Natal em Nova Iorque: curiosidades e atrações de fim de ano
O Natal nos Estados Unidos, especialmente em Nova Iorque, povoa o imaginário de muita gente em função da quantidade de filmes que têm a cidade como cenário. Desde que somos crianças, enquanto suamos no calor do verão do Brasil, assistimos filmes que nos mostram pinheiros de Natal, neve, rena, Papai Noel, pessoas encasacadas e alguns pontos turísticos de Nova Iorque. Com isso, acabamos de certo modo associando um pouco da magia natalina a esses cenários.
Logo depois do Halloween (31 de outubro), as belas decorações natalinas já começam a tomar conta de Nova Iorque e a cidade vai entrando no clima da festividade. Apesar do frio, o mês de dezembro é um ótimo período para quem deseja vivenciar um pouco desse espírito natalino da Big Apple, pois a cidade oferece uma grande quantidade de atrações interessantes.
Curiosidades de Natal
Santa Con
O evento acontece sempre num sábado durante a primeira quinzena de dezembro. Pessoas vestidas com roupas de papai-noel ou outros personagens de natal visitam diversos bares da cidade. O participante paga uma contribuição em torno de 13 dólares e o dinheiro arrecadado é direcionado a instituições beneficentes. A data é divulgada anualmente junto com a lista de bares que fazem parte do circuito. Essa tradição existe em outras cidades americanas e em outros países, mas o SantaCon de Nova Iorque é o que reune mais pessoas no mundo.
Leia também: Inverno com crianças em Nova Iorque
No meu primeiro natal na cidade, eu não conhecia essa tradição. Num sábado de dezembro, fui acordada pela manhã com um barulho de gargalhadas e pessoas falando alto. Quando olhei pela janela, vi ao lado do meu edifício, no pátio de um bar, um grupo de pessoas vestidas de papai-noel, renas e bonecos de neve. Achei que estava sonhando acordada! Fui olhar a rua através de outras janelas da casa, e vi muita gente caminhando pelas ruas com essas fantasias. Fiquei muito surpresa!
Os Pinheiros de Natal
Uma coisa que também me surpreendeu foi o fato de grande parte das pessoas usarem pinheiros naturais como árvores de natal. Eu já sabia que era um hábito comum no país, mas pensei que ele se restringisse aos locais onde as pessoas moram majoritariamente em casas. Vivendo aqui eu descobri que, em Manhattan, as pessoas também tendem a optar por pinheiros naturais.
Como a maioria vive em apartamentos não muito grandes, fica mais fácil comprar o pinheiro no início de dezembro (que é vendido em diversos tamanhos e não apenas o grandão como eu pensava) e descartá-lo no início de janeiro. A partir do final de novembro, você encontra quiosques que vendem pinheiros em muitas esquinas. Após o natal, esses quiosques desaparecem e o que a gente vê nas ruas são pinheiros descartados, empilhados em frente aos edifícios.
Pijamas e acessórios de Natal
Eu já tinha conhecimento de que muitas pessoas usavam sweaters e outras peças de roupa com estampas natalinas ou com as cores vermelha e verde, mas não conhecia a tradição familiar dos pijamas. Nos Estados Unidos, as principais lojas lançam anualmente modelos diversos com estampas natalinas para pais, mães e crianças usarem juntos no natal. Muitos nova-iorquinos também têm o hábito de usar acessórios como chapéus, arcos e colares indiscriminadamente pelas ruas sem nenhuma vergonha nos dias que antecedem o natal.
Mercado de Natal e Patinação no Gelo no Bryant Park
O Bryant Park é uma grande praça cercada pelos arranha-céus de Manhattan e pela imponente sede da Biblioteca Pública de Nova Iorque. Eu gosto de visitá-lo em qualquer época do ano.
Quando o clima está mais frio, a The Bryant Park Winter Village é montada. Geralmente é inaugurada no dia do Halloween e desmontada na primeira semana de janeiro. A Winter Village conta com uma grande pista de patinação no gelo e uma variedade de quiosques onde é possível comprar artigos decorativos, comidas, livros, roupas e acessórios diversos.
Vale a pena acessar o site para ver a programação, pois em alguns dias é possível tirar fotos com o papai-noel, participar de contação de histórias, assistir ao espetáculo quando a árvore de natal é acesa (geralmente no início de dezembro), etc. Uma atividade muito legal é brincar nos bumper cars, que seria mais ou menos o equivalente aos carrinhos bate-bate, mas no formato de boias e que deslizam na pista de gelo.
