Os meus dois filhos infelizmente passaram pelo processo de separação. Eu vivi isso na pele e por esse motivo resolvi compartilhar um pouco com vocês. Posso afirmar que é uma experiência muito dolorosa para todos. Se o divórcio for litigioso e com briga pela guarda das crianças, é “aí que a porca torce o rabo”, como dizemos lá no Brasil. Foi isso que aconteceu comigo. Eu precisei buscar forças e manter o meu equilíbrio para não enlouquecer. Imaginem só: eu vivendo em um país diferente, com outra língua e outras leis, eu sozinha sem a família por perto para apoiar emocionalmente…
Felizmente, na Alemanha existem muitas instituições que ajudam e apoiam as mulheres nesse processo. Eu procurei ajuda na Amnesty for Women e.V. .
Como a Amnesty for Women me ajudou a enfrentar a separação
Essa organização conta com um grupo de mulheres que oferecem apoio e consultas em vários idiomas. Infelizmente não existe consulta em português, mas como eu falo o espanhol me senti na época mais segura, em poder falar sobre meus problemas com uma mulher latina. E foi ela, uma colombiana simpática com um abraço super aconchegante, que me preparou e me passou todas as informações que eu precisei.
Eu tinha muitas dúvidas, dentre elas: como funcionam as leis e o Direito de Família na Alemanha, como conseguir um bom advogado, entre outras coisinhas mais. Ela também me aconselhou na época a procurar ajuda psicológica para eu ter forças. Posso dizer com toda certeza que, sem a ajuda delas, eu hoje estaria num manicômio. Minha eterna gratidão a Amnesty for Women.
Leia mais: Separação no exterior, guarda dos filhos e os direitos das crianças
Nesse doloroso processo, acabei me concentrando no filho mais novo e deixei o mais velho um pouco de lado. Ele era muito na dele e eu achei que com ele estava tudo bem.
Infelizmente eu estava tão perdida, que não tive a sensibilidade de reconhecer, os temores e as frustrações dele. Hoje agiria de forma diferente.
Não somos mais um casal, apenas os pais
Os filhos precisavam de contato de ambos, e por mais que a situação fosse dolorosa, sempre tentei ser diplomática. Mas controlar as minhas emoções foi uma tarefa bem difícil. Sabe, eu precisei de ajuda e terapia, porque também sou filha da separação. Meu pai deixou minha mãe sozinha com cinco filhos e sei o quanto isso é doloroso para uma criança.
Mesmo com muitas mágoas, evitei falar mal do pai na frente dos meninos. Sabia que agindo com sabedoria, estaria preservando a saúde mental e emocional deles. A separação é considerada um luto para as crianças! E foi no livro do Augusto Cury “Pais Brilhantes Professores Fascinantes” que também encontrei ajuda. Deixo aqui um trecho que gosto muito: “Há um mundo a ser descoberto dentro de cada criança e de cada jovem. Só não consegue descobri-lo quem está encarcerado dentro do seu próprio mundo.”. Lindo, não é? Precisamos ter muita sensibilidade para entrar no mundo de cada criança.
E como fica a guarda dos filhos? Leia aqui neste texto sobre a Convenção de Haia e a guarda de filhos de brasileiros no exterior.
Relação voltada para o bem-estar
Fato é que não há filhos felizes no processo de separação. Demorei muito para entender que meus filhos não conseguiam trabalhar este processo dinâmico e complexo de mudança na vida deles. Eu sempre fazia comparações com a minha história de vida. Já para eles tudo estava associado a uma grande quantidade de estresse, frustrações e sonhos destruídos. Para eles pesava muito o fato da figura paterna não estar mais presente em casa todos os dias.
Eu precisei ter muita paciência, serenidade, sabedoria e aceitar que as coisas não poderiam ser do jeito que eu queria. Foi preciso dar tempo aos meninos para eles se adaptarem a nova realidade. O tempo foi e está sendo o melhor remédio!
Resiliência
O sofrimento e os problemas foram inevitáveis em nossas vidas. Tive que ter discernimento para lidar com eles e me adaptar também às mudanças. Neste processo de separação, apareceram tantos obstáculos, muitas pressões e estresses. Tive que manter o foco, ser determinada, mesmo com o mundo desabando na minha cabeca. Tive que levantar, sacodir a poeira e dar a volta por cima.
Lá no fundo do meu coração, eu sabia que tanto os meus problemas , quanto os desafios, seriam temporários. Eu caí, sofri, chorei , aprendi e tudo isso me fortaleceu muito. Enverguei mas não quebrei!
O amor cura tudo
Acolhi meus filhos, dei a eles muito amor, regras e limites. Como escreveu Fernando Pessoa:
Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?”
E foi o amor que curou as nossas vidas.
A ordem era (re)começar
Passei a cuidar da minha saúde mental, porque você só dá aquilo que você tem. E se eu não estivesse emocionalmente bem e equilibrada, o que eu teria para dar aos meus filhos? Nada! Recuperei minha autoestima, passei por um processo de autoconhecimento, aprendi a me amar e me aceitar do jeito que sou. A leitura, a música, escrever, meditar e o ho’oponopono me ajudaram muito nessa caminhada.
Foi lendo uma frase do saudoso Chico Xavier: “Você não pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas pode começar agora e fazer um novo fim.” quando me deu um estalo na cabeça. Foi então que eu virei a página e comecei a escrever uma nova história.
Hoje sou mais leve, aprendi a desapegar, a não ligar para o que os outros pensam ou falam ao meu respeito.
E eu realmente recomecei
E foi no meio de um turbilhão de problemas, que eu conheci o grande amor da minha vida. O Oliver foi um anjo que Papai do Céu enviou para as nossas vidas.
A lição que tirei de toda esta história é que eu não tenho mais pretensões de ser uma mãe perfeita, mas quero sim, ser uma mãe feliz e que meus filhos estejam emocionalmente bem.
Troquei os presentes pelo afeto e carinho, dou amor, surras de sorrisos e muitos gritos de alegria. Para ser feliz e viver bem, tem que amar, amar e amar!
4 Comentários
Luciana passar pelo processo de separação não é nada fácil! Muito feliz em ver sua superação e recomeço . Bjs aqui do Brasil
Olá Raquel, Obrigada por ter lido o texto 🙏🏾
Confesso que foram dez anos tentando recomeçar e graças a Deus consegui. Mas, como nem tudo são flores, está bendita separação fez alguns estragos, estragos estes que venho tentando restaurar. Tenha uma noite harmoniosa , abençoado e muita luz na sua caminhada💋
Olá Luciana tudo bem? Espero que sim ! Assisti um vídeo seu no YouTube e procurei seu texto sugerido por vc, já te ache incrível mulher de várias fases bem resolvidas, sua garra e coragem te tornam uma vitoriosa, tua jornada não foi fácil, porém venceu todas adorei te conhecer! Bj
Bom dia Jocean,
Fico feliz com seu comentári🙏🏾. Obrigada também ter tirado um tempinho para ler o texto.
Tenha uma semana abençoada e harmoniosa.
Um abraço virtual de Braunschweig