A primavera na França tem uma importância capital para os franceses: ela representa o “retour des beaux jours”– volta dos dias ensolarados.
No norte do país, incluindo a deslumbrante capital, Paris, o sol faz raras aparições durante o outono e o inverno. Os dias são cinzentos, constituindo a famosa grisaille e, se não chove, também não há sol…
Por aqui, os boletins meteorológicos têm uma grande audiência e uma frequência regular na programação dos canais de televisão. O tempo que faz hoje, que fará amanhã ou nos próximos quinze dias é tema de discussão recorrente. Agora já estou estou acostumada com essa constante preocupação dos franceses com o clima e com a famosa pergunta da minha sogra cada vez que falamos ao telefone: “quel temps vous avez ?” (como está o tempo por aí?).
O sol, a luminosidade e a vitamina D são vitais para todo o mundo. É como um oásis no deserto, estamos sempre em busca, sempre pensando: “será que amanhã faz sol?”. Por isso, todos os anos, no início de março, a mídia, o carteiro, a mãe na porta da escola, o vizinho, todo o mundo só fala nisso: a chegada da primavera. Tempo de tirar o echarpe, as camadas de roupa, o branco da pele, tempo de reviver!
Leia também Hello Spring! Primavera no Canadá
Ao abrir a caixa do correio, encontramos folhetos de propaganda vendendo churrasqueira portátil, guarda-sol, mesa e cadeiras para podermos nos instalar confortavelmente à beira da piscina, material para jardinagem, tudo do que nos privamos no período de frio.
Se convidamos alguém para almoçar, já começamos a acompanhar a previsão do tempo uma semana antes de receber os convidados para saber se será churrasco ou assado no forno.
E as férias de verão? É na primavera que começamos a sonhar com as tão esperadas férias no sol: escolher o destino, consultar preços na internet e ir mais alegrinho ao trabalho pensando que falta pouco para curtir o verão.
No período da Páscoa, os estudantes têm duas semanas de férias. Para quem pode, já é possível molhar os pés nas águas do Mediterrâneo. No sul da França, a temperatura na primavera pode chegar a 18°C e a da água alcança 14°C. Já no norte do país, nada é garantido. Em 18 de março de 2018, nevava nas regiões de Champagne, Ile-de-France, Alsace e outras!
Atividades para os pequenos
A primavera é um momento mágico para os pequenos, que podem tirar os casacões, correr nos parques, colher flores, ouvir os pássaros…
Algumas sugestões de atividades interessantes para fazer nessa época :
- colher e confeccionar um colar de margaridas
- observar a evolução, dia após dia, dos brotos nas árvores
- assistir à construção de um ninho de pássaro
- observar os « escargots » (caracóis) e fabricar uma « escargotière ». Basta uma caixa transparente, o fundo coberto de terra e de folhas e furada em cima para o caracol respirar. Com um vaporizador seu filho poderá encarregar-se de umedecer a terra da “escargotière”.
- Aproveitar os dias amenos para fazer um piquenique
- Cultivar uma horta junto com as crianças. Alguns exemplos de vegetais mais fáceis de serem plantados pelos pequenos são: tomate, vagem, ervilha, verduras, morango etc.
- Manter um caderninho de jardinagem para anotar o que se cultivou no ano precedente e poder praticar um rodízio de culturas.
- Visitar uma fazenda pedagógica e conhecer os animais, seu habitat, o que comem, onde dormem, quais produtos derivados consumimos…
Para outras ideias de atividades educativas para crianças durante a primavera clique aqui.
Sem esquecer a Eurodisney
Para os que são apaixonados pela magia Disney, a primavera é a melhor época para levar os pequenos no parque temático próximo a Paris. Digo isso porque já fui no inverno e em pleno verão e não tenho lembranças muito agradáveis. Fila tem o tempo todo. Mas enfrentar fila no calor do verão, quando todo o mundo está em férias e o parque está cheinho é pra esgotar a paciência de qualquer um! Perambular pelo parque e enfrentar fila se chove e faz frio, quebra qualquer encanto. Mas na primavera, com um pouco de sorte, é possível ter dias bem amenos e ensolarados, e se a data escolhida não cair durante as férias de Páscoa, quando o público é maior, é a época ideal!
Para saber mais sobre a Eurodisney, leia Dicas para aproveitar a Disneyland Paris com um bebê.
Campos floridos e lembranças de dias bons
Tenho uma lembrança maravilhosa da primavera de 2006, ano em que me casei. Em 22 de abril, o céu estava azulzinho, o sol brilhando e o parque que escolhemos para a bateria de fotos estava florido como em um cartão postal. E em 2008, ano que engravidei, em maio, a minha barriguinha já começava a despontar sob a minha blusinha de manga curta que teimava em deixar o umbigo aparecer.
Sol, flores, blusas de manga curta… bem-vinda, primavera!
2 Comentários
Adorei o texto, Zandra. E também estranhava a obsessão pela previsão do tempo! Boa primavera pra gente
Com o tempo até a gente começa a falar no tempo né?
Louca que comece a primavera de verdade, por enquanto só no calendário…