Outros mercados de natal interessantes estão situados no Columbus Circle, na Gran Central Terminal e na Union Square.
Rockfeller Center, Christmas Spectacular e St. Patrick’s Cathedral
O Rockfelller Center também merece uma visita. Lá há uma linda decoração natalina. Esse ano a enorme árvore de natal trazida da Flórida foi colocada no local em novembro. Na primeira semana de dezembro, foram acesas as mais de 50 mil luzes, e seguindo a tradição, a cerimônia foi transmitida nacionalmente pelo canal de televisão NBS. Esse ritual se repete há mais de 80 anos. Patinar no gelo no rink do Rockfeller Center também é uma experiência muito bacana. Vale conferir os horários, preços e fazer reserva através do site.
O Radio City Music Hall, que é uma casa de espetáculos localizada no complexo do Rockfeller Center, apresenta todo fim de ano, desde a sua fundação no início da década de 30, o maravilhoso espetáculo Christmas Espectacular. É um show que combina canto, dança, humor, efeitos visuais e é sempre protagonizado pelas Rockettes (companhia de dança de precisão), Papai-Noel e outros personagens.
Bem pertinho no Rockfeller Center está localizada a St. Patrick’s Cathedral. A bela construção em estilo neogótico que já atrai turistas durante o ano todo, fica ainda mais bonita com a decoração natalina. Na véspera de Natal, há missa às 5:30 h. No dia 25 de dezembro, a missa da meia-noite não está aberta ao público. É preciso requisitar online a participação no sorteio para os ingressos. As demais missas do dia 25 seguem os horários das missas dominicais e estão abertas ao público.
O Balé Quebra Nozes/ George Balanchine’s Nutcracker
O Quebra Nozes, apresentado anualmente no Lincoln Center pela companhia de balé da cidade, é lindo e agrada crianças e adultos. A temporada começa no fim do mês de novembro e termina na primeira semana de janeiro.
Com música de Tschaikovsky e coreografia de George Balanchine, o espetáculo conta com 90 bailarinos, 62 músicos, 40 assistentes de palco e em torno de 125 crianças. O balé, apresentado em dois atos, conta com cenário e iluminação maravilhosos. Eles apresentam efeitos visuais incríveis. O exemplo mais famoso é o da árvore de Natal que cresce de uma altura de 12 para 41 pés, e provoca suspiros na platéia.
Vitrine de Natal e Santaland na Macy’s
Visitar a vitrine da Macy’s, uma das maiores lojas de departamentos dos Estados Unidos, é uma tradição de fim de ano em Nova Iorque. A Macy’s Herald Square tem um prédio lindo (com 11 andares) e que ocupa um quarteirão inteiro da Rua 34 entre a Sexta e a Sétima Avenidas.
A bela decoração que foi instalada em seis vitrines pode ser observada até o dia 1 de janeiro. No interior da loja, no oitavo andar, está instalada a Macy’s Santaland, a terra do papai-noel (Santa Claus). Lá você tem duas opções: uma visita rápida até a casa do papai-noel (Santa Express Lane) ou uma visita completa por toda a Winter Village. Recomendo a primeira opção para as crianças pequenas, pois a segunda é um pouco demorada e é preciso esperar em filas, mesmo fazendo reserva pela internet. O ideal é que o seu filho leve uma cartinha (em inglês) para entregar pro bom velhinho. Ele sempre lê a carta na hora e conversa rapidamente com a criança.
A tradição do papai-noel da Macy’s começou em 1861, ou seja, há mais de 150 anos! Em 1947, com o lançamento do filme “O Milagre na Rua 34”, o papai-noel da loja ficou ainda mais famoso. O filme, que ganhou uma nova versão em 1994, conta a história de uma garotinha que encontra o “verdadeiro” papai-noel na Macy’s.
As decorações de Natal das vitrines das lojas Bloomingdale’s, Saks 5th Avenue e American Girl também também são tradicionais na cidade.
É importante ter em conta que todas as atrações de fim de ano de Nova Iorque são sempre muito disputadas. É preciso ficar atento e fazer reservas ou comprar ingressos com bastante antecedência pela internet (quando for o caso).
Que a magia do Natal invada os corações de todos nós. Merry Christmas (Feliz Natal)!!
1 Comentário
Cláudia, depois que li o seu texto, fiquei morrendo de vontade de voltar a NY. Aqui em Los Angeles tem menos opção do que aí! Amei o Santa Con. Obrigada por compartilhar tanta coisa legal!