Inverno canadense com crianças.
Moro na grande Vancouver há pouco mais de quatro anos, cidade canadense de inverno considerado ameno em comparação com as outras cidades do país. Para nós, brasileiros, temperaturas baixas – muitas vezes abaixo do zero na escala Celsius – são assustadoras. Aqui a maioria dos dias são chuvosos e apresentam ventos fortes, que contribuem para aumentar a sensação de frio.
O que fazer no inverno com as crianças?
As atividades ao ar livre disponíveis para as crianças no verão são abundantes, incluindo passeios por parques, lagos e trilhas, além de feiras e festivais, entre outros. Porém essas ficam inviáveis durante o outono e o inverno, o que dificulta o entretenimento de bebês e crianças com até quatro anos.
Crianças se entediam facilmente e geralmente os brinquedos e atividades desenvolvidas em casa tornam-se desinteressantes. Chega um momento em que as opções de entretenimento disponíveis em um espaço doméstico são insuficientes para preencher todo o período do dia e os pais necessitam de muita criatividade para suprir as vivências experimentadas pelas crianças durante a primavera e verão.
Por outro lado, devemos considerar que a interação com crianças da mesma idade é muito importante para o desenvolvimento dos pequenos e também para a integração entre as suas mães.
No intuito de abordar minhas vivências como mãe de uma criança de um ano e dez meses, achei importante escrever um artigo focando principalmente nas mães de crianças entre 0 e 4 anos, pois, para esta fase da infância, a escolinha gratuita ainda não é disponibilizada e, sendo assim, a maioria das mães não retornou às suas atividades profissionais e aproveitam este período para criar e fortalecer vínculos afetivos com seus filhos.
Atividades e programas
O Canadá oferece opções que promovem a inserção e a integração da criança na sociedade.
Programas Gratuitos
Strong Start
É um programa oferecido em escolas públicas de ensino fundamental que tem o intuito de inserir a criança na rotina das escolas. As crianças têm a oportunidade de brincar e interagir umas com as outras. Essa conexão é feita entre as mães também, uma vez que a presença dos pais ou cuidadores é obrigatória.
O programa começa pela manhã, às 8h30 e, geralmente, é servido café aos adultos. Vários brinquedos e atividades de pintura e de manipulação de massinha estão à disposição e fica a critério da criança decidir o que fazer. Às 10h10, as crianças guardam todos os brinquedos. O legal é que a professora sempre toca uma música para indicar que é hora de clean up, permitindo às crianças menores associarem o som da cantiga com a ação de limpeza e organização do ambiente.
Logo depois, pais e alunos fazem fila para se dirigirem até o ginásio. No ginásio, é hora das crianças correrem, brincar com bolas, jogar hockey, bambolê, entre outras atividades. É uma forma livre e divertida para as crianças menores se exercitarem e aprenderem alguns esportes.
Às 10h30, voltamos para a sala de aula e é hora dos snacks. Geralmente são servidos biscoitos de sal e frutas variadas. Em ocasiões especiais, sobremesas como cupcakes são também disponibilizadas. Toda a alimentação é providenciada pela escola, preparada pela professora e servida pelos cuidadores. Os envolvidos no preparo da dieta servida às crianças são cautelosos e evitam produtos inadequados a crianças que possuem alergias alimentares.
Depois do lanche, as crianças retornam para o ambiente com os brinquedos pedagógicos e após algum tempo de brincadeiras a música de clean up é tocada novamente. Uma vez guardados todos os brinquedos, é hora do circle time onde todas as crianças se sentam em círculo no carpete e seus pais sentam atrás delas. Neste momento, a professora entoa músicas nos idiomas inglês e francês, lê histórias, carimba as mãos das crianças encerrando as atividades com uma cantiga de despedida, por volta das 11h30.
Após o término das atividades, as crianças podem brincar no playground do colégio e, em alguns centros de Strong Start, há ainda um passeio pelos parques das proximidades que acontece na primeira sexta feira do mês.
Family Centre
Horário: Segunda à Quinta, das 8h30 às 00:30.
Proposta: Construir forte laços entre famílias e entre pessoas dentro de cada comunidade
Lugar em cada comunidade voltado a famílias. Oportunidade para passar tempo de qualidade com seus filhos e ao mesmo tempo conectar com outros pais. Participar na educação e incentivar nossos pequenos a explorar e descobrir. Snacks são servidos para as crianças.
Livrarias
As livrarias do Canadá possuem espaços com livros, brinquedos, computadores, além de programas de leitura para crianças de diferentes idades em horários específicos sendo que, em algumas ocasiões, escritores de livros infantis promovem eventos culturais destinados ao seu público-alvo.
Programas que são pagos
Alguns programas destinados a crianças no Canadá são pagos e os preços destes variam de acordo com cada cidade ou região do país sendo que abaixo estão especificados os preços praticados na região onde moro.
Community Center: Pool/Gym
Preços da Piscina:
- Adultos e crianças menores de 3 anos: 5,70$ drop-in
- De 3 anos a 12 anos: 2,90$ drop-in
Preço do Gym: 1$ por criança
Community Centres são locais em cada comunidade com piscinas, hockey rinks, academia, salões de festas e ginásio.
A área da piscina sempre tem lugares direcionados a crianças menores, com escorregadores e vários brinquedos aquáticos. As piscinas são cobertas e todo o ambiente é aquecido.
As classes para bebês e mamães são ótimas. O instrutor incentiva a prática da natação desde cedo (meu filho frequenta as aulas desde os 3 meses de vida!).
Em dias de ginásio (segundas, quartas e sextas das 9h30 às 11h30 no meu community center) são disponibilizados vários carros de brinquedo, escorregadores, grandes blocos de montar e bolas às crianças. A brincadeira é livre e monitorada pelos cuidadores. É muita diversão na certa!
Leia também: Como é ser mãe no Canadá?
Jungle Gym Play Centre
- Preço por criança: 10$
- Adultos: Free
Centro para crianças com vários túneis, lugares para escalar, explorar, pula-pula, carrinho bate-bate e máquinas de fliperama. Sempre há uma área separada para crianças que só engatinham ou estão aprendendo a andar. A supervisão dos pais é obrigatória.
MyGym
- Preço médio mensal: 55$
Programa pago mensalmente, disponibilizado 4 vezes por semana, com duração máxima de uma hora por sessão.
Bebês e crianças até 4 anos praticam atividades simples com ênfase na ginástica artística, que envolvem cambalhotas e treino do equilíbrio. Este programa é desenvolvido em local com motivos coloridos e divertido e conta com instrutores animados e amigáveis.
Espero que essas dicas ajudem muitos brasileirinhos a achar uma forma divertida de passar os dias mais frios do inverno canadense. Vale lembrar que todos esses programas estão abertos em outras épocas do ano e não somente no outono e no inverno.