Parques públicos para levar as crianças em Doral, na Flórida
Um passeio gostoso para se fazer em Doral, cidade onde moro na Flórida, durante os fins de semana, é visitar os parques públicos na região.
No caso se Doral, existem parques espalhados pela cidade toda, alguns menores, outros gigantes, mas em quase todos é possível andar de bicicleta, jogar bola, fazer piquenique e até churrasco. Sim! As pessoas fazem churrasco nos parques e eu novamente achei o máximo esse modo de vida daqui.
Liberdade para a criançada
Se a ideia é deixar a criançada solta, os parques são o lugar! Além dos conhecidos parquinhos, geralmente cercados com grades de proteção e placas bem sinalizadas sobre a idade limite permitida nos brinquedos, você pode encontrar várias quadras de esporte. Quando falo esporte, o que encontrei por aqui foi basquete, futebol americano, softball, baseball e, em alguns, até quadras de tênis e voley de praia.
Você até encontra campos de futebol (aqui chamado de soccer, pois “football” trata-se do futebol americano), no entanto, as criancas aprendem desde pequenas mais sobre outros esportes. Na escola de meu filho eu perguntei se havia aulas de esporte depois do horário (no chamado “after school”), pois ele queria jogar futebol – ops soccer, ainda estou me acostumando! -, mas só achamos aulas em escolinhas de futebol iguais as que encontramos no Brasil.
Do lado de nossa casa há um desses parques e podemos ir a pé ou às vezes, de bicicleta até lá. À noite muitos pais levam seus filhos nos treinos de baseball e ficam por ali nas arquibancadas torcendo pelos pequenos atletas. Muitas vezes, vejo crianças chegarem no parque com seus enormes bastões quase do tamanho delas, arrastando pelo chão aquele equipamento todo, sempre com uniforme completo de jogador. Imagine jogadores de baseball mas em versão mini-gente!
Ainda não entendi direto todas as regras desse esporte, mas é divertido ver a dinâmica do jogo quando os mini-atletas estão em ação. No caso do futebol americano, esporte muito forte por aqui, as crianças já têm seu time preferido desde muito cedo, podendo compar com o Brasil quando o assunto é o “nosso” futebol.
Outro esporte bastante novo para nós foi o Lacrosse, jogado em campo de futebol, mas que parece uma mistura de futebol americano com o nosso tradicional taco.
Lugares ótimos para curtir a família
Além dos esportes, muitas famílias se reunem nesses parques para comemorar o aniversário das crianças ou apenas para celebrar com os amigos. A maioria dos parques possuem áreas com mesas e bancos com cobertura para que possam fazer suas festinhas. Em um dos parques que visitamos, havia churrasqueiras ao lado de cada quiosque. Essa foi mais uma novidade para a minha listinha de novas experiências em Doral.
Eu muitas vezes comparo a rotina que tinha em São Paulo com o que fazemos agora e, a cada dia, percebo várias mudanças no nosso modo de viver. É comum pensarmos que ao se mudar para um outro país iremos viver de uma forma mais moderna, mais agitada e você acaba percebendo que, neste caso, nem tudo é como nos filmes de sessão da tarde.

Parques Públicos – Doral (Arquivo pessoal)
Em Doral temos aprendido a desacelerar o modo de viver. Andamos mais de bicicleta, vamos aos parques, museus etc. Meu filho, mesmo tendo uma rotina puxada da escola, cheio de trabalhos para fazer, vários testes e estudos diariamente, tem a oportunidade de se desligar do vídeo game ou de outros dispositivos eletrônicos para bater uma bola com os colegas da escola ou andar de bicicleta, sua nova paixão. Mais do que para todos nós, para ele tem sido uma grande mudança no estilo de vida.
Eventos o tempo todo
E os parques estão em todo o lugar, sempre há um evento para você ir com as crianças ou, até mesmo, uma corrida de rua com largada dentro dos parques para você por em prática aquelas promessas que todo ano eu sou a primeira a fazer, mas acabo deixando para o ano seguinte: ser mais esportiva.
No Natal alguns parques fizeram eventos com direito a apresentação de música e dança de algumas escolas da cidade, foodtrucks (os caminhões ou traileres- restaurante) e brinquedos como os infláveis para as crianças esperarem a chegada do Papai Noel.
E não se assuste se encontrar um time de patos fazendo sua caminhada diária bem no meio da pista de corrida, ou alguma iguana tomando um solzinho na grama. Por aqui eles são bem comuns e todo mundo respeita a presença deles.
E falando em animais, há também parques para levar seu pet. É só chegar com o amigo de quatro patas e soltá-lo dentro da área cercada do parque. Geralmente são separados em duas áreas: para grande e pequeno porte. E mesmo que você não tenha um cãozinho, leve seus filhos para conhecer esse tipo de parque, eles vão adorar interagir com os bichinhos.
Leia também: Alimentação das criança nos EUA
O que senti falta por aqui nos parques foram os vendedores ambulantes iguais aqueles que temos no parque Villa Lobos ou Ibirapuera, onde você encontra de tudo um pouco para comer bem na entrada do parque. Aqui não encontramos ainda nada disso, nem um tiozinho vendendo algodão doce. Mas as famosas máquinas de refrigerante e salgadinhos sempre estão presentes.
E se você gosta apenas de apreciar os outros fazendo atividade, não tem problema, sempre há um banquinho perto de uma árvore com uma boa sombra para ler um livro, enquanto fica de olho nas crianças. Ou se preferir, estenda sobre a grama uma toalha estampada e deite e aprecie o céu. Desacelere e curta a vida de um modo um pouco diferente.
Alguns dos parques você encontrará informações aqui:
2 Comentários
[…] Leia também: Parques públicos para levar as crianças em Doral, na Flórida […]
[…] Saiba mais sobre Parques públicos para levar as crianças em Doral na Flórida […]