Está vindo para a Holanda com seus filhos e tem dúvidas sobre escola? Nesse post aqui eu já escrevi sobre as creches e agora vou te contar tudo que sei sobre a escola primária na Holanda.
Algumas diferenças em relação ao Brasil
O início do ano significa volta às aulas no Brasil, certo? A diferença para as escolas na Europa já começa aí: o período letivo começa em setembro. E para as crianças holandesas é mais diferente ainda: elas iniciam na escola primária no dia do aniversário de 4 anos. Minha filha faz aniversário dia 22/09, então começou na escola uma semana antes para adaptar e dia 22 foi seu primeiro dia oficial.
A escola na Holanda é obrigatória aos 5 anos de idade. Quando completam 4 anos, as crianças são convidadas a entrarem na escola, e esse primeiro ano é bem flexível. Isso quer dizer que elas podem sair mais cedo, podem faltar com mais frequência e não precisam seguir os horários rigidamente. Esse ano é uma adaptação para, vamos dizer, a escola de verdade que vai se iniciar no próximo ano.
O horário das aulas também é diferente. Onde minha filha estuda é assim: segunda, terça e quinta a aula vai de 8:30 da manhã até 15 horas. Quarta e sexta vai de 8:30 até 12:15. Esse horário também varia aqui mesmo na Holanda de escola para escola.
Nos dias em que a aula vai até às 15 horas, os alunos almoçam lá. Eles precisam levar fruta e bebida para o lanche da manhã e um sanduíche para o almoço. Não pode ser nada quente nem que precise de talheres.
As escolas em Amsterdam
Nosso primeiro ano na Holanda foi em Amsterdam. Minha filha completaria 4 anos em setembro e quando ela tinha por volta de 3 anos e meio recebemos uma carta do governo explicando como funciona para inscrevê-la na escola. Nessa carta havia um formulário que eu precisava preencher e entregar.
Funciona assim: em um site do governo especificado na carta existe uma busca que te mostra as escolas mais perto do seu endereço. No formulário existem 10 espaços para preencher com as 10 primeiras escolas dessa lista ou as 10 mais próximas da sua preferência. A primeira escola da lista é onde você deve entregar o formulário devidamente preenchido, na data limite especificada na carta.
Leia também: Holanda para Menores: o segredo das crianças mais felizes do mundo
Se a primeira escola da sua lista não tiver vaga para seu filho, então a segunda escola da lista é a próxima e assim por diante. Eles levam em consideração alguns pontos para aceitar o aluno, como proximidade de casa, irmãos mais velhos na escola e etc. Consegui vaga para minha filha na primeira escola que escolhi para minha lista, mas nos mudamos de Amsterdam um mês antes das aulas começarem. Mandei um e-mail para a escola explicando o motivo do cancelamento da inscrição e estava tudo bem.
As escolas no interior da Holanda
Não sei se o que vou contar agora funciona para todas as cidades do interior da Holanda, mas provavelmente não! Como contei acima, nos mudamos de Amsterdam para uma cidadezinha do interior da região de North Brabant, no sul do país. Perto de casa tínhamos a opção de uma só escola, e outras escolas mais afastadas.
Quando eu estava procurando por escolas na cidade, mandei um e-mail para a secretaria de uma e marquei um tour. Por sorte, porque a procura pode levar um tempo, de cara já gostei desta escola. Era uma construção relativamente nova, as salas amplas e claras e ensinavam inglês desde o grupo 1. Foram fatores que me levaram a decidir por aquela escola. Já saí de lá com o contrato na mão, sabendo que as aulas começariam em setembro.
O processo foi bem diferente de Amsterdam, não é? Eu só precisei escolher a escola, que era a mais próxima da minha casa, mandar um e-mail, visitar e pronto. Claro que foi mais fácil porque gostei do local na primeira visita, mas caso contrário, visitaria as outras escolas que tem por aqui.
A desvantagem é que aqui não tem as opções que eu tinha em Amsterdam, como escolas bilíngue, montessori, waldorf e etc para escolher. Mas a Holanda, segundo esse estudo, ocupa o sétimo lugar no ranking de países com melhor educação no mundo, o que me faz acreditar que a escola onde minha filha estuda é uma boa escola!
Basisschool – A estrutura da escola básica na Holanda
A escola é obrigatória e gratuita na Holanda entre 5 e 16 anos de idade. A língua é o holandês mas o inglês tem se tornado cada vez mais presente nos currículos, muitas vezes ensinado desde o primeiro ano escolar.
A estrutura da educação por aqui pode parecer complicado porque é diferente do que temos no Brasil. Basicamente, são 8 anos na escola básica ou primária e de 4 a 6 anos na escola secundária, dependendo do caminho que o aluno seguir. E depois vem a educação superior. Aqui vou falar um pouco da estrutura da escola básica.
A escola básica é dividida em 8 grupos. O dois primeiros anos da criança na escola, aos 4 e 5 anos, vai ser no grupo 1-2. Elas socializam, brincam e fazem atividades manuais. As semanas são divididas em temas que podem ficar em torno das datas comemorativas, por exemplo.
Depois vem o grupo 3 onde o foco é ler, escrever e os primeiros passos na matemática. A partir do grupo 4 aparecem as matérias mais específicas.
Ao final do grupo 8 as crianças são avaliadas pelo seu desempenho durante os anos da escola básica. Esse resultado define o caminho a ser seguido na escola secundária.
Escolas internacionais e bilíngues
Além das escolas gratuitas, na Holanda existem as escolas internacionais e bilíngues. Elas são pagas, um valor alto, têm o currículo internacional e as aulas são em inglês ou inglês e holandês. Em Amsterdam também existe escola francesa, japonesa e alemã.
É uma boa opção para famílias que planejam passar pouco tempo por aqui. Assim, não há problemas com adaptação com a língua holandesa e os currículos são internacionais. Aqui tem uma lista extensa com escolas internacionais na Holanda.
Para aprofundar ainda mais sua pesquisa sobre escolas na Holanda, esse site oficial tem mais informações em inglês.
4 Comentários
Ah como é bom conhecer um pouco dessa realidade vivida por você e sua família!!!
A maneira que relata a rotina de vocês me fez imaginar e sentir como se realmente estivesse tendo essa experiência! Muito orgulho de você, Mara querida, uma menininha linda, graciosa, curiosa, ávida por novas descobertas e que sempre sentiu as coisas através do seu olhar que captava tudo e revelava tanto! Vou continuar conhecendo a Holanda pelos seus olhos e sentindo o que vc sente através de suas palavras que expressam claramente o que se por aí! Beijos de uma professora orgulhosa que a ensinou a escrever as primeiras palavras!
Tia Meire,
fiquei muito emocionada em ler sua mensagem, muito obrigada! Nem nos meus melhores sonhos eu poderia imaginar que estaria morando aqui e construindo minha família tão longe mas muito feliz também! É um prazer poder compartilhar essa experiência e dividir com vocês o que vivemos do outro lado do mundo. Eu tenho um carinho enorme por você, tenho memórias lindas da minha infância na escola. Olivia está vivendo o mesmo por aqui, fico muito satisfeita de vê-la crescendo assim. Fiquei muito feliz em saber que mesmo longe estamos perto. Até os próximos textos! Um beijo cheio de saudade, Mara.
[…] Leia também A escola primária na Holanda […]
[…] Leia mais: A escola primária na Holanda […]