Vai chegando o fim de ano e todo mundo já fica esperando as famosas promoções de novembro e dezembro nos EUA. Acho que a mais famosa é a Black Friday, mas existe uma outra logo após ThanksGiving (Dia de Ação de Graças) conhecida como Cyber Monday. Ela acontece na segunda-feira após o Dia de Ação de Graças, que este ano cai no dia 22 de novembro, e foi criada para estimular ainda mais as compras online.
A Cyber Monday acabou ficando conhecida em vários países, inclusive no Brasil, e o diferencial dela é que, enquanto a famosa Black Friday tem um foco maior no comércio feito por lojas físicas, a Cyber está voltada para as vendas online. Ela não tem a mesma força que a Black Friday, mas acaba sendo uma boa opção para os produtos que você não conseguir comprar na sexta-feira e, melhor, você pode fazer as compras no conforto do seu lar.
Não sei se é um “sentimento” geral, mas nessa época do ano por aqui parece que muitas pessoas são picadas pelo bichinho do “preciso comprar algo” ou mesmo pelo “não posso perder essa promoção”. Eu mesma fico esperando chegar esse período só para dar uma olhadinha se, de repente, algo que eu goste ou esteja precisando entrou nessas grandes promoções. Ok, nem sempre você encontrará tudo o que gostaria que estivesse com um baita descontão, mas não custa nada dar uma olhadinha, não é?
Muita gente (estou na lista) fica esperando por essas datas para aproveitar descontos que podem chegar a 80% ou 90%. Claro que isso gera um movimento grande de consumidores fazendo filas enormes, praticamente acampados na frente de lojas famosas para comprar desde roupas e brinquedos até equipamentos eletrônicos.
Faça uma lista
Uma coisa que aprendi e vale muito quando o assunto é compras nas grandes promoções: se programe! Sim, faça a listinha do que você realmente quer comprar, do que precisa comprar e do que “se eu achar, eu levo”.
Se você pretende fