Existe inverno no sul da Flórida?
Logo que nos mudamos para o sul da Flórida essa foi uma das perguntas que eu mais me fazia. Será que em algum momento do ano vamos ter um friozinho por aqui?
Então…se você não é fã de calor, melhor repensar sobre a ideia de vir morar aqui, pois parece que nunca temos inverno!
Teoricamente, estamos no inverno de dezembro a fevereiro, mas na prática não é bem assim. Frio por aqui só dentro das casas e estabelecimentos com ar-condicionado ligado.
Tirando algumas poucas vezes em que chega uma frente fria, no geral o clima é predominante quente o ano todo.
Flórida: o “Estado do Sol”
Se você estiver a passeio por aqui e prestar a atenção nas placas dos carros, vai ver que muitas delas tem o escrito “Sunshine State” (Estado do Sol). Isso é um dos grandes motivos que muitas famílias se mudam para cá. Saem do frio dos estados do norte e vêm curtir esse clima de “verão quase o ano todo”, principalmente as pessoas que já estão na melhor idade.
Agora se você curte um friozinho e sente falta dele por aqui, passear nos supermercados ou shoppings pode te ajudar a matar essa saudade. Aprendi aqui que sempre é bom ter um moletom por perto quando saímos de casa porque com certeza você irá entrar em alguma loja ou shopping que tem o ar-condicionado ligado no nível “criando pinguins”.
Não estou brincando não! Tem supermercado que parece que você está dentro de um iglu! E neste caso se você não estiver com uma blusinha ou moletom por perto, vai reclamar do começo ao fim das compras, mais ou menos como eu costumo fazer.
Este ano a frente fria que veio pra cá foi mais forte do que esperávamos. E aqui em casa foi uma caça às blusas, aos gorros e aos cachecóis que estavam escondidos no fundo dos armários. Claro que tudo estava com aquele cheirinho de roupa guardada e esquecida há séculos.
Leia mais sobre Inverno na Europa com crianças? Cinco atividades para se fazer com os pequenos no frio
O lado bom é que toda casa por aqui tem secadora então dá para lavar tudo rapidinho. O lado ruim é que nem tudo pode ir na secadora. Blusa de lã é algo que se transforma em roupinha para boneca quando usamos a secadora. E como não é costume as casas terem varal, tive que improvisar um para secar a roupa que não podia ir na secadora.
Ahhh, mas por que você não foi comprar uma blusa de frio nova? Aí é tão baratinho…
Sim, há muitas opções de lugares com preços bem legais para se comprar roupas, mas como falei lá no começo do texto, estamos no sul da Flórida, então não é em todo lugar que você encontra aquele agasalho mega quentinho. Mas um moletom com certeza você vai encontrar.
Então por que morar num lugar tão quente o ano todo?
Sempre que me perguntam sobre isso, a primeira resposta é: não nasci para ser pinguim. Descobri isso uma vez que fui a Nova Iorque e a temperatura chegou a 5-6 graus. Isso definitivamente não é pra mim!
Prefiro muito mais o calor constante daqui do que o frio congelante de lá…nossa, até rimou!
Cuidados com a pele
Por aqui aprendi também a cuidar mais da minha pele. Não dá para você sair para caminhar num baita solzão sem uma proteção. Produtos para proteger a pele tem aos montes nas farmácias. Dá até para escolher um para cada parte do corpo!
E isso é sério, aqui na terra do sol quente, todo cuidado com a pele é pouco!
Lembro dos primeiros meses logo que mudamos e eu inventei de ir de bicicleta para todo lugar perto de casa…supermercado, farmácia, banco. A pessoa passa protetor solar até dentro da orelha, mas esquece do couro cabeludo, e para piorar esquece de usar um chapéu ou boné. Resultado: um vermelhão horrível na cabeça, couro cabeludo ardido que não dava nem para lavar os cabelos direito. Puro amadorismo.
Como a cidade se prepara para o calor
Mas você deve estar pensando: nossa, mas se lá é tão quente assim o ano todo deve ser terrível! Lembra do que falei sobre passear nas lojas com ar-condicionado ligado no extremo? Então, tirando esse detalhe, todo lugar é preparado para esse calor infer… impossível!
Todas as casas, todas as lojas, as salas de aulas nas escolas, os ônibus e até os trolleys (aqueles bondinhos bonitinhos que circulam por aqui) têm ar-condicionado! Com isso a gente não derrete sempre que sai na rua, quero dizer, não na rua literalmente, porque acaba que ninguém fica andando a pé quando estamos no verãozão daqui. O sair na rua é mais sair de carro e ir a algum lugar do que sair na rua e andar a pé na rua.
Acho que por conta desse calor todo, a variedade de sorvetes que encontramos nos supermercados é algo incrível. Fora as diferentes sorveterias com sabores e formas diferentes de apresentar os sorvetes. Os fãs dos gelattos piram!
Então, se você curte calor, o sul da flórida será um paraíso para você. E se você está pensando em morar aqui no sul ou mesmo está vindo passear, lembre-se sempre de se proteger do sol. Ele é bem fortinho e queima bem!
1 Comentário
[…] Leia também Existe inverno no sul da Flórida? […]