Para os pais que desejam proporcionar aos filhos uma semana entre amigos em colônia de férias para crianças na França, há bastante opções. As mais em conta são os programas propostos pelo departamento « Educação e jovens » do município, através da estrutura do « centre de loisirs » (tema abordado neste texto.
Dirigidos às crianças de 6 a 11 anos, os « camps de vacances » como também são chamadas as colônias de férias, acontecem nos meses de julho e agosto. Na cidade onde moro, em Concarneau, este ano as propostas foram as seguintes:
Para crianças de 6 a 9 anos:
- Tema: Viva o camping ! Na praia do Cabellou, na cidade mesmo de Concarneau, para aqueles que querem curtir os amigos, mas que temem ainda ficar muito longe dos pais. 5 dias e 4 noites em barraca.
- Tema: Descoberta da natureza. Na cidade de Camaret sur Mer, acampamento pertinho da praia, descoberta de flores secretas das dunas, fauna marinha e pedras preciosas. Exploração do local montado em um burro.
- Tema: A natureza é uma aventura. Na cidade de Le Guerno, visita do jardim zoológico e botânico de Branféré, onde os cinco sentidos são solicitados. Programa: alimentação dos animais, jogo de pistas, pesquisa, culinária…
- Tema: Por uma aventura azul, em SANTEC, SAINT POL DE LEON. Expedição em ilhas desconhecidas, surf, descoberta dos animais marinhos.
Para crianças de 9 a 11 anos:
- Tema: Kaamelott (referência a « Camelot », castelo da lenda do rei Arthur). Para crianças de 6 a 9 anos:na cidade de Loyat. O camping « Merlin, o encantador » oferece uma programação de muita diversão! Caça ao tesouro, enigmas, teatro…
- Tema: A natureza em todo seu esplendor. no parque natural de La Brière. Descoberta da natureza a bordo de uma barca ou fazendo trilha.
- Tema: Acampamento e amigos. Na praia de La Forêt Fouesnant, bem perto de Concarneau, acampamento entre o mar e a floresta. Atividades como windsurf, caiaque, vôlei de praia…
Qualquer que seja a opção de acampamento, as crianças participam das tarefas do dia-a-dia, como organizar as barracas, preparar o café da manhã, tirar a mesa, carregar provisões… E no caso da programação de Concarneau, todas as colônias de férias se localizam na região da Bretagne.
Algumas semanas antes do primeiro acampamento, que se passa em julho, os pais são convocados a uma reunião de informação para conhecer todos os « camps » propostos, atividades previstas, local, faixa etária e dia da inscrição efetiva. Essa reunião conta com a presença dos profissionais que acompanham as crianças durante o acampamento e os pais podem questioná-los à vontade sobre tópicos que não tenham sido abordados durante a explanação. Ao término da reunião, os pais recebem a lista do material necessário para cada acampamento. Por exemplo: se se trata de hospedagem em albergue, a lista vai ser diferente do que se as noites se passarem em barraca, nesse caso é preciso prover colchonete, lanterna…
O custo dessas viagens de férias dependem do coeficiente familiar, (conforme explicado neste artigo). Esse coeficiente vai de A (para a tarifa mais baixa) a L (para as famílias que declaram renda maior e, consequentemente pagam a tarifa mais alta). Existe ainda um valor diferente para as famílias que vêm de fora da cidade. O valor pago compreende o transporte, estadia, refeições e atividades.
Para se ter uma ideia de custo, uma família que beneficie da menor tarifa, que se situe no coeficiente « A », deverá pagar por um filho, por uma estadia de 5 dias, 48,75€, e a família que declarar renda maior e que, consequentemente, se situe no patamar mais alto, o coeficiente « L » deverá desembolsar 158,75€. (valores de 2018, para o município de Concarneau). Considerando que tudo é incluso, por cinco dias de férias, mesmo a tarifa mais alta ainda é razoável.
Existe também a possibilidade de viajar por intermédio de associações ou entidades privadas, tais como « UCPA Vacances », que promove estadias para crianças, jovens e adultos na França e em outros países ou « Colonie de vacances pour tous » dirigido a crianças de 4 a 13 anos, na França e outros países da Europa.
A CAF (Caisse d’Allocation Familiale, órgão do governo que oferece um benefício mensal às famílias com mais de um filho, independente da renda) também mantém um programa de férias – VACAF, um dispositivo de auxílio às famílias que têm poucos recursos para viajar. Existem 3 600 centros de férias e campings em parceria com a VACAF. Esse dispositivo não contempla todas as famílias inscritas na CAF, no início de cada ano, de acordo com a declaração do imposto de renda do ano precedente, o órgão estatal informa cada família sobre seus direitos, porcentagem do subsídio, duração da temporada…
Com todo esse leque de opções, só não curte as férias quem não quer!
Sites interessantes ligados ao artigo:
Site da UCPA – Sport your Nature
2 Comentários
[…] Leia também: Colônia de férias para crianças na França […]
[…] Leia também: Colônia de férias para crianças na França […]