Nove curiosidades sobre o verão israelense
Sempre adorei verão, férias de verão, sol, calor, praia, piscina e tudo relacionado exceto as chuvas e aquele trânsito infernal pra descer pro litoral. O verão no Oriente Médio, mais precisamente em Israel, pode ter diminuído um pouco essa minha paixão, mas ainda é a minha estação favorita em qualquer lugar do planeta.
1. Horário de verão
Outra coisa que adoro é horário de verão. Aqui ele começa na primavera e vai até o início do outono e, pra minha felicidade e desgosto de muitos, dura 7 meses. No Brasil ele me trazia uma sensação de segurança já que o dia era mais longo e aqui ele simplesmente me alegra, pois o sol passa a ser pôr por volta das 19:45.
2. Temperatura alta
Embora o verão e o inverno sejam bem marcados pela diferença de temperaturas posso dizer que o verão aqui é, sem dúvida, bem mais rigoroso que o inverno, e tanto a primavera quanto o outono são curtíssimos. No alto verão em Tel Aviv, a média de 32 graus não seria assim tão quente se não fosse a umidade, sorte de quem mora em Jerusalem que tem um clima bem seco. Mas quem sou eu pra reclamar dos 32 graus enquanto no Mar Vermelho ou no Mar Morto faz mais de 40?
3. Sol todos os dias, não chove nem a pau!
Sempre achei engraçado quando um israelense descrevia sua experiência de ter vivenciado chuva no verão do Brasil, período de chuvas aqui é inverno. Se bem que nos últimos anos tem caído uma chuva aqui e acolá fora de época. Confesso que esse foi um dos muitos fatores que Israel conquistou meu coração. Imagine a alegria de planejar um dia na praia e não ter que se preocupar se vai chover ou não (risos).
4. Praia e seus costumes
Muitas das praias no Brasil são excepcionalmente lindas, portanto é difícil concorrer com a benção da nossa natureza. Confesso que ainda me faz falta um pouco de verde em volta ou tomar água de coco na praia, mas nem de longe acho chato a falta de ambulantes vendendo o que quer que seja.
Tem farofa? Ah, isso tem e é esporte nacional (risos) só que sem a farofa e o sentido pejorativo. Levar comida pra praia é normal. O legal é que, em geral, é salada de pepino, tomate, salsinha etc, e muita fruta como melancia, melão, uvas, damasco fresco entre outras. Israelense é tão empolgado nesse sentido que muitos levam barraquinhas, mesas dobráveis e cadeiras pro banquete.
Famílias com crianças pequenas em geral vão cedinho ou chegam à praia só no final da tarde. Aqueles que ficam no meio do dia competem por uma sombra abaixo dos caramanchões ou alugam guarda-sóis.
Leia também: Alimentação infantil em Israel: o que tem de bom e de ruim?
5. Proteção solar, chapéu e cores escuras
Embora caros, os protetores solares aqui são de ótima qualidade. Eles são tão bons que é um mimo que minha mãe sempre fica feliz em ganhar de presente. Entre outras formas de proteção estão os chapéus e as roupas de cores escuras. Até pouco tempo era muito comum ver jovens usando bastante preto no verão. Nunca conversei sobre isso com um israelense mas é comprovado fisicamente que as cores escuras nos mantém frescos por refletir os raios do sol, porém o truque está na leveza dos tecidos. Leia mais a respeito aqui.
Os bebês e as crianças são super bem cuidados no quesito proteção solar, tanto por bons produtos como por roupinhas adequadas, inclusive com proteção UV no próprio tecido. Bebês e crianças pequenas quase sempre usam os maiôs estilo macacãozinho, cobrindo meio braço e até o joelho, além de chapéu protegendo a parte de trás do pescoço.
6. Câncer de pele
Em 2000, segundo a ICA (Israel Câncer Association), Israel era o terceiro país do mundo em casos de câncer de pele, perdendo somente para a Austrália e a Nova Zelândia. Hoje, orgulhosamente ocupamos o 20o lugar em ocorrências graças às campanhas de prevenção.
7. Água, muita água!
Logo nos primeiros anos em que me mudei pra cá sempre via uma campanha na televisão alertando a importância de se evitar a desidratação bebendo água e levando consigo sempre uma garrafinha cheia. A impressão que eu tenho é que todo mundo tem uma na bolsa, bebe-se muita água aqui. A menor menção de qualquer incômodo ou dorzinha logo te perguntam se você tomou água. Como eu adoro beber água me enquadrei super fácil.
8. Ar condicionado
Aqui tem ar condicionado em tudo que é lugar, lojas, cafés, restaurantes, shoppings, ônibus, trens, escolas e se um dia vierem nos visitar, tragam uma blusinha levinha, pois lá fora pode fazer 35oC, mas no supermercado pode fazer -2oC (risos).
9. Gente na rua
Bem, claro que as atividades em parques, praias ou passeios em cachoeiras se intensificam nessa época do ano, mas sempre levando em conta que o calor intenso, por vezes, também limita. Gente na rua tem o ano todo, israelense adora passear e curtir o tão amado país, talvez no verão acompanhado de um “hoje está quente demais”.
2 Comentários
tri-lingue , ne? hebraico com o pai , ingles e portugues com a mae
Oi Dr. Marcelo, tudo bem? Por enquanto é bilingue, rsss. Ainda não arriscamos o inglês com ela mas creio que acontecerá naturalmente. Obrigada pelo comentário.