus posts, se poder e souber responder estas perguntas ficarei muito agradecida! Deus abençoe vc e sua família!! Bjs
Oi Priscila, tudo bom?
Por aqui no sul da Flórida todas as escolas que pesquisamos tinham o high separado do elementary sim. Algumas possuem o high junto com o middle e outras o elementary junto com o middle que é o caso da escola que o Fe estudou esse ano. Mas ter a turma pitica junto com os adolescentes maiores eu acho difícil achar isso em uma escola por aqui. Então vocês teriam que encontrar as escolas mais próximas e também que atendam o endereço que vocês vão morar. A dica que tive e que sempre repasso é: escolha primeiro as escolas e só depois decida o seu endereço porque as escolas públicas só aceitam alunos de uma região próxima a elas. Isso não acontece com as charters e particulares ok.
Com pequenas diferenças de minutos, o horário das escolas é mesmo das 8:30 as 15:00 mas nas 4as eles saem uma hora mais cedo. Mas toda escola tem o after school também, com diversas atividades que extendem o horário da criança na escola. Geralmente essas atividades são pagas e variam de escola para escola.
O ano letivo termina essa semana por aqui, amanhã é o último dia de aula na escola do Fe e na grande maioria das públicas. Algumas particulares já terminaram o ano na semana passada. E todo mundo volta às aulas por volta do dia 20 de agosto.
Dá uma pesquisada nas notas das escolas da cidade onde vocês pretendem morar e comecem a filtrar. As escolas por aqui são classificadas pelas notas que os alunos tiram em testes no começo do ano para analisar o ensino de cada escola, seria mais ou menos como pensar no ENEM dai.
;D
Olá! Gostei muito do seu post, pois dentro de um mês e meio, estou me mudando para Tallahassee com marido e filho de 6 anos.
Estamos bem ansiosos e pensando exatamente em primeiro escolher a escola para depois a moradia. Mas ficamos meio amarrados a região da Universidade em que meu marido fará o Mestrado, pois pensamos em morar mais próximos da universidade e que tenha uma boa escola também nessa região. Encontrei uma escola nota 8, o que você acha? É uma boa nota em relação aos padrões americanos? Por que as notas 9 e 10 são muito longos da universidade, mas se for também para meu marido se sacrificar e andar mais para chegar a universidade, faríamos esse sacrifício. Estamos com dúvidas, se a nota 8 já atenderia bem a nossa expectativa, porque aqui no Brasil ele estuda em escola particular. O que você me diria em relação a todos esses pontos, por favor? Obrigada, abraço!
Oi Elen, quando estavamos para vir para cá também ficamos muito com esse tipo de dúvida. Você verificou as notas em algum site daqui? Existem dois sites que mostram as notas das escolas e tem um post novinho em folha sobre high school onde tem o link desses dois sites: https://www.maesmundoafora.com/como-matricular-seu-filho-na-high-school-nos-eua/
Mas voltando a dúvida da nota, eu particularmente não levei ao pé da letra 100% de escolher a escola que era a nota 10 da minha cidade. Eu separei em uma lista a partir de nota 8 e fui eliminando por região. Fiz uma planilha mesmo, colocando as distâncias da escola com referências de lugares que seriam do meu dia a dia, coloquei os condomínios que mas gostamos e a distância de cada escola. Era uma planilha bem prós-e-contras. Optamos por uma escola pública com nota 9 que era próxima de um condomínio que já haviamos pesquisado e também era em uma região de fácil acesso. No final acabou que mudamos a escolha do condomínio para um que era na quadra seguinte da escola.
Agora o que aconselho a vocês fazerem quando chegarem por aqui é visitar as principais escolas da sua lista. Irem lá conhecer a estrutura, conversar com a equipe da secretaria, já verificarem os documentos que cada escola irá pedir para matrícula, material, uniforme etc. Eu gosto de analisar tudo isso, ver como é a organização da escola para esses assuntos. E é claro que tem o lado sensível também, muitas vezes escolher a escola nota 10 pode não ser a que melhor encaixa com vocês. Não se prenda totalmente em ter que escolher a número 1, dê chance as outras também. E se possível esteja sempre ativa nos assuntos da escola do seu filho, seja voluntária, participe dos eventos, conheça outras mães.
As aulas por aqui já acabaram então seria interessante vocês verificarem o horário de atendimento das escolas. As aulas do próximo ano letivo começam dia 20 de Agosto.
Espero ter te ajudado um pouquinho mas fique a vontade para perguntar o que mais precisar ok ;D
[…] falei em outro post sobre escolher a escola e depois definir onde morar. Isso acontece porque as escolas públicas […]
Que Texto gostoso de ler…
Que carinho e capricho em compartilhar sua experiencia…
Oi Camila, obrigada pelo carinho da sua mensagem. Fico feliz que pude passar um pouco da nossa experiência aqui através do modo como costumo escrever. ;D
Olá, muito legal seu texto! Tb “vi” toda essa aventura rs.
Gostaria de saber, qual cidade mora e qual escola? Digo isso, pois estou indo morar com minha esposa e filho de 5 anos. Inicialmente, iriamos para NYC, onde morei por um tempo, mas acredito que a adaptação principalmente para meu filho, será bem complicada.
Um grande abraço, sucesso para todos!!!
Oi qual o seu face???