Férias de verão no Chile com as crianças
Os chilenos gostam muito de viajar pelo país durante as férias. Normalmente, são duas semanas de férias para quem trabalha e a preferência é por sair da cidade em fevereiro. Camping, cabanas, aluguel de apartamentos de temporada ou casa da família são as opções preferenciais de acomodação. De carro, de avião, de ônibus? Não importa! Mas sair de Santiago sempre é um atrativo para as famílias que esperam ansiosamente por um descanso mental da rotina da capital.
Ir à praia, mesmo neste frio Oceano Pacífico, é um dos passeios favoritos das famílias. Mas há opções para visitar rios, lagos, campo, montanha e termas, dependo da região onde se quer ir. As crianças adoram a mudança na rotina e costumam gostar de sair da cidade, mesmo com viagens muitas vezes cansativas.

Praia el Canelo – Arquivo Pessoal
Para quem tem filhos já mais velhos e gosta de adrenalina, o Chile ganhou pela terceira vez consecutiva o prêmio de “melhor destino de turismo de aventura do mundo” pela World Travel Awards.
Piscinas e parques aquáticos
Em Santiago e arredores, a temporada de verão costuma lotar piscinas e parques aquáticos. Alguns bairros favorecem o acesso às piscinas municipais cobrando valores “simbólicos” para os moradores do setor; outras áreas proporcionam atividades e jogos aquáticos em algumas ruas para refrescar a criançada de maneira gratuita. Ano passado, na área conhecida como Las Condes, foram projetadas duas praias artificiais, com bastante areia, jogos de praia e piscinas de uso livre e gratuito.
As piscinas mais procuradas em Santiago são as Tupahue e a Antilén , que ficam no Cerro San Cristóbal e funcionam durante todo o verão de terça a domingo. Oferecem também uma ampla área gramada para esticar tapetes e cangas e são, assim, excelentes opções para quem quer se refrescar sem sair da capital.
Já para quem quer aproveitar e dar uma escapadinha, há opções em cidades próximas como Los Cuernos del Toro , em Cajón del Maipo; El Rancho, em Talagante; ou o Restaurant San Antonio, em Pomaire, que também possuem acesso às piscinas e contam com bastante área verde.
Não há muitos parques aquáticos no Chile, mas os que existem costumam lotar durante as férias. Um dos favoritos das famílias é o Parque Oasis, a 45 minutos de Santiago. Com piscinas e tobogãs para pessoas de todas as idades, além de oferecer churrasqueira, mesas e cadeiras para um almoço familiar. Há também uma área de camping para os interessados em passar a noite por lá.
Cursos de férias, parques e muita cultura
Com tanto tempo de descanso para a mente dos estudantes, pais e mães precisam se “armar” de muita criatividade para que as férias sejam um momento de lazer, com bastante diversão.
Para quem fica em Santiago, que costuma ser o nosso caso, aproveitar a cidade mais vazia, quase sem trânsito, com todos os seus parques e museus é um deleite.
Algumas municipalidades (prefeituras) oferecem cursos a preços bem acessíveis, sendo alguns inclusive gratuitos, tanto para crianças quanto para jovens que moram no setor. Há muita dança nos parques, gincanas, atividades físicas e natação.
Também existem alguns cursos de férias mais específicos, como teatro, futebol ou artes circenses. Há também oficinas de verão para crianças a partir de um ano em clubes, cafés com jogos, jardins infantis e after schools programs.

Pintando no parque – Arquivo Pessoal
E para quem tem um orçamento limitado, há a possibilidade de levar os pequenos aos festivais de teatro e música, conhecer os museus, alugar bicicletas para passear pela cidade vazia. Em alguns parques, espalham-se cavaletes na grama para que as crianças pintem seus desenhos favoritos (com o pagamento de uma pequena taxa). Além disso tudo, sempre é uma boa pedida usufruir de algumas fontes de água para que as crianças se refresquem nos dias mais quentes.
Neste texto, há mais Dicas de turismo cultural em Santiago.
Para quem fica, também pode ser interessante aproveitar para incentivar a prática do português através de atividades e jogos. Aproveite e inspire-se com o post da Claudia Amalfi clicando aqui.
Calendário de férias escolares
As datas das férias de verão no Chile são fixadas pelo Ministério de Educação geralmente em dezembro do ano anterior ao cursado (você poder ver o calendário aqui). As escolas municipais, bem como as subsidiadas (que são parcialmente sustentadas pelo governo) devem reger-se por esse calendário e qualquer modificação deve ser solicitada ao Departamento Provincial de Educação correspondente. Já as particulares podem ter até duas semanas extras, desde que cumpram com o plano de estudo estipulado pelo Ministério dentro do período escolar.
Nesse calendário estão contemplados todos os feriados nacionais e as tão esperadas férias. Normalmente, são somente duas semanas em julho durante o inverno, duas semanas em dezembro e dois meses completos em janeiro e fevereiro, para aproveitar completamente o verão.
Agora é se programar e boas férias!
2 Comentários
[…] Leia mais sobre Férias de verão no Chile com as crianças […]
[…] para saber o que fazer nas férias de verão nos EUA, Finlândia, Chile, Espanha, França, Holanda, Alemanha e Austrália […]