O mundo passa por um momento de grandes mudanças. O medo da infecção pelo coronavírus e a tristeza pela perda e distância dos entes queridos também é acompanhada pela esperança de um novo tempo. É quase unânime a impressão de que a humanidade não será mais a mesma. E é interessante que isso esteja acontecendo na época da Páscoa.
Em muitas culturas o período de Páscoa é vivenciado como um renascimento. Nos países com predominância cristã, como o Brasil, relembra-se a crucificação e a ressurreição do Cristo. A tristeza pela sua morte é seguida pela alegria por sua aparição e pela esperança e fé em novos tempos. Esse momento nos remete à renovação de nossos valores, propósitos e ideais.
Muitos não sabem que o termo Páscoa se original na realidade de uma palavra hebraica: “Pessach”, que significa “passagem”. Entre os judeus, a páscoa comemora a libertação da escravidão no Egito e a esperança de uma nova vida.
Esse feriado, por todo o mundo, também tem vários elementos pagāos, muitos com origem nos povos germânicos. O coelho de páscoa, por exemplo, parece ter tido sua origem na lebre, um animal que simboliza a fertilidade, devido à sua característica de fácil e rápida reprodução. Após um inverno rigoroso com muitas restrições, a Páscoa simboliza também a celebração da chegada da primavera, um tempo marcado pelo florescimento da esperança e da abundância.
Na República Tcheca, o feriado tem uma mistura de elementos cristãos e pagãos e a ideia de morte e renascimento também está presente na culinária. Na quinta-feira, é costume preparar o “jidáš” ou “jidáše”, que significa Judas. Trata-se um pão entrelaçado em forma de corda, em referência ao suicídio do apóstolo que traiu Jesus.
Outro prato típico é o cordeiro da Páscoa (“Velikonoční máslový beránek“), um bolo assado em um tabuleiro de cerâmica no formato de um cordeiro. Aqui o cordeiro simboliza a celebração pela chegada da primavera.
Leia também Curiosidades sobre a celebração da Páscoa nos Estados Unidos
As famílias costumam preparar também os tradicionais biscoitos decorados, semelhantes ao “perníčky” natalino. No entanto, na páscoa eles costumam ser mais coloridos e em formatos de ovos, galinhas, coelhos e carneiros.
Uma das principais tradições do período é a “Pomlázka“, nome dado a uma varinha construída pelos homens e meninos. Durante a páscoa, eles buscam nas florestas galhos de salgueiro, que são entrelaçados e amarrados com fitas coloridas. Enquanto isso, as mulheres e crianças cozinham ovos de galinha para decorá-los. A pintura pode ser feita também apenas em sua casca (nesse caso o ovo é retirado através de um pequeno orifício). A decoração é feita à mão, utilizando-se tintas especiais ou corantes naturais, como o da casca de cebola. Outras vezes, utiliza-se cera de vela derretida para fazer os detalhes do desenho. Nas feiras de Páscoa também é possível encontrar a “Pomlázka“, os ovos decorados e as comidas típicas.
Na segunda-feira de manhã (que aqui também é feriado), os meninos saem em grupos e visitam as casas de suas amigas e vizinhas. Ao encontrá-las, cantam uma música folclórica e usam a varinha para “bater” levemente no bumbum das meninas. Quando eu ouvi sobre essa tradição pela primeira vez fiquei impressionada, mas hoje eu aprendi a respeitá-la. Afinal, todas as tradições têm o seu valor e a mensagem que se passa com essa prática é o desejo de saúde e fertilidade. Na minha observação, as mulheres tchecas em geral vêem com bons olhos a tradição e fazem todos os preparativos para receberem as crianças e jovens.
Neste ano não haverá a “Pomlázka“, assim como não houve as feiras de Páscoa. No entanto, a maior parte das famílias mantém a tradição de preparação das comidas e dos ovos decorados. Afinal, mesmo em quarentena conseguimos ver pela janela as folhas e flores surgindo nas árvores, indicando que primavera chegou e, com ela, a esperança de que os tempos difíceis logo passarão. E quem sabe o que poderá nascer nesse novo mundo?
Então, vou dividir com vocês algumas receitas das comidas típicas dessa época do ano por aqui. E o melhor é que dá pra se deliciar e colocar a mão na massa com as crianças ao mesmo tempo! Ou seja, diversão em dobro!
Receita de Jidáše
Ingredientes
500 g de farinha de trigo
uma pitada de sal
100 g de açúcar de sêmola
250 ml de leite
1 saco de fermento seco (ou 25 g de fermento fresco)
3 gemas
casca de 1 limão
120 g de manteiga derretida
gema e colher de leite para pincelar
mel misturado com um pouco de rum para passar no final
Como preparar:
Peneire a farinha com uma pitada de sal em uma tigela, adicione o açúcar, faça um buraco no meio e despeje leite morno. Coloque o fermento, adicione as gemas e as raspas de limão raladas. Finalmente, despeje a manteiga morna derretida e faça uma massa macia.
Cubra a massa com um pano e deixe crescer em um local quente. Após cerca de uma hora e meia deve dobrar o volume.
Separe os pedaços de 50 g da massa e enrole em uma superfície enfarinhada com cerca de um centímetro de espessura e 25 cm de comprimento. Faça tranças ou o formato de um nó. Coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga e deixe crescer por 30 minutos. Em seguida, pincele com gema de ovo misturada com leite e asse por 15 a 20 minutos em forno aquecido a 160 ° C. Sirva coberto com mel, que você pode misturar com um pouco de rum.
Receita de Velikonoční máslový beránek

O Velikonoční máslový beránek aqui de casa (Arquivo Pessoal)
Ingredientes:
200 g de açúcar em pó
120 g de manteiga
3 ovos
400 g de farinha de trigo semi-grossa
25 ml de leite
1 saquinho de fermento em pó
1 saquinho de baunilha
1 casca de limão
chocolate para cobertura (opcional)
Como preparar:
Bata as gemas, a manteiga e o açúcar na batedeira. Adicione gradualmente a farinha, o leite, a baunilha, o fermento e a casca de limão. Finalmente, misture cuidadosamente as claras em neve. Despeje a massa em um molde pequeno, untado de manteiga e farinha. Asse a cerca de 170 ° C por 45 minutos a 1 hora. Cubra com chocolate derretido (opcional).
Receita de Perníčky

Nossos Perníčky (arquivo pessoal)
Ingredientes:
400 g de farinha de trigo
1 colher de chá de especiarias de gengibre (trata-se de uma mistura de vários temperos, os mais importantes são gengibre, canela e anis estrelado)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 ovos
140 g de açúcar refinado
2 colheres de sopa de mel líquido
50 g de manteiga
Para pincelar:
1 gema
Como preparar:
Misture os ingredientes acima até a massa ficar macia e elástica. Enrole a massa em papel alumínio e deixe descansar na geladeira durante a noite.
No dia seguinte, estenda uma massa com cerca de 1/2 cm de espessura, corte várias formas de pão de gengibre, unte com gema de ovo e asse a 160 ° C por cerca de 8 minutos.
Bata uma clara em neve com açúcar refinado até ficar consistente. Coloque o conteúdo em um saco de confeiteiro e faça a decoração.
E onde você mora, tem alguma tradição ou comida típica nessa época do ano?
Feliz Páscoa para todos!!!