No texto do mês passado eu falei sobre atividades gratuitas ao ar-livre na capital espanhola. Continuando a série “Madri de graça”, vou focar especialmente em museus. E a oferta é grande!
Uma viagem a Madri sempre inclui os “três grandes museus”: Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza. Visitar os três custa em torno de 37 euros por pessoa. A parte boa é que todos podem ser visitados gratuitamente em determinados horários.
Museu Nacional do Prado
Fundado em 1819, é o museu mais importante do país. Velázquez é o seu grande astro e As Meninas, sua principal obra. Porém, toda a coleção é riquíssima, com destaque para as pinturas espetaculares de Goya, como as pinturas negras e tantas outras.
Se for para visitar apenas um museu, a minha sugestão é o Prado. A visita gratuita é de segunda a sábado, das 18 às 20 horas, e aos domingos e feriados, das 17 às 19 horas. Sempre há filas, mas geralmente fluem rapidamente.
Apesar de ser praticamente todo acessível para carrinho de bebê, a visita com crianças pequenas não é muito fácil, pois se trata de uma grande galeria. Por outro lado, julgo importante acostumar as crianças nesses ambientes desde sempre. Já visitei o Prado sozinha e com o meu filho de 1 ano. Certamente a visita com ele foi muito mais breve. Eu só podia parar em frente aos quadros que continham cachorros. Nos demais, ele chorava. Felizmente As Meninas tem cachorro!
Vale destacar que o Prado oferece um itinerário infantil com vídeos e audioguia, mas apenas para crianças um pouco mais velhas. Os áudios e vídeos estão disponíveis no site do museu. É interessante.
Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia
O Reina Sofia possui um acervo relevante do século XX, com artistas como Salvador Dalí e Andy Warhol, mas com destaque para o fabuloso Guernica, de Picasso. O museu oferece várias opções de visitas guiadas. Há roteiros para adultos, pois aborda temas como feminismo e o próprio Guernica, e também para famílias.
O acervo do museu se divide em 4 prédios. A sede principal inclui os edifícios Sabatini e Nouvel. A entrada gratuita é às segunda e de quarta a sábado, das 19 às 21 horas, e no domingo, das 13h30 às 19 horas. Há também a sede do Parque do Retiro, com os Palácios Velázquez e de Cristal, estes últimos sempre com entrada gratuita.
Museu Nacional Thyssen-Bornemisza
Este museu possui uma coleção de cerca de mil obras que inclui um largo período histórico (séculos XIII a XX), além de trazer exposições temporárias interessantíssimas.
Não é possível selecionar apenas uma obra de destaque como nos outros museus, mas vale mencionar Durero, Caravaggio, El Greco, Rembrandt, Degas, Manet, Cézanne, Van Gogh, Gauguin, Picasso, Dalí, Lichtenstein.
Assim como Prado e Reina Sofia, uma simples visita não é muito interessante para os pequenos. Porém, há, em datas especificas, oficinas e atividades para famílias, no projeto EducaThyssen.
A entrada é gratuita às segundas-feiras, das 12 às 16 horas.
Para quem tem mais tempo na cidade, há uma vasta oferta cultural. Há belos museus, mas sem muito apelo infantil, como o Sorolla, (entrada gratuita aos sábados, das 14 às 20 horas, e domingos, das 10 às 15 horas) e outros muito indicados para a garotada, mas pagos, como o Museu do Ratón Peréz (uma espécie da fada do dente daqui), The Robot Museum e o Museu de Cera.
Museus para crianças fora do circuito turístico
Se o orçamento estiver tranquilo, há muitas opções. Porém, se estiver mais apertado, não vai faltar diversão para a criançada! Vejamos:
O Museu Arqueológico Nacional aparece como uma opção bem interessante, com bastante atividade voltada às crianças e às famílias. Possui um acervo importante, com itens desde a pré-história até o século XIX. A entrada é gratuita aos sábados a partir das 14:00 e aos domingos pela manhã.
O Museu Nacional de Ciência e Tecnologia, localizado em Alcobendas, cidade vizinha a Madri, é mais uma opção de passeio com a garotada e a entrada é sempre gratuita. Porém, oferece uma série de atividades agendadas que custam 3 euros, como planetário, nanoplanetário, oficina de eletricidade, de ótica etc., além da Noche en el Museo, por 25 euros. Um grupo de crianças e monitores passa a noite toda no museu, cercados pelo ambiente lúdico e com várias atividades.
Outro que merece uma visita é o Museu de San Isidro, que trata do patrimônio arqueológico de Madri e cujo acervo leva o visitante a conhecer mais de 500.000 anos de história. O museu é localizado na casa em que viveu Santo Isidro, padroeiro da cidade. Existem oficinas gratuitas para famílias.
Para finalizar, acho importante destacar que é gratificante saber que muitos museus de Madri possuem atividades para escolas ou famílias. Porém, algumas com preços bem salgados. Gostaria de destacar o Museu Nacional de Ciências Naturais, que, apesar de oferecer visita gratuita apenas para menores de 4 anos e maiores de 65, oferece atividades pagas interessantíssimas. Uma delas é o “Cumple con la ciencia” (“Aniversário no museu”, em uma tradução livre), para crianças de 5 a 12 anos. Há uma lista de atividades para escolher (sobre dinossuros, ossos, geologia), e, no final, oferecem uma merenda e bolo de aniversário. Para 18 convidados, custa 400 euros. Outra é “La noche del Museo“, neste caso voltado a escolas, bem ao estilo do filme. Os alunos passam a noite toda no museu, acompanhados de professores, monitores e dinossauros. O valor é 39 euros por criança.
Importante! Todas as informações sobre horários e tarifas foram colhidas nos sites oficiais das atrações e podem ser alteradas. Em regra, a entrada gratuita inclui apenas o acervo próprio e não as exposições temporárias. Sempre consulte o site para confirmar as informações antes da visita.