Desta vez eu quis escrever sobre algo alegre, colorido, vivo e que nos traz muitas alegrias. Resolvi escrever sobre jardinagem na Inglaterra!
Quando vim de São Paulo para morar no Reino Unido, já gostava muito de plantas. Mas nunca havia tentando semear sementes e tão pouco fazer uma mini-horta. Eu sempre comprava lindas plantas para decorar o meu apartamento e enfeitar o lar.
Se tem uma coisa muito legal que aprendi na Inglaterra foi plantar flores, frutas, legumes e hortaliças e curtir muito o meu jardim. Para aqueles que não têm jardim, e têm vontade de praticar jardinagem, é possível cultivar a sua horta e flores dentro de casa usando vasos, caixotes, potinhos. Pode ser uma horta vertical, em prateleiras ou da forma que a sua criatividade permitir.
Clique neste link para ver 63 ideias para criar uma horta vertical.
Jardinagem na Inglaterra
O meu interesse começou com o meu encanto pelos jardins ingleses. Sempre tão arrumados e bonitos. Eu me animei a tentar criar uma hortinha aqui em casa e saí em busca de informações e conhecimentos sobre o assunto. Assisti a alguns programas de TV, li artigos em jornais e revistas e troquei dicas e idéias com os meus amigos e familiares. Os ingleses adoram dar dicas sobre plantas: como cuidar delas, que pesticidas naturais usar e trocar mudas de plantas.
No jardim de casa eu costumo plantar girassol, narciso, calêndula, tulipa, hortênsia e outras flores, manjericão, salsinha, coentro, cebolinha, alface, espinafre, tomate, morango, lavanda, abóbora entre outros.
Claro que tudo isto é produzido após algumas tentativas que acabam em erros e acertos que, aos poucos, viram plantinhas de verdade e o jardim vai se transformando…
Defensivos naturais
O interessante também é aprender sobre os defensivos naturais para manter o seu jardim livre das pragas. Eu costumo usar cascas de laranjas cortadas pela metade para proteger o meu jardim das lesmas e caracóis sem matá-los. A idéia é espalhar as cascas de laranja embebidas em cerveja pelo jardim. As pragas são atraídas por estas armadilhas e após algumas horas poderão ser facilmente recolhidas.
Outra boa dica é misturar uma parte de vinagre em duas partes de água e borrifar nas plantas para se ver livre dos fungos. Aprenda mais sobre defensivos naturais aqui.
Benefícios da jardinagem
Eu descobri na jardinagem uma ótima terapia. Cada vez que você se dedica às suas plantas, você sai daquele mundo de correria e preocupações e descansa a mente, exercita os músculos, trabalha ao ar livre. Tudo isso ajuda a melhorar as funções motoras do corpo, reduz a depressão, aumenta a autoestima e ajuda na concentração e motivação.
A jardinagem estimula também o convívio entre as pessoas. Sempre que posso envolvo meu marido e as crianças nos projetos do jardim. Quando e contato com a terra, as crianças se divertem, usam a criatividade, aprendem a se concentrar no que estão fazendo e também sobre alimentação saudável e nutritiva. As crianças adoram participar de competições para ver quem consegue ter o girassol mais alto ou decorar uma abóbora para a festa do Halloween que foi cultivada por elas mesmas.
Além de ser um passatempo maravilhoso, no qual você está em contato direto com a terra e a natureza, oferece a possibilidade de se alimentar de frutas e legumes sem nenhum agrotóxico. Você sabe exatamente como o que está consumindo foi cultivado, e tem o prazer de se alimentar de uma forma mais saudável, barata e sustentável.
Ecologia e composteira
Outro benefício e uma ação bem ecológica é a redução do desperdício, ja que o melhor adubo é o produzido por matéria orgânica dentro de uma composteira. Você pode eliminar o resíduo orgânico da sua casa de maneira sustentável: basta colocar os restos de alimentos como talões e casca de verduras e frutas (menos as cítricas), casca de ovo, borra de café, podas de grama e folhas secas dentro da composteira para convertê-los em excelentes fontes de nitrogênio.
Não sabe como fazer a sua própria composteira? Aprenda aqui!
Allotments – Loteamentos
Aqui na Inglaterra, se você gosta de jardinagem mas acha que não tem espaço suficiente para plantar as coisas que você gosta, pode fazer parte de um allotment (loteamento). Para quem não conhece, um allotment é basicamente um jardim comunitário dividido em várias partes que são alugadas pela prefeitura para pessoas cultivarem legumes, hortaliças e frutas.
Estes espaços se transformam em uma comunidade de pessoas interessadas em jardinagem e são um ótimo lugar para se fazer novos amigos, relaxar e produzir deliciosas frutas e legumes sem pesticidas.
Se você tem interesse, contate o seu city council (prefeitura) e coloque o seu nome na lista de espera. Quando houver um espaço disponível, você será informada e assinará um documento chamado tenancy agreement = contrato de aluguel, onde estão listados os seus direitos e responsabilidades como plot holder – inquilino do loteamento. Esses contratos normalmente são assinados por um ano e podem ser renovados. O aluguel anual varia de 25 a 165 libras.
Tenho que dizer que cultivar todas essas verduras, frutas e flores só trazem felicidades para mim e a minha família. É super divertido, criativo e muitas coisas você não precisa comprar no supermercado. Tem alimentação mais saudável e um tempo para si mesma fazendo algo que te dá prazer.
Então, aqui vai a minha dica: não importa se você vive em apartamento ou casa, vale muito a pena investir algum tempo e dinheiro em plantas!
Procurando o que fazer com as crianças? Leia algumas dicas em Cinco atividades para se fazer com os pequenos no frio na Europa
4 Comentários
Ana, adorei seu texto! Vendo as flores florirem nos parques deu até vontade de comprar muda e plantar aqui…
Aqui na casa que alugamos tem um jardim com grama no quintal. Eu até queria dar uma arrumada mas ainda não comecei. Tenho várias dúvidas. No meio da grama tem várias outras plantas aparecendo, mas eu não sei o que é praga e o que é legal de manter. Tem uma parte que parece que já foi usada para plantar alguma folha (tipo a wild rocket) mas não sei se são comestíveis. Acho que para descobrir teria que contratar pelo menos 1 vez um pessoal que faz jardinagem, né? Tem só 2 meses que mudamos para cá, então não conheço as coisas direito…
A propósito, a coordenação da escola em que minhas filhas estudam pediu que os pais assinassem uma petição pedindo investimentos em educação (que a cada ano vem recebendo cortes). Vocês assinaram? Acho que é muito importante para todos, principalmente para os que tem filhos em idade escolar aqui na Inglaterra. Segue o link: https://petition.parliament.uk/petitions/232220
Abs
Lirian, muito obrigada pela sua mensagem, que bom que você gostou do texto.
Realmente ás vezes é difícil saber o que é praga e o que é planta, mas com o tempo a gente vai aprendendo. Boa sorte com a sua jardinagem, esta é uma época ideal para cuidar do jardim e plantar flores e legumes.
Obrigada por dividir o link pedindo investimentos em educação, muito importante esta petição.
um abraço, Ana
Olá, Ana!!!Estava a procura de aprender mais sobre plantas e cultivo em países frios e coincidentemente me deparei com sua página, me mudei pra Bristol agora e me interessei não só pelo artigo mas também pelos encontros de mães, era professora no Brasil e nossa língua é uma de minhas paixões!!!Seu artigo foi um achado…lkkk
[…] Leia também Jardinagem na Inglaterra – plantando flores, frutas e legumes […]