Todas as vezes que meus pais vem nos visitar, o pedido é sempre o mesmo: livros para a Alice. Na última visita, conhecemos o livro “Histórias de ninar para garotas rebeldes”. Cada dia lemos a história de uma mulher incrível. Minha filha ficou super animada em conhecer a história da polonesa Marie Curie. E foi assim que percebi o quanto uma das mulheres mais conhecidas e admiradas da história da Ciência tem a ensinar para nossas crianças. Por essa razão, resolvi escrever um pouco sobre Marie Curie e o empoderamento infantil.
Marie Curie
Maria Salomee Sklodowska, conhecida mais tarde como Marie Curie, nasceu em Varsóvia, Polônia, no ano de 1867. Viveu em um ambiente familiar repleto de educação e cultura. O pai foi o principal influenciador da paixão de Marie pela Ciência. Ele era professor de Física e Matemática, muito influente politicamente entre os estudantes.
A Polônia passava por um período de resistência à dominação russa. Com isso, o pai de Marie foi proíbido de ensinar Ciência Experimental. Foi quando levou todos os instrumentos de trabalho para casa e começou a estimular Marie em busca do conhecimento através da experimentação.

Arquivo pessoal
Esse é apenas um resumo simples da história dessa facinante polonesa, primeira mulher a conquistar o Prêmio Nobel e a única a recebê-lo duas vezes. Para conhecê-la melhor, leia O feminismo e Marie Curie. Mas por que, para minha filha, a leitura dessa história despertou tanto interesse? Acredito que seja a identificação com a coragem, curiosidade e independência desta mulher extradiordinária à frente de seu tempo. Certamente, ser responsavél por um ser humano é um papel difícil, que por muitas vezes requer reflexão sobre os próprios valores. É nosso dever criar e educar nossas crianças para que sejam confiantes, solidárias, amorosas, justas e felizes.
Empoderamento infantil
Conforme o dicionário, o termo empoderamento significa conscientização; criação; socialização do poder entre os cidadãos; conquista da condição e da capacidade de participação; inclusão social e exercício da cidadania. A coragem, insistência e dedicação do pai de Marie Curie, me fez refletir o quanto nossa sociedade impõe vontades, dita regras e com isso muitas vezes acaba limitando a capacidade de escolha das crianças. Por que em diversas ocasiões tratamos as crianças como seres sem escolha e vida própria?
O empoderamento infantil surgiu da necessidade de libertar nossas crianças dos pré-conceitos a elas impostos. Através do empoderamento, diversas pessoas estão superando barreiras determinads por uma sociedade injusta, ou porque não dizer, por vezes desumana. A cada dia o mundo muda e evolui, com isso é nosso dever educar nossas crianças para que respeitem a si mesmas e ao outro.
Em 1995, na Quarta Conferencia Mundial sobre a Mulher, foi elaborada a Declaração e a Plataforma de Ação em Pequim. No ano em que completou 20 anos, a Declaração iniciou uma campanha mundial, denominada Pequim +20, com a temática: Empoderar as Mulheres, Empoderar a Humanidade. O objetivo é promover o debate, estabelecer normas, ampliar o diálogo e dar visibilidade à situação de discriminação das mulheres no mundo. Essas e muitas outras ações e estratégias buscam a igualdade para meninas e mulheres no acesso a educação de qualidade, oportunidades de emprego, participação política, eliminação de todas as formas de violência e descriminação.
Empoderamento infantil na prática
Como abordar todos esses temas com nossas crianças? Através do exemplo e de diversas ações no cotidiano. A criança vive no mesmo mundo que os adultos, com as mesmas informações e valores. Sendo assim, ela irá reproduzir aquilo que vivencia. Deste modo, é necessário acabar com os próprios preconceitos e ensinar a criança sobre direitos e igualdade.
Ensinar sobre o amor e o respeito ao próximo e valorizar a auto estima, são questões essenciais na criação de qualquer ser humano. Porém, o mundo em que vivemos, infelizmente ainda apresenta uma enorme desiguldade de gênero. O Fórum Economico Mundial divulgou um gráfico interativo que mostra as diferenças entre homens e mulhere nas areas: saúde, educação, economia e política. Por conseguinte, a urgência e necessidade de ensinar nossas meninas a crescerem felizes e confiantes. Confira aqui esse e outros seis gráficos que explicam a desigualdade de gênero no mundo.
O Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente e a UNICEF, elaboraram o caderno Empoderamento de meninas – Como iniciativas brasileiras estão ajudando a garantir a igualdade de gênero. Esse material é um ótimo suporte para conhecermos histórias, boas práticas e iniciativas que buscam o empoderamento das meninas. E assim, começarmos a nos aprofundar nessa temática.
Empoderar para o mundo
Sempre defendi e acreditei no poder da leitura em nossa vida. Além do desenvolvimento intelectual, a leitura nos permite conhecer novas histórias e vivências. Todas essas questões, possibilitam a reflexão, para que possamos escrever nossas próprias histórias. Com isso, deixo aqui sugestões de leituras infantis que podemos usar como meio de empoderamento das crianças.
- Histórias de ninas para garotas rebeldes – Elena Favilli e Francesca Cavallo
- Princesas escalam montanhas? – Rafaela Carvalho
- Malala, a menina que queria ir para a escola – Adriana Carranca
- Até as princesas soltam pum – Ilan Brenman
- 50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer – Débora Thomé
Essas são apenas algumas sugestões, caso você conheça outros títulos pertinentes, compartilhe nos comentários desse texto.
Criar e educar um ser humano é uma missão que requer muito cuidado e sensibilidade. Essa linda e difícil missão nos faz refletir sobre quem somos, quais nossos valores e o mundo que queremos que nossos filhos vivam. Desde que nos mudamos, confesso que conviver com uma cultura e valores tão diferente me fez repensar sobre muitos ensinamentos que quero transmitir para minha filha.
Acima de tudo precisamos ensinar nossas crianças sobre o amor próprio, o valor da humildade e o respeito ao próximo. Todo esse processo envolve muita paciência e coragem. Enfim, é preciso investir em uma educação que faça nossas crianças romperem os esteriótipos impostos pela sociedade, para que cresçam felizes. Essa é a ideia principal do empoderamento infantil. Sigamos na luta constante e diária de empoderar nossos filhos para que construam um mundo melhor.
Leia também: Como criar meninas felizes e confiantes?
5 Comentários
Excelente texto! 🙂 Adorei a lista com sugestões de livros e já registrei aqui como sugestões de presentes para minha filha e as crianças que tenho contato. Bjos
Obrigada! Fico feliz que tenha gostado! 🙂
[…] Leia também: Marie Curie – uma lição de empoderamento infantil […]
[…] Leia também: Marie Curie – uma lição de empoderamento infantil […]
[…] Leia também: Marie Curie – uma lição de empoderamento infantil […]