Quando é o seu onomástico (dia do nome)?
Antes de conhecer meu marido eu nunca, nunca mesmo, tinha ouvido falar em onomástico. Aí no nosso primeiro ano de namoro, ele me chega um dia e diz: “Today is my name day, when is yours?” (Hoje é o meu onomástico, quando é o seu?). Sim, na época nos comunicávamos em inglês, e aquela frase me soou bastante estranha! Dia do nome? (Pausa para correr pesquisar na internet que raios ele está falando!) Onomástico? O que é isso?
Foi assim que me deparei a primeira vez com esse curioso e amável costume italiano. Uma pessoa celebra seu onomástico no dia do santo cujo nome coincide com o seu. Por exemplo, no dia de Santo Antonio, 13 de junho, é celebrado o onomástico de todos que se chamam Antonio.
Origem
Na realidade o onomástico é uma comemoração ligada às religiões católica e ortodoxa. Ela acontece desde a Idade Média, quando grandes festas eram celebradas em homenagem a mártires e santos no dia do aniversário de sua morte (em algumas culturas pode ser dia do nascimento). Até hoje no Brasil temos algumas festas assim, quem não conhece a festa de São João? Entretanto, essa é uma tradição também adotada por alguns países protestantes, como a Inglaterra e os países escandinavos.
Antigamente, a celebração do onomástico era até mais importante do que o próprio aniversário, pois acreditava-se que o santo com o seu nome seria como seu modelo, uma inspiração. Por esse motivo muitos pais escolhiam o nome dos filhos baseado na história de vida de determinado santo ou mártir.
Com o passar do tempo, o costume de se festejar o onomástico foi perdendo importância e hoje são poucas as pessoas que fazem algum tipo de comemoração nesta data. Ainda assim, onomástico é algo conhecido em quase todos os países europeus.
Na Polônia chama-se Imieniny, na Alemanha, Namenstag, na Finlândia, nimipäivä e na Suécia, namnsdag. Um dos países em que a tradição até pouco tempo era muito forte é a Eslováquia, onde até alguns anos atrás os pais só podiam registrar os filhos com um nome que constasse no calendário oficial de nomes do país. O calendário de nomes varia de país para país, sendo apenas alguns nomes celebrados de forma universal.
Na Itália e na nossa família
Na Itália, um país de população majoritariamente católica, costumava-se dar muita importância ao onomástico. Como já mencionei acima, em algumas regiões – especialmente no sul – poderia ser até mesmo mais importante que a comemoração do aniversário. Mas desde meados do século passado essa tradição vem perdendo espaço, seja por uma laicização cada vez mais forte dos indivíduos, seja mesmo por um abandono das antigas tradições em favor de novos costumes.
Leia também: As atividades extraclasses nas escolas públicas da Itália
Perguntando a amigos e conhecidos que moram em diferentes regiões da Itália, notei que hoje realmente são poucas as famílias que se recordam tal data. A família do meu marido, ainda que do norte italiano, é uma dessas poucas que dá algum significado a ela. Um amigo de Milão sequer sabia qual era o seu onomástico, o que sua namorada ischitana (proveniente da Ischia, ilha no sul da Itália) achava realmente estranho e fez questão de assinalar a data. Em algumas cidades se encontram cartões de felicitações pelo onomástico em papelarias, em outras sequer se fala no assunto.
Sendo um costume ultrapassado ou não, acho a ideia de se lembrar a data um tanto simpática. Meus sogros logo fizeram questão de descobrir quando era o meu onomástico, o que nos dias de hoje com internet é muito fácil – a propósito é 6 de fevereiro, dia de Sant’Amando de Maastricht. Para alguns nomes existe mais de um onomástico possível, ou seja, mais de um santo/beato/mártir com o nome. Porém existem nomes que não se encontra no calendário litúrgico. Tanto para mim como para a nossa filha existe mais de uma possibilidade, e acabamos escolhendo um pela data, mas poderíamos ter escolhido pela história do(a) santo(a). Para quem não tem nenhum, pode comemorar no dia de todos os santos (1/11).
Mas como é a comemoração?
Hoje as poucas pessoas que comemoram o onomástico nada mais fazem do que desejar felicidades ao celebrado do dia. Em italiano se diz “Auguri di buon onomastico!“, seja pessoalmente, por um telefonema ou por mensagem. A avó do meu marido costumava dar um dinheirinho aos netos e bisnetos nos seus dias (isso até mesmo depois de grandes, afinal vó é vó, né?). Ela, por sua vez, recebia um buquê de flores dia 26/7, dia de Santa Ana. No onomástico do meu sogro, minha sogra sempre cozinha um de seus pratos preferidos. Como ela não o faz normalmente em nenhuma outra ocasião, todos nós ansiamos pela data. Afinal, na Itália tudo é uma ótima desculpa para se reunir em volta da mesa!
Está curioso/a para saber quando é o seu onomástico italiano? Aqui você pode descobrir!
4 Comentários
[…] Leia mais sobre Gravidez na Itália e Quando é o seu onomástico (dia do nome)? […]
Queria saber qual é o meu onomástico?
Obrigada
olá, Miriam! No texto tem um link onde você pode descobrir! Mas se nao existir, seria dia 1/11, dia de todos os santos!
[…] Leia também: Quando é o seu onomástico (dia do nome)? […]