Esse mês, talvez influenciada, mesmo à distância, pelo clima carnavalesco do Brasil, que é uma das festas que particularmente mais gosto, trago para vocês um assunto divertido; contarei quem são os personagens infantis famosos na Inglaterra e adorados pelos nossos “gringuinhos” aqui na ilha e, de quebra, também falarei um pouquinho sobre literatura infantil e inclusão social na Inglaterra.
Caso o leitor pense que neste artigo escreverei sobre os atuais famosos britânicos: Thomas, Peppa Pig, Teletubbies, Paddington, do bruxinho escocês mais querido do planeta Harry Potter ou do Grufallo – que em 2017 foi tema da maioria das festas infantis que meu filho foi convidado, cotado como o queridinho da garotada aqui na ilha, – engana-se!
Quero apresentar aqui aqueles que fazem parte do cotidiano, do dia a dia das crianças inglesas em sua maioria, representados por premiados atores britânicos, quase todos com prêmios Bafta-( o Oscar britânico) em seus currículos, e que dedicam seu trabalho a cultura e linguagem infantil, cujo respectivos personagens são veiculados pelo canal televisivo Cbeebies, especialmente voltado para as crianças de zero a seis anos de idade, que incorpora a rede pública de televisão britânica, a BBC (British Broadcasting Corporation).
Mas antes de chegar até eles, contarei um pouquinho sobre a importância da literatura infantil por aqui.
Reino Unido é pura história!
O Reino Unido transborda história, seja em seus castelos e porões empoeirados da capital Edimburgo, que inspiraram Joanne Rowling- autora da série de livros Harry Potter a escrever os considerados maiores best sellers atuais da literatura infantil; nos jardins apaixonantes do Hyde Park em Londres que inspiraram James Matthew Barrien a escrever o lendário Peter Pan e Wendy; o mesmo cenário que também trouxe ao mundo a querida personagem londrina Matilda de Roald Dahl- que atualmente brilha nos palcos do “West End” em Londres (a Broadway britânica) desde 2010-, ou pelas lindas ruas em estilo medieval da cidade de Oxford na Inglaterra, responsáveis por dar vida ao meu personagem favorito da infância: Alice no País das Maravilhas, segundo narra seu próprio criador Lewis Carroll.
Histórias de guerra, de reis e rainhas, terror, fome, fantasmas, amores impossíveis; respira-se história por todos os cantos da ilha! Curiosamente a mesma ilha em que nasceu um dos maiores gênios da literatura mundial: William Shakespeare.
Acredito que por tais motivos a introdução a literatura infantil nas escolas, por aqui, inicia-se muito cedo, na creche!
E foi justamente na chamada “nursery” que foi orientada pela professora especialista em contar histórias para as crianças, conhecida por “literacy teacher” a incluir na rotina do meu filho o canal televisivo CBeebies.
E logo falei para mim mesma: Como assim, colocar criança para assistir TV?!
“CBeebies” O canal da BBC
A BBC- British Broadcasting Corporation- é um exemplo de televisão pública que deu certo no mundo. Todos os cidadãos britânicos pagam uma taxa para ter direito de acessar o canal. É o tipo do pagamento que vale cada centavo. São vários canais de rádio e televisão e dentre eles destaca-se o canal televisivo “CBeebies”- um canal voltado para crianças de zero a seis anos de idade com objetivo de estimular a linguagem e a interação social dos pequenos através brincadeiras, programas culturais que englobam artes plásticas, geografia, história e muito entretenimento.
Veja também como outras mamães criam seus brasileirinhos na Inglaterra
Os programas estão longe do modelo “Blockbuster” que estamos acostumados a assistir pelos canais fechados que chegam ao Brasil pela TV por assinatura. É literalmente um tapa na cara, principalmente, em se tratando de inclusão social, que é um assunto levado muito a sério pelos britânicos, assunto que, inclusive, abordarei com mais profundidade quando vier a escrever um artigo sobre o ensino aqui na Inglaterra.
Os personagens são fascinantes e, como não são poucos, separei os que considero mais importantes, sob a minha visão, que por sua vez, também são os mais populares e que mais encantam nossos inglesinhos.
“Swashbuckle” (CBeebies)
“Swashbuckle” é um programa infantil filmado ao vivo num dos estúdios do complexo “Media City Center UK”, uma espécie de PROJAC britânico, sendo que a BBC, é apenas uma locatária de um dos estúdios. O programa tem um formato de jogo ao vivo, onde as crianças interagem em grupos dentro de um cenário de um navio de piratas, conhecido como piratas levados.
Devido sua popularidade foi lançada uma revista infantil quinzenal com vários jogos, adesivos, brindes incluindo os personagens do programa. A revista CBeebies também traz também em seu conteúdo outra atração campeã de audiência: “Justin House”.
“Justin House” (CBeebies)
Justin House, também filmado ao vivo num dos teatros do complexo “Media City Uk”. Nele, o premiadíssimo ator infantil, o britânico Justin Fletcher, -que falarei mais abaixo-, recebe seus convidados sendo eles; o robô doméstico Robert, interpretado pelo ator Steven Kynman- e o muppet, conhecido por Cheeky ou o pequeno monstro verde.
O programa perdeu a conta de quantos prêmios constam em seu currículo, dentre eles o Bafta. Sua programação inclui várias atrações e acontece diante de uma plateia de 150 crianças que são sorteadas para assisti-lo. É puro sucesso!
Mr. Tumble – O palhaço que também se comunica por sinais
Mr. Tumble é um palhaço genial que atua em várias performances no mesmo show.
Tão genial que em 2008, o ator que o interpreta, Justin Fletcher, recebeu um dos prêmios mais significativos do Reino Unido: o MBE- “Member of the order of the British Empire” – por sua importância para a sociedade britânica. Vencedor de sete prêmios Bafta, Justin esta para a Inglaterra como Xuxa costumava estar para as crianças nos anos 80 e 90 no Brasil.
Bonecos de Mr. Tumble, fantasias e vários tipos de brinquedos como jogos, vídeo “games” levam sua marca, uma febre.
Eu confesso que sou louca por seu trabalho, bato palmas para ele de pé! o seu show chamado “something special”, atualmente, apenas reprisado. Trata-se de um programa diário voltado para crianças especiais, onde Justin atua como Mr. Tumble, como ele mesmo e vários outros personagens de sua criação comunicando-se através a linguagem chamada de Makaton, uma linguagem de sinais. Com isso, ele consegue não só incluir as crianças especiais, seus familiares, mas todas as outras crianças.
E é a ele, Justin Fletcher, que tanto admiro, que me inspirou a escrever esse texto e a todos os profissionais que encantam o universo infantil com dedicação, que presto aqui minha homenagem, na esperança de um mundo melhor.
Espero que tenham gostado do texto! Deixo vocês aqui com o Mr. Tumble. Mês que vem tem mais!
5 Comentários
Eu amo o Cbeebies! Mais até do que meus filhos…hahaha.
[…] Leia também: Personagens infantis famosos na Inglaterra […]
Ahahaha concordo com amiga acima kkk
[…] Conhece algum personagem infantil na Inglaterra? Saiba mais aqui […]
[…] também sobre Personagens infantis famosos na Inglaterra e Festa de aniversário na […]