A vida escolar dos 16 aos 18 anos na Inglaterra
E, de repente, 11 anos se passaram! Minha filha agora estava com 15 anos, em pleno ano 11, o último do Key Stage 4 aqui na Inglaterra. Pra gente que vem do Brasil e teve uma experiência completamente diferente, é um pouco confuso entender como funciona essa continuação dos estudos aqui na Inglaterra devido às diversas opções possíveis. Através da minha experiência, vou tentar explicar as possibilidades de educação dos 16 aos 18 anos e, dessa forma, ajudar quem venha a passar por isso, afinal, quanto mais informação a gente tem, melhor!
Leia também: A visão do professor que recebe o aluno brasileiro na Inglaterra
Em geral, aos 16 anos os alunos fazem os exames chamados GCSE (para saber mais sobre esse exame clique aqui.) Enquanto a educação é obrigatória até os 18 anos, a escola em si é somente obrigatória até os 16 anos. Isso significa que depois dos 16 anos, a educação dos adolescentes pode ter várias formas, ou seja, pode ser acadêmica, vocacional ou prática.
A meu ver isso é de uma valia incrível. Afinal, nem todos os estudantes são iguais. Alguns são super acadêmicos, enquanto outros preferem botar a mão na massa. Na verdade, quanto mais opções, melhor.
Career adviser (Conselheiro de carreiras)
Durante o ano 11, a maioria das escolas oferece ao aluno uma entrevista individual com um career adviser (conselho de carreiras) para que ele possa discutir diferentes opções de cursos e instituições de ensino. É uma ótima oportunidade para o aluno, e é legal que ele vá preparado para essa conversa para poder tirar o melhor proveito. No nosso caso, a informação sobre esse bate-papo veio na newsletter (carta eletrônica semanal) da escola e minha filha sabia direitinho quando e onde ia acontecer. Por isso é importante sempre ler as newsletters para poder perguntar pros filhos e ter certeza que eles estão a par de tudo!
As opções
1) Sixth Form
São dois anos de estudos após o ano 11. Em geral estuda-se de três a quatro matérias mais acadêmicas (matemática, inglês, história, geografia, química, biologia, etc.). A maior parte dos alunos segue estudos para a universidade. No Sixth Form, os alunos se prepararão para os exames chamados A-levels. Esses exames têm a ver com as áreas de estudo que o estudante pretende estudar na universidade. Algumas escolas secundárias oferecem Sixth Form, ou seja, o aluno tem a opção de continuar onde está. No caso de escolas que não oferecem, várias outras possibilidades de Sixth Form em outras instituições estarão disponíveis.
2) College
São dois (o mais comum) ou três anos de estudo após o ano 11. Normalmente é um curso mais vocacional e o aluno estuda uma matéria mais a fundo, por exemplo: moda, viagem e turismo, computação, design, línguas, business, etc. Mas também é possível fazer A-levels em vários colleges. Algumas pessoas dizem que o college é um pouco mais informal do que um Sixth Form, ou seja, requer um pouco mais de independência. Em geral, também são em instituições maiores.
3) Apprenticeship
É uma forma de ganhar habilidades, conhecimentos e experiência para várias carreiras. É uma combinação de trabalho, treinamento e estudo que permite que você seja remunerado enquanto aprende. Há uma variedade enorme de apprenticeships disponíveis em várias indústrias e para uma variedade de trabalhos. É uma ótima opção se o aluno já tem uma ideia clara da carreira que quer seguir, pois já oferece um treinamento prático juntamente com o estudo.
Visitas
As visitas aos Sith Forms e Colleges acontecem durante o período que o aluno está cursando o ano 11. Muitas são aos sábados, outras no período da noite. Muitas instituições oferecem esses open days (dias abertos) mais de uma vez ao ano. Essas visitas são super enriquecedoras, pois assim como nas escolas secundárias, você já consegue sentir o astral do lugar, além de ter a oportunidade de conversar com os professores dos cursos que seu filho quer cursar.
Além disso, vários alunos do curso estão lá para ajudar, ou seja, também acaba sendo uma ótima oportunidade para conversar com quem está frequentando o lugar.
Leia mais sobre visitas as escolas secundárias aqui
Interview (Entrevista)
Muitos Sixth Forms e Colleges nos quais seu filho irá se matricular marcarão uma entrevista antes de aceitá-lo. Nessa entrevista ele terá que levar a previsão do resultado dos seus exames GCSE (isso é algo que a escolas te dão aqui), além de alguns outros documentos.
Uma coisa que eu não sabia é que seu filho pode se matricular em quantos cursos quiser e só mais tarde decidir qual quer fazer. Ou seja, enquanto ele não tiver certeza do que quer fazer, faça a matrícula! Depois que decidir, o importante é só avisar a escola que ele não vai fazer o curso, pois assim eles passam a vaga dele para outra pessoa.
E se seu filho for mal nos GCSEs?
Não é pra ficar desesperado. Há uma lista de gente famosa que foi mal no GCSE, mas se deu super bem na vida. A única coisa é que não dá pra sentar e esperar o futuro glamoroso chegar sem fazer nada. Há uma série de coisas que podem ser feitas:
- Peça para o seu filho conversar com seus professores. Eles podem aconselhá-lo a escolher um College ou Sixth Form diferente ou até mesmo a refazer o exame.
- Peça que o exame seja revisado. Mas atenção, isso é uma faca de dois gumes pois pode trazer o resultado pra baixo ou pra cima. Portanto, só deve ser solicitado se seu filho tiver certeza de que realmente foi bem e que o resultado foi injusto.
- Seu filho pode tentar conversar com o College ou Sixth Form, pois se o resultado que ele precisava para entrar é muito próximo do que ele tirou, eles ainda podem te oferecer um lugar principalmente se levarem em consideração que houve algum motivo especial para afetar o seu desempenho.
Enfim, as possibilidades são inúmeras e a escolha de estudo desse período não vai definir o futuro da pessoa. Tem gente que já sabe o que vai fazer desde pequenininho, e tem outras que só descobrem mais tarde na vida. O importante é não se estressar. Na minha opinião, como pai e mãe devemos somente orientar e nunca determinar o que nosso filho deve estudar. Quando eles escolhem estudar o que gostam, não há dúvida nenhuma de que tudo irá fluir melhor.
Por último, uma informação importante: o governo paga os estudos até os 19 anos, ou seja, quem é esperto e quiser, aproveita a oportunidade até o último minuto, pois a universidade aqui é paga e não é barata não!
2 Comentários
[…] Leia mais sobre Educação dos 16 aos 18 anos na Inglaterra […]
[…] vivem uma espécie de limbo. Alguns continuarão a fazer 6th form (para saber mais sobre, leia este outro artigo ) na mesma escola secundária que frequentaram, mas outros irão para colleges (colégios de ensino […]