Nossas voltas literárias serão acompanhadas por gatos, milhões deles, um pássaro e um cachorro.
Portanto, leve ração nos bolsos!
Volta 1 – ‘Milhões de Gatos’, escrito e ilustrado por Wanda Gág. Editora Barbatana.
Em vez de começar pelos gatos, apresento primeiro Wanda Gág! Autora, ilustradora e tradutora norte-americana, nascida em 1893. No início dos anos 1920, Wanda ganhou uma bolsa de estudos na Arts Students League, que foi, com certeza, um dos pulos do gato em sua carreira. Ela também criou ilustrações para revistas de moda e depois se tornou sócia de uma empresa de brinquedos para crianças.
Estilosa, charmosa e com o talento estético reconhecido ainda em vida, Wanda inova em muitas frentes ao apresentar sua narrativa para crianças sobre a busca da felicidade – numa ótima analogia com o homem muito velho, a mulher muito velha e milhões de gatos, e as ricas ilustrações em xilogravuras -– na edição da Editora Barbatana, em preto e amarelo.
Miau, porque agora chegam os gatos!
É interessante conhecer um pouco o contexto histórico em que a autora viveu para perceber a importância desse livro para a Literatura Infantil.
A construção ritmada do texto, as repetições oportunas e bem-vindas para o universo infantil, as inovadoras (para a época) cenas em página dupla, uma certa tensão que se instala ao longo do caminho percorrido pelo homem muito velho, pelos gatos e pelo leitor, as possibilidades de reflexão sobre o sentido da vida que o livro deflagra, são alguns dos elementos contidos nessa obra que convido você a visitar.
“Milhões de gatos” ganhou diversos prêmios e é o mais antigo americano foto-livro ainda encontrado em versão impressa. Foi traduzido para vários idiomas, incluindo uma versão em Braille. Foi considerado pela New York Public Library (NYPL) um dos “100 Great Children’s Books” dos últimos cem anos. Em 2017, o livro foi incluído no Picture Book Hall of Fame pela American Booksellers Association (ABA), na categoria Indie.
Publicado pela primeira vez no Brasil, pela Editora Barbatana, o livro é para ficar na cabeceira do pequeno leitor, ou mesmo da sua, por um tempo. Aprecie-o sem moderação alguma. A edição brasileira mais atual da editora traz um artigo de Mário de Andrade, publicado no jornal O Estado de São Paulo, em 1939, intitulado “Milhões de gatos”, que é um presente!
Leia também: Para gostar de ler: como desenvolver o hábito da leitura
O outro presente você vai abrir indo até o site de Wanda Gág.
O Museu e Centro de Interpretação da Casa Wanda Gág é dedicado ao legado artístico de Wanda Gág e a sua família. A missão da Wanda Gag House Association é educar e inspirar, preservando a casa da família Gag e celebrando a história da família e seus esforços criativos
Volta 2 – ‘O Pássaro’, idealizado por Carolina Michelini e ilustrado por Michele Iacocca. Editora Formato.
Como é para você “ler” imagens? E compartilhar essa experiência literária com seu pequeno leitor?
“O Pássaro” é um livro de imagem. Livros de imagem são extremamente enriquecedores para crianças de todas as idades. Abrem um infinito de janelas, grandes, surpreendentes, incômodas, necessárias, reflexivas, que aparecem numa sequência narrativa envolvente e provocam muitas sensações no leitor. Um livro de imagem é como abrir um presente. Tem o laço, o papel que envolve e o barulho que o movimento provoca, a atenção do olhar para não escapar nada, o cheirinho de novo no ar, texturas e surpresas com as descobertas que virão.
Portanto, a volta por “O Pássaro” vai provocar e aguçar os sentidos do pequeno leitor e levá-lo a refletir sobre a liberdade. Mas também sobre escolhas, sobre ficar ou partir, sobre aceitar ou questionar, sobre coragem, sobre todos os lados de uma situação. Empatia, resiliência, solidariedade, afeto, Vida!
Os livros da autora Carolina Michelini são encantadores e afetam nossos sentidos com delicadeza e simplicidade. Em seus livros eu tenho a impressão de ouvir uma música ao fundo, suave… pode ser Carolina e seu violoncelo. A autora é também musicista!
Conheça mais sobre Carolina Michelini no seu site.
O ilustrador premiado desse voo é o italiano Michele Iacocca. Com humor e traço divertido, cria as imagens perfeitas para que possamos visualizar e voar juntos nas ideias de Carolina.
Vale muito conhecer o site dele!
Editora Martins Fontes – Formato
Volta 3 – ‘Quatro patinhas no muro’, escrito por Elizete Lisboa e ilustrado por Walter Lara. Editora Paulinas.
Essa é uma volta importante para entender melhor a leitura inclusiva.
Então, abra bem os olhos e surpreenda-se com um livro infantil que apresenta duas escritas: linguagem tátil e linguagem visual. As duas, lado a lado, um tesouro para se exercitar a inclusão literária.
A criança que não enxerga encontra a história contada em Braille e a descrição das ilustrações também, enquanto a criança que enxerga lê e descobre outras possibilidades narrativas; ou seja, duas linguagens que convivem e conversam entre si.
O tema escolhido por Elizete, bicho de estimação, ainda traz a questão da solidariedade, cuidado, afeto, empatia, adoção de animais, para citar alguns.
A autora Elizete Lisboa, mineira, tem outros livros infantis publicados nas Paulinas e também pela Editora LÊ, no formato duas escritas. Deficiente visual desde a primeira infância, Elizete tem o compromisso, como ela mesma diz, de “entrelaçar mundos”, e ela os entrelaça com histórias simples e delicadas, pelos dedos, pelos olhos e pelo coração.
Walter Lara, outro mineiro, artista plástico, ilustrador e também autor, criou lindas imagens, que harmoniosamente abraçam as linguagens apresentadas por Elizete. A dupla, afinada, compartilha também seu carinho por animais de estimação.
Dê uma olhada no site de Walter e conheça outros incríveis trabalhos.
Volta 4 – ‘O gato e o escuro’, de Mia Couto, Ilustrações de Marilda Castanha. Editora Companhia das Letrinhas.
Minha primeira dica, antes da leitura do livro “O gato e o escuro”, seria ler, ao final do livro, o que o autor e a ilustradora escreveram sobre si mesmos diante do medo. Eu prometo que você vai para a narrativa sorrindo, emocionado e com sua “meninice”, como escreve Mia, a todo vapor.
Pelos meus olhos, é um caminho para você compartilhar com seu pequeno leitor um texto profundo – porque o tema aqui é medo, e medo é profundo, né? – e também enxergar todos os detalhes poéticos na estética de Marilda, que traz luzes e sombras e nos ajuda a visualizar o medo dentro de nós.
Mas é uma sugestão, você pode simplesmente se jogar no texto, no escuro, deixar entrar os primeiros raios e se encontrar com a apurada linguagem do escritor que acredita “que inventa histórias para que a Terra inteira adormeça e sonhe”. Então, venha sonhar com Mia e Marilda!
A história é uma bela fábula que envolve um gatinho preto, que antes tinha sido amarelo, com pintas, e que se chamava Pintalgato. Assim como as crianças, a curiosidade aguçava e despertava o desejo por fronteiras … ah, as fronteiras que tanto afligem as mães!
Essa era a aflição dela, que o seu menino passasse além do pôr de algum Sol. O filho dizia que sim, acenava consentindo. Mas fingia obediência. Porque o Pintalgato chegava ao poente e espreitava o lado de lá. Namoriscando o proibido, seus olhos pirilampiscavam,”
E, aí? Preparados para passar a perna para o lado de lá, onde o dia faz fronteira com a noite, e enfrentar seus medos? Segurem na mão de Mia, de um lado, e de Marilda, do outro, e aventurem-se!
Editora Companhia das Letrinhas
9 Comentários
Cris, uma volta, ou melhor, quatro voltas literárias de 360°. Artigos bem detalhados, que nos inspiram a viajar pelo universo da literatura.
Não que precisasse ler todos os livros do mundo, mas como se todos os livros do mundo precisassem estar dentro de você.
Fiquei, principalmente, tocada pelo livro ‘Quatro Patinhas no Muro’, de Elizete Lisboa, uma produção literária infantil inclusiva, dando oportunidade aos deficientes visuais o prazer de tocar as palavras e senti-las.
Certa vez li… ” Leitura gera inclusão. Vai pelo corredor da curiosidade, visita salas de saudade, cria janelas de oportunidades, instiga a imaginação, amplia a percepção e abre as portas do coração.” (Ana Sparz)
Regina, que maravilha ler seu comentário! O trabalho de Elizete é muito especial e envolvente. Fiquei impressionada com o acabamento do livro e como as duas linguagens dialogam muito bem! Muitos beijos!
Obrigada,Cris!
Um abraço afetuoso!
Grata, Cris, por esses comentários instigantes! Opções literárias de muita qualidade para oferecer aos pequenos da família, que desde muito cedo já estão construindo a sua intimidade com os livros.
Fico feliz que tenha gostado! Escolhi com muito carinho. Os quatro livros são encantadores, instigantes e profundos! Beijos e até as próximas voltas!
Como sempre, excelentes dicas! O melhor é que, além das dicas, Cristiane nos envolve no clima dos autores e das histórias. É muito bom conhecer um pouco mais sobre os autores e a forma como eles se inspiraram. Isso já nos instiga e provoca para conhecer o quanto antes todas essas histórias.
Os autores e ilustradores acabam nos levando para outras histórias e um leque de possibilidades se abrem! Que bom que você tem curtido as voltas literárias! Beijos e todo carinho!
Que voltas incríveis! Dicas acompanhadas de textos deliciosos, brilhantes!
Obrigada, Cristiane Tavares e maesmundoafora!
Lúcia, muito obrigada pelo seu carinho e apoio! Que bom que as voltas encantaram você! beijos!