Há muitos passeios bacanas para fazer com crianças em Lisboa, mas o fato é que boa parte deles pode sair caro. É fácil achar roteiros recheados de lugares incríveis: oceanário, pavilhão do conhecimento, zoológico, Kidzania etc. E embora alguns até valham o preço que cobram, existem vários lugares na grande Lisboa a serem explorados por um precinho camarada. E alguns até de graça! Então, compartilho com vocês dicas para você se divertir com as crianças em Lisboa sem gastar muito.
Aquário Vasco da Gama
O Aquário Vasco da Gama tem mais de 120 anos e é um dos mais antigos do mundo! É bem menor e mais simples que o Oceanário, mas não menos interessante. Além de centenas de espécies vivas, no espaço do museu há uma vasta coleção que inclui sobretudo moluscos, peixes marinhos, peixes de água doce, aves aquáticas e tartarugas.
No jardim em frente ao prédio há também um laguinho cheio de peixes coloridos. A parte preferida do passeio para o pequeno aqui de casa é alimentá-los. Eles são famintos e quase pulam para pegar a ração, que pode ser comprada com moedas numa máquina perto da entrada. Fica em Oeiras, cidade coladinha a Lisboa e é super fácil chegar de carro, de ônibus ou de trem. Os ingressos podem ser comprados no local ou online, aqui.
Piscina Oceânica de Oeiras
Também em Oeiras, um programa para os dias mais quentes é dar um mergulho na piscina oceânica. É uma espécie de clube público, porém pago, com duas piscinas alimentadas com água do mar. A maior chega a dois metros de profundidade e a infantil é rasinha, com 40cm. Há banheiros, plataformas de salto, vestiários, espreguiçadeiras, guarda-sóis e um bar de apoio.
Os bilhetes variam muito de preço dependo do mês, do dia da semana e do período (pelo dia inteiro ou por algumas horas). E aos fins de semana, além de ser mais caro, é bastante cheio. Por isso, para nós, é o programa ideal pra um fim de tarde num dia de verão. Para consultar a época balnear e o tarifário, é só clicar aqui.
Praias de Santo Amaro e Carcavelos
A região de Lisboa tem inúmeras praias, seja na linha de Cascais, seja na margem sul. Mas, pela facilidade de acesso, tanto de carro quanto de transporte público, as que gostamos de ir em família são duas.
A praia de Santo Amaro fica em Oeiras e é banhada não pelo mar, mas pelo rio Tejo. Tem um playground na areia, um calçadão e é bem animada. É fácil chegar de trem e próximo à estação há ainda um belo espaço verde, o Jardim Municipal de Oeiras, onde dá pra aproveitar um passeio sob as árvores para fugir do sol quente.
A de Carcavelos é bem maior, com cerca de 1,5 km de extensão, e é a primeira praia oceânica após a foz do rio. A água é muito limpa, mas sempre gelada! Há playground na areia, restaurantes, banheiros, chuveiros e algumas escolas de surfe. É, provavelmente, a praia mais popular do litoral de Lisboa. É muito fácil chegar de trem e tem alguns estacionamentos.
Parque das Nações
O Parque das Nações é um desses lugares em que há atividades pra todos os gostos e rende muitos passeios. Fica na parte oriental de Lisboa, que era uma zona industrial pouco convidativa, até ser escolhida como palco da Expo 98, quando passou por uma enorme revitalização.
As atrações mais famosas do Parque são, sem dúvida, o Oceanário, um dos maiores e mais bonitos do mundo, e o Pavilhão do Conhecimento, um museu interativo dedicado à ciência e à tecnologia. Mas é possível fazer um passeio pela região sem gastar com ingressos.
O parque tem inúmeros jardins, fontes, pracinhas, restaurantes e calçadões. A linda vista do Tejo e um teleférico atravessando o céu completam o visual desse lugar incrível. Os pequenos podem correr, andar de bicicleta, de patins, jogar bola nos gramados e por todo lado há trotinetes elétricas pra alugar.

Parque das Nações (Fonte: Unsplash.com)
Observar a arquitetura é outro ponto alto do passeio. Quem passa pelo parque não pode deixar de admirar a imponente Estação Oriente, o Pavilhão de Portugal, uma obra-prima do arquiteto português Álvaro Siza Vieira, a torre Vasco da Gama, o edifício mais alto do país, e, é claro, a ponte Vasco da Gama, a segunda maior da Europa e uma das maiores do mundo.
Parques
A região de Lisboa é também um prato cheio para as famílias que gostam de atividades ao ar livre. Por todo lado encontramos praças, quintas e parques verdes, onde é possível desfrutar de um dia em família. O nosso favorito é o Parque Marechal Carmona, que fica em Cascais. Tem amplos gramados pra brincar, jogar bola ou estender uma canga e aproveitar o sol. Há um café com esplanada ao lado de um lago onde nadam patos, caminhos sombreados de onde às vezes surge um galo a cantar, e, aos sábados, recebe um mercado de produtos orgânicos. O parquinho infantil é enorme e está dividido em três áreas, por faixa etária. Os pequenos leitores podem ainda se divertir na Biblioteca Municipal Infantil e Juvenil, que fica no parque.
Leia também: Madri de graça: como aproveitar as principais atrações da cidade sem pagar nada
Os parques do Alvito e da Serafina, ambos no Parque Florestal do Monsanto, também são excelentes opções pra gastar a energia dos pequenos. Os dois são bastante servidos de escorregas de todos os tamanhos, circuitos, cabanas e balanços, tudo rodeado de muito verde. E as áreas de piquenique estão sempre animadas com festinhas de aniversário.
Shoppings
Há quem diga que shopping não é lugar de criança, mas pra mim, poucos lugares são mais atraentes pra levar os pequenos num dia de muita chuva ou muito calor.
A notícia boa é que praticamente todos os shoppings da região têm espaço kids. E de graça! São diferentes das brinquedotecas a que estamos acostumados no Brasil, é claro. São mais simples e não há monitores. Ainda assim, sempre rendem muitos minutos de diversão para os pequenos (e de descanso para os papais).
Seja ao ar livre ou no ar condicionado, dá para entreter as crianças e aproveitar Lisboa sem gastar muito. Por todo lado a gente encontra um parquinho, um gramado que convida a um piquenique, um edifício cheio de história, uma praia…