Na Alemanha, há inúmeros espaços verdes onde se pode plantar uma horta, flores, furtas e hortaliças e onde também as famílias podem se reunir e as crianças podem brincar livremente. Em cada região do país, usa-se um nome específico para eles – o mais comum é o Schrebergarten , que podemos traduzir como jardim de loteamento. Vou contar para vocês um pouco sobre eles. Eu conheço Gartenverein (associação de jardins), der Kleingarten (pequeno jardim) o os Schrebergarten- nome dado em homenagem ao médico Daniel Schrebergarten, que foi quem incentivou a criação destes espaços por toda a Alemanha. Estima-se que mais de cinco milhões de alemães utilizam os jardins de loteamento. Vale ressaltar, que tem muitos estrangeiros que também possuem jardins, e, nesses casos, acredito que os números podem ser ainda mais altos.
Leia também Nossa horta caseira na França
O intuito dos jardins de loteamento é oferecer melhor qualidade de vida, em especial às famílias com crianças.
Ter um jardim para família aqui na Alemanha significativa ter uma ótima atividade de lazer, contato com a jardinagem e a natureza, cultivo barato de legumes, hortaliças, verduras e frutas. As crianças têm também a oportunidade e experiência pessoal de semear, plantar, cultivar, ver florescer e colher os frutos do seu trabalho. É uma idéia bem legal ou não?
Sobre os jardins de loteamentos
Aqui na cidade onde moro, Braunschweig, falamos “Gartenverein“, que quer dizer associação de jardins. Você tem idéia de como funciona a associação de jardins? São pequenos lotes, que podem ser arrendados por um baixo custo (será baixo mesmo?). Esses lotes ficam localizados num complexo com vários pequenos jardins. Os jardins são todos individuais, mas com instalações comunitárias, como por exemplo área de recreação, uma pequena lanchonete e um espaço, que pode ser alugados pelos sócios do jardim para comemorações.
Vale ressaltar que no jardim so é permitido plantar hortaliças, frutas e legumes exclusivamente para uso pessoal.
Uso de um lote

Um jardim urbano (ou jardim de loteamento) alemão. Foto: Eberhard/Fotolia.com. em Gabot.de
Quando uma pessoa adquire um pequeno jardim na Alemanha, ela já tem que ter em mente que existem muitas regras condicionadas à aquisição do jardim. Em outras palavras, o proprietário do jardim não terá total liberdade.
A associação já tem um projeto pronto de como o seu jardim será implantado. Isso significa que em um jardim de loteamento o proprietário pode: plantar frutas, hortaliças ou legumes; ter gramado e/ou plantas ornamentais. Também pode fazer uma pequena área de lazer para as crianças, além de uma pequena casinha que eles chamam aqui de “Gartenhaus”.
Já o banheiro tem que ser orgânico. Já deu para ter uma ideia de que são muitas regras para se adquirir um pequeno jardim, não é? Eu sempre quis ter um jardim, mas confesso que mediante tantas regras, eu acabei desistindo. Leia por favor o texto até final e você vai entender o porquê.
Qual o custo aproximado de um jardim de loteamento?
Você tem que considerar, inicialmente, três tipos de despesas para um jardim de loteamento:
- O custo do terreno;
- As primeiras plantas; e,
- Todos os utensílios de jardinagem.
Quanto à aquisição de um jardim em Braunschweig, o valor é calculado a partir da avaliação acima mencionada e os preços variam entre dois a quatro mil euros.
Na verdade, o que geralmente é mais caro é o galpão do jardim (a casinha Gartenhaus). Se é feita de madeira e tiver mais de 30 anos, seu valor tenderá a zero, mas isso depende das condições da casa. Se a casa estiver em perfeitas condições, você geralmente precisará pagar algum valor ao proprietário.
Leia também Jardinagem na Inglaterra – plantando flores, frutas e legumes
O proprietário do jardim sempre faz um proposta justa. Os canteiros e as caixas de compostagem também são incluídos no valor, e certamente as plantas são itens valiosos nos jardins.
Na avaliação dos bens existentes nos loteamentos, são listados os preços individuais, como por exemplo: uma árvore frutífera custa entre cinco e setenta euros, dependendo do tamanho e das condições da árvore. Para você entender melhor, todas as coisas que foram construídas, cultivadas e plantadas no jardim serão incluídas na proposta de venda.
Responsabilidades da Associação de Jardins
Aliás, é importante também saber que a associação de jardins não se importa, ou não está interessada, por nenhum dos utensílios existentes no jardim, como as ferramentas de jardinagem, casinha, móveis, árvores e plantas. Eles cuidam somente do contrato de aquisição do uso do terreno.
Quando você arrenda um jardim, estão incluídos as taxas de uso do jardim e seu aluguel. Os custos de manutenção da associação, eletricidade, água ou seguro devem ser calculados à parte. Se você somar todas as despesas acima citadas, terá um custo anual de cerca de 270 euros, ou seja, 22 euros por mês para o seu jardim de loteamento.
Direitos e obrigações
Algumas informações fornecidas em um site alemão chamado t-online mostram que os jardins de loteamentos não devem ser maiores do que 400 metros quadrados. Na prática, os lotes variam entre 200 e 450 metros quadrados, dependendo do estado.
Projeto do Estado
Existe, também aqui em Braunschweig, um projeto chamado “Interkultureller Garten” (jardim intercultural). Esse projeto foi criado para os refugiados e suas famílias que vieram viver na Alemanha . O intuito do projeto é dar aos refugiados e seus familiares a oportunidade de integração e inclusão social em um ambiente informal como o do jardim.
No jardim intercultural, eles recebem todo apoio e assistência, além de terem acesso a muitos cursos na área da educação e saúde. Segundo os organizadores do projeto, é por meio da jardinagem que os os refugiados têm a oportunidade de restaurarem a conexão com a natureza e o lar, trabalhando com o solo e as plantas de forma sócio-terapêutica.
O encanto de ter um jardim caiu por terra
Meu sonho de ter um jardim pra chamar de meu aqui na Alemanha terminou depois que descobri o quanto é burocrático e trabalhoso. Sem contar que, tudo tem que ser bem certinho, de acordo exatamente como está no seu contrato.
E vou contar um segredo para vocês: eu particularmente acho que os alemães reclamam demais. Se uma folha cair no lugar errado, eles podem fazer um show ou dar um baile, vamos dizer assim. Agora imagina só, se eles tivessem uma brasileira animada e feliz da vida, assim como eu, como vizinha de jardim?
Por favor, não me interpretem mal. Eu sempre respeitei e continuo respeitando todas as leis e regras, mas, eu amo ouvir música, adoro receber visitas e sou apaixonada por festas. Por esses motivos acredito que não iria dar certo eu ter um jardim…
Um abraço de Brunsvique e me acompanhem nos próximos textos!
Tschüss (Tchau)