Um livro, dois mergulhos na noite e um gato no colo
A seleção das 4 voltas literárias de hoje começa com uma pergunta, vai noite adentro e segura no fio da meada para encontrar um gato. Então, abra bem os olhos e leve uma lanterna para não deixar escapar nenhum detalhe!
Volta 1 – “Para que serve um livro”
Escrito e ilustrado por Chloé Legeay, traduzido por Márcia Leite. Editora Pulo do Gato.
A Editora belga Alice Éditions lançou “Un livre, ça sert à quoi ?”, em 2010, e o livro teve sua primeira publicação no Brasil em 2011, pela ótima Pulo do Gato.
Afinal, se você está lendo minhas “Voltas Literárias” é sinal de que gosta de Literatura Infantil. Então, essa é uma dica imperdível, porque traz respostas divertidas, diretas, encantadoras e surpreendentes sobre para que serve esse objeto que tanto amamos.
O livro, para você e seu pequeno leitor, é perfeito para desatar nós e refletir sobre as muitas impressões que a autora desvenda sobre um livro – e para criar outras tantas!
Você vai rir até gargalhar, vai se identificar, vai confirmar o que sabia e vai até relaxar, porque esse objeto que tem cheiro, textura e muita formosura é, sem dúvidas, a solução de muitos problemas!
Leia mais: Legados de Harry Potter na Inglaterra
As imagens são sensacionais, cheias de humor, de detalhes, adoro as cores que Cholé usa, e, na ilustração que criou para “Um livro pode ajudar você a entender melhor a vida”, me vi na mãe, no filho agarrado à mãe, no filho observando, no cachorro, nos coelhos, no dinossauro, olhando pelo telescópio e tentando adivinhar o que há por lá! Porque ler um livro é olhar além, através, por cima, entre, e, muitas vezes, para dentro de nós.
Com certeza você vai sorrir e terminar a leitura aceitando o convite irresistível que a autora faz: “Que tal fazer um livro você também?”
Volta 2 – “Minhas aventuras na noite”
Escrito por Stéphanie Demasse-Pottier e ilustrado por Clémence Pollet. Edições SM.
A noite chega. Hora de dormir, de criar um ambiente tranquilo para o seu pequeno leitor, devagar e lentamente, fechar os olhos, e…o que acontecerá? Como a noite chegará?
A história criada pela francesa Stéphanie é um encontro prazeroso e poético entre o momento de dormir e o sono. Tudo o que acontece nesse instante, os pensamentos sobre o dia, a expectativa sobre o novo dia que virá, as aventuras em forma de sonhos, os medos em forma de sentimentos.
Que os pensamentos invadem e permeiam as crianças entre a vigília e o sono?
Me lembro tanto de conversar toda noite com meu filho pequeno sobre o dia dele e os acontecimentos, era um pequeno e reconfortante ritual nosso, antes do livro de histórias, antes da despedida e de deixá-lo acompanhado somente por seus pensamentos.
O texto é uma viagem noite adentro e apresenta as emoções que visitam, surpreendem, perturbam e acalentam. Clémence Pollet traduz em tons e detalhes todas as nuances propostas pela autora e acrescenta elementos que enriquecem e encantam. Fique de olho neles!
Um novo dia chega e eu tenho certeza de que o passeio pela noite de Stéphanie Demasse-Pottier e Clémence Pollet inspirará você e seu pequeno leitor a vivê-lo intensamente!
Conheça outros trabalhos da autora francesa Stéphanie Demasse-Pottier, que trabalhou como bibliotecária na seção juvenil enquanto começava a escrever.
@dp_stephanie
Volta 3 – “LUA Noite e Dia”
Com textos de Luciano Pontes e Fábio Monteiro e com ilustrações de André Neves. Editora Paulinas.
Essa é uma volta na noite e no dia de três artistas – “um que mora em Porto Alegre”, André Neves; “um que vive em São Paulo”, Fábio Monteiro; “outro que está em Recife”, Luciano Pontes – com um dos mais importantes poetas da língua portuguesa, Fernando Pessoa.
Pelo meu olhar, entrar em “Lua Noite e Dia” é mergulhar no universo estonteante de André Neves, com uma paleta de cores em tons de azul, cinza e marrom terroso, com suas palavras apresentando a história do projeto, ao final, em “Imagem e Imaginação”; com o primeiro texto de Luciano Pontes, nos cativando com o menino-dia e o menino-noite e suas brincadeiras poéticas; e no admirável segundo texto, de Fábio Monteiro, trazendo a presença explícita de Pessoa, “Tantos, num só”.
O livro é uma homenagem a Fernando Pessoa e uma celebração à amizade dos três artistas. O livro é muito mais que um. É preciso tempo para “virar horizontes e ser outros”, como escreve Fábio, tempo para “voar ao vento”, como escreve Luciano, tempo para conhecer Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Bernardo Soares e Álvaro de Campos, “pessoas na alma de Fernando Pessoa”.
O livro foi um desafio, como conta André Neves, e os três precisaram ajustar palavras e imagens. Nós, leitores, pequenos ou adultos, ganhamos nessa proposta criativa e ousada, porque a partir dessas histórias nos é possível criar tantas outras, onde, quem sabe, de dia ou de noite, encontremos todas as Pessoas em nós!
E a trinca de LUA é:
André Neves, premiado autor e ilustrador.
“Escrever é uma forma de colocar para fora aquilo que nos incomoda é transformar em algo construtivo.”
Luciano Pontes é ator, escritor, palhaço, contador de histórias, ilustrador e designer gráfico. @lupoints
Fábio Monteiro é autor de livros literários para a infância e juventude, professor de História e Coordenador Pedagógico. @fabiomonteiroescritor
Volta 4 – “O Gato Xadrez”
Escrito por Isa Mara Lando e ilustrado por Tatiana Paiva. Editora Brinque-Book.
Eu amo gatos. Dito isto, não há como não se apaixonar pelo Gato Xadrez, no traço descolado e rock ‘n’ roll de Tatiana Paiva, e no texto rimado, divertido e (por que não?) existencial, de Isa Mara Lando.
Afinal: qual é seu estilo? Você consegue defini-lo? Depende do dia? Depende do humor? Como é o seu pequeno leitor? E a personalidade dele?
Caramba! Lembro que meu filho usou uma capa do Batman por, pelo menos, um ano, dos 4 aos 5. Eu lavava de noite, fiz capas sobressalentes, mas aquele foi o estilo dele por um ano inteirinho. E ele se esbaldou! De sunga com capa, pijamas com capa, uniforme de time de futebol com capa. Ah, verdade, tirava quando entrava na escola e recolocava quando saía. Um belo dia, passou. Novos interesses apareceram e ele não se viu mais como Batman, mas como ele, se constituindo como sujeito, menos super herói e mais menino com estilo próprio.
“O Gato Xadrez” é um livro deliciosamente bem estruturado para pequenos com idade entre 2 e 5 anos, perfeito! O bichano charmoso pinta o sete e acha um estilo, depois de experimentar vários!
A editora disponibiliza na página dela um Almanaque de atividades do livro, todas bem elaboradas e divertidas!
O livro é um sucesso da editora e teve sua primeira edição em 2012.
Isa Mara Lando é tradutora e autora de vários livros, e um dicionário inglês-português, VocabuLando (Disal).
@oficinas.isamaralando
Tatiana Paiva é uma artista que apresenta seu trabalho aqui.
Você se encantará também com Tatiana:
@tatianapaiva.paredes
@tatianapaiva.ilustra