Passo a passo: calendário do Advento para crianças pequenas
No meu primeiro natal na França, fui surpreendida pela tradição do calendário do advento, que nada mais é do que uma forma divertida de esperar o dia 25 de dezembro e ajudar as crianças a terem a noção do tempo que falta para a data. Na época, a única versão que conhecia era a de chocolate, já que os mercados se enchem deles a partir de outubro.
Mas existem outras alternativas prontas de marcas de brinquedo ou até mesmo perfumaria para adultos. Essas caixas vêm numeradas de 1 a 24, e a cada dia de dezembro abre-se o espaço com o número respectivo e encontra-se uma surpresa.
Faça você mesmo
Embora os itens prontos facilitem a vida de quem quer manter a tradição sem precisar gastar tempo, eles não contribuem para estimular a imaginação dos pequenos. E é possível explorar esse período de diversas outras maneiras, como destacou a Joana Mendes, em seu texto publicado no ano passado passado aqui no Brasileirinhos pelo Mundo: Como criar o seu Calendário do Advento e reforçar o ensino da Língua Portuguesa.
Nele, ela também explica a origem da brincadeira e outras curiosidades, tais como o costume de marcar os domingos que antecedem o Natal com a passagem de anjos. Eu achei muito criativa a ideia de incentivar a língua portuguesa por meio do calendário, por isso decidi entrar na onda e fazer um para minha filha. Como ela tem apenas dois anos recém-completados e está começando a falar a agora, adaptei as propostas com o objetivo de ampliar o vocabulário dela em português.
Vamos ao passo a passo

Arquivo pessoal
1- Selecione pequenos objetos de decoração para ensinar seus respectivos nomes. Atividades simples como colar adesivos ou pintar os objetos ajudam a variar a surpresa e a incluir um pouco mais de dinâmica na brincadeira. Além disso, você pode aproveitar para falar sobre cores, formas, texturas, tamanhos etc.

Arquivo pessoal
2- Acrescente também alguns itens comestíveis que são comuns nessa época do ano, como chocolates e frutas secas (atenção à data de validade). Para alegrar a festa, que tal ensinar as nossas musiquinhas de Natal? Faça cartões com as letras das canções para cantar junto com os pequenos.
Ao todo, você precisará de 24 itens.
3- Escolha onde você irá colocar os presentinhos. Você pode fazer saquinhos ou caixinhas. Eu usei envelopes de papel pardo.
4- Separe adesivos do tema para decorar os pacotes, fita ou barbante para fechar com lacinhos, furador e canetinhas para enumerar cada um deles.

Arquivo pessoal
5- Enumere cada envelope de 1 a 24 com canetinha e decore com os adesivos. Se você quiser incluir a criança na preparação do calendário, pode utilizar carimbos e pedir para ela ajuda nessa parte da decoração. Só não esqueça de esconder as surpresas para ela não ver o que terá dentro dos pacotinhos.

Arquivo pessoal
6- Coloque cada presentinho em um envelope, dobre a extremidade e faça dois furos.
7- Passe a fita pelos furinhos e dê um laço.

Arquivo pessoal
8 – Cole com cola quente os pacotes em pranchas de madeira fina ou papelão bem duro. Você também pode montar um varalzinho e pendurá-los com prendedores, se preferir. A sequência de numeração é importante quando a criança ainda não conhece os números e não conseguirá encontrá-los caso eles estejam colocados de forma aleatória.
9 – Decore o espaço da prancha que sobrar com galhos de árvore, guirlandas, bolas de árvores natal.
10 – Escolha um cantinho da casa e coloque o calendário do advento. Aproveite para acrescentar alguns enfeites de natal. Use a criatividade!
Eu escolhi um local mais alto para que ela não caia na tentação de abrir tudo de uma vez. Mas não se esqueça de explicar para a criança como funciona a brincadeira.
Você pode escolher um horário específico do dia para abrir o envelope, num momento em que vocês tenham mais tempo para falar sobre o objeto que está lá dentro ou realizar a atividade proposta. Essa é uma idade na qual eles aprendem muito rápido, em pouco tempo já estarão lembrando você de que é hora de ver o calendário.
Use cada oportunidade para falar português. Apresente os nomes dos objetos e as atividades, mas também conte histórias sobre o natal, experiências, lembranças. Você pode ainda reservar uma cesta ou caixa para que a criança vá colocando os itens que for ganhando e assim ir relembrando o nome de cada um deles.
Embora o Natal seja ainda um mistério nessa idade, tenho certeza de que essa tradição marcará e ao final ela compreenderá a intenção da brincadeira. Além disso, a decoração que começa a tomar a cidade, os locais e a própria casa vão ajudando a construir o quebra-cabeça dessa data em sua cabecinha.
A contagem regressiva para o Natal começa no próximo sábado. Ainda dá tempo de preparar um calendário do advento e entrar com seus filhos nessa brincadeira à espera da noite de Natal. O que acha?
2 Comentários
Eu amo o calendário do advento. Ano passado fiz de livros. Esse ano será cartões colecionáveis de futebol e nos fins de semana passeios:zoológico, parque e visitas papai Noel.
[…] de parto natural… Férias em Sauerland, na Alemanha Os riscos da mãe superprotora Passo a passo: calendário do Advento para crianças… Projetos educacionais inovadores pelo Mundo “California Dreams”: livros e mais […]