Primeiro aniversário na Itália.
O primeiro dos meus filhos a fazer aniversário aqui na Itália foi o caçula. No seu aniversário de 6 anos, fazia apenas 3 meses e meio que tínhamos nos mudado do Brasil para cá e 1 mês e meio que havia começado as aulas escolares. Então eu estava muito insegura de fazer algo na minha casa. Não falava quase nada de Italiano, não sacava muito dos costumes deles e tentei fugir ao máximo da tradicional festinha.
Desde que mudamos que ele vinha nos pedindo para irmos ao aquário de Gênova. Não sei bem de onde ele tirou essa ideia, mas achamos que seria uma ótima maneira de comemorarmos com ele. Como a data do aniversário caía num sábado, programamos nossa ida exatamente no dia e foi espetacular. As crianças curtiram muito o passeio.
Além do aquário, visitamos também o Museo del Mare, o qual foi interessantíssimo para eles, uma vez que passamos por toda a história dos italianos que migraram para o Brasil, Argentina e Estados Unidos no passado. As crianças puderam entender e aprender sobre a história de seus antepassados. Compreenderam o porquê de serem ítalo-brasileiros, o porquê de possuírem dupla cidadania. Tudo de uma maneira super atrativa. Subiam e desciam dos navios, fingiam que estavam jantando em alto mar, liam todos interessados a parte que falava do Brasil. Foi um programa não planejado que acabou surpreendendo. Foi uma grande aula, não só para os pequenos, como também para nós. Indico para todos os brasileirinhos que pela Itália passem!
Entre um passeio e outro, almoçamos num restaurante e comemoramos com uma tortinha com direito a vela e o tradicional “Parabéns para você” bem brasileiro!
Entretanto, não me livrei da tal festinha. O pequeno cismou que tinha que convidar os novos amigos para cantarem parabéns juntos e em italiano. E assim, me virei aqui, como já contei no texto de fevereiro, e consegui com a ajuda de outras mães realizar o desejo dele. O que achei super válido. Foi muito bom ver ele com tão pouco tempo de Itália, com apenas 1 mês e meio que havia iniciado a escola, tão feliz e bem integrado aos amigos e à língua. Isso me encheu de paz.
Viagem de motorhome
Cinco meses depois, chegou o aniversário da minha primogênita. A minha pequena ia completar 9 anos e eu, apesar de já estar melhor integrada e adaptada, mais uma vez me peguei perdida pensando em como comemorar. Ela já estava cheia de amiguinhas na escola, algumas já tinham vindo brincar na minha casa. Eu já conhecia a maioria das mães. Já tinha ido em outras festinhas infantis como convidada e já sabia como tudo funcionava por aqui.
Porém, queríamos fazer algo diferente. Algo que ela pudesse guardar na memoria para o resto de sua vida como o primeiro aniversário na Itália. Também tínhamos um agravante, o aniversário dela caía exatamente no feriado de Páscoa, onde a maioria das amiguinhas estariam viajando. Foi quando o pai dela me sugeriu de alugarmos um motorhome e fazermos uma viagem. Achei a ideia maravilhosa, pois isso era um desejo dela faz tempo. Toda vez que passávamos por um na estrada, ela ficava eufórica.
E assim foi feito. Alugamos o motorhome, enfeitamos com balões e uma faixa de feliz aniversário. Compramos uma tortinha com vela para o Parabéns e nos preparamos para fazer a surpresa na manhã seguinte.
Imaginem o momento que ela entrou no carro… O sorriso dessa criança quando viu o “circo armado” dentro do motorhome foi demais!

arquivo pessoal
Fizemos uma viagem de 7 dias passando por França, Suíça, Alemanha e Bélgica. Nossa primeira noite no motorhome foi na Suíça, onde estacionamos no quintal da casa de uns amigos brasileiros que moram há anos lá.
Quando chegamos, fomos recebidos com mais uma festinha para ela. Dessa vez com amiguinhos. Cantamos o Parabéns em português, italiano e francês!!! Esse foi um aniversário hiper comemorado!!!
Leia mais sobre Como fazer o registro de nascimento na Itália
Mas as comemorações não pararam por aí não! No dia seguinte, seguimos viagem e o nosso destino foi o Europa Park. O Lugar tem uma ótima estrutura para motorhomes. Um camping super equipado, muito bem cuidado e lindíssimo. Sem falar nos entretenimentos para as crianças que são um show à parte. Foi uma parada muito especial. Não sei quem curtiu mais, se foram as crianças, os pais ou o cachorro! É gente, tinha esquecido de contar, nosso labrador de 45Kg nos acompanhou nesta aventura!
Mas como nosso tempo era pouco, tivemos que seguir viagem! De lá fomos para Bélgica, visitar mais um casal de amigos também com filhos. Dessa vez permanecemos mais dias. Os amigos da Suíça também vieram ao nosso encontro e passamos uma Páscoa linda! Juntamos a criançada toda por esses dias, brincaram muito em francês, italiano e português. Uma misturada de idiomas e sotaques que fazia gosto de ouvir. Todos se entendiam!!!
Foram dias maravilhosos e tenho certeza que inesquecíveis para meus filhos. Acho que conseguimos acertar em cheio nessas primeiras comemorações de aniversário por aqui. Saímos do tradicional que eles vinham acostumados e pudemos proporcioná-los com experiências de vida! Aliás, esses foram nossos presentes para eles. Memórias para contarem aos seus futuros filhos um dia!
1 Comentário
[…] Leia também: Primeiro aniversário na Itália […]