Halloween inglês- Travessuras ou Gostosuras?!?
Começo do Outono. As ruas ficam lindas, cobertas com folhas avermelhadas e douradas. Apesar dos dias ensolarados, a temperatura muda e começa aquele ar frio e a gente não resiste e acaba ligando o aquecimento central! Depois de toda a correria de volta às aulas, compra de uniforme escolar e readaptação à rotina, vem a data favorita da criançada – o Halloween!
Em todas as lojas começam a surgir fantasias, comidas e decorações para o Dia das Bruxas. As crianças mal podem esperar para se fantasiar de zumbis, monstros, palhaços do mal, personagens de filme de terror ou qualquer outro personagem da moda que pareça assustador.
Apesar de ser uma comemoração tipicamente americana, hoje em dia as pessoas aqui na Inglaterra celebram com muita preparação e empolgação. Em Bristol, a festa é super curtida pelos pequenos (e grandes também).
Como tudo começou
Os pagãos 2.000 anos atrás costumavam celebrar o Ano Novo no dia 1 de Novembro. Depois de Cristãos, começaram a celebrar na mesma data o “Hallowmas”, mais conhecido como ‘All Saints Day’ (Dia de Todos os Santos), um festival de três dias celebrado entre 31 de Outubro e 2 de Novembro. O dia 31 era chamado “All Hallow’s” e gradualmente o nome mudou para Halloween.
Há séculos, quando o inverno se aproximava, as pessoas acreditavam que mau espíritos, como fantasmas, chegavam junto com a estação do frio. Para espantá-los, faziam fogueiras do lado de fora de casa e usavam frutas do outono, como abóboras, para fazer lanternas. Para conhecer mais da história do Halloween clique aqui.
Lanterna do Jack – passo a passo para fazer usas própria Abóbora Iluminada
O nome lanterna do Jack – Jack o’Lantern – veio da tradição que remonta a um guarda noturno, chamado Jack, vagava pelas ruas com muitas destas lanternas para espantar os maus espíritos. As lanternas do Jack acabaram se tornando o símbolo da festa das bruxas e toda casa que se preze tem a sua.
Para fazer uma abóbora iluminada, primeiro cubra a sua área de trabalho com jornal. Você precisará de caneta, faca de serra bem afiada, colher, papel toalha, vela pequena e fósforo ou isqueiro.
Primeiro, corte o tampo da abóbora. Retire a polpa e sementes com a colher. Deixe a abóbora o mais limpa possível por dentro e a seque com o papel toalha. Com uma caneta faça o desenho do que você quer na abóbora, carinha ou mensagem. Use a faca para cortar as linhas dos olhos, nariz e boca. Após terminar ascenda a vela dentro da abóbora e coloque a tampa de volta.
Esta é uma ótima atividade para se fazer com as crianças numa tarde fria de outono. Eu adoro ver a criatividade das pessoas e os desenhos mais inusitados nas abóboras. No ano passado, a abóbora mais criativa e atualizada “No wi-fi. Boo hoo!”
Fantasias para espantar os maus espíritos
Outras coisas que as pessoas faziam no passado para espantar os maus espíritos era se vestirem de bruxas ou fantasmas. E assim a tradição se instalou e continua até hoje com crianças e adultos fantasiados para celebrar o Halloween.
Spooky Disco
As escolas primárias organizam a Spooky Disco – que normalmente é um sucesso entre a garotada e os pais. Existe a possibilidade do pai ou mãe se envolver com a organização deste evento, colaborando e ajudando com a decoração do hall da escola, comidas temáticas, brincadeiras, venda de glow sticks e ingressos.
Normalmente a Spooky disco dura 1h30 e as crianças participam com o grupo de crianças da série delas. Tudo muito organizado, tanto o grupo de pais trabalhando na montagem do evento como o grupo de crianças que muda a cada 1h30, um processo bem interessante de observar.
É muito divertido ver a criançada curtindo a discoteca e os pais dançando e relembrando os tempos antigos de disco. Este evento normalmente serve para as pessoas confraternizarem, mas também para levantar fundos para atividades extras para as crianças na escola.
Festinha de Halloween em casa
Normalmente o que fazemos é primeiro organizar uma minifesta em casa, com decoração, comida e jogos. As crianças se encontram em nossa casa lá pelas 16 horas, comem juntas e se arrumam para sair pelas ruas do bairro. Mais ou menos às 17 horas as crianças mais velhas (de 11 ou 12 anos) saem sozinhas pela redondeza em grupos fazendo trick or treating. Aqui a esta hora ja está bem escuro.
As crianças menores também vão, mas com alguns amigos e as mães e pais fazer o gostosuras ou travessuras. Vale lembrar que a regra é de só tocar a campainha em casas que tenham uma abóbora com a luz acesa dentro dela.
Para as comidas temáticas você pode comprar tudo no supermercado. Se preferir fazer você mesma, veja algumas boas ideias aqui.
Trick or treating – Travessuras ou Gostosuras
Tenho que contar a vocês que demorei muitos anos para resolver sair à noite com os meus filhos para bater na porta dos vizinhos e dizer: Travessuras ou Gostosuras. Eu, pessoalmente, achava esquisito e tinha vergonha. Mas quando a minha filha fez 8 anos, criei coragem e fui com uma amiga inglesa. Esta minha amiga curte tanto o Halloween que decora toda a casa, e enquanto sai com o filho para fazer recolher doces deixa o marido em casa atendendo a porta para dar doces às crianças que tocam a sua campainha.
Eu gostei tanto da experiência que agora faço o mesmo: deixo o meu marido em casa distribuindo doces para as crianças que tocam a nossa campainha, enquant saio com os meus filhos numa trilha muito assustadora mas bem divertida.
Feliz Halloween para vocês!!!
3 Comentários
[…] Leia também: Halloween inglês – travessuras e gostosuras […]
[…] Leia também: Halloween inglês – Travessuras ou Gostosuras?!? […]
[…] Leia também: Halloween inglês – Travessuras ou Gostosuras?!? […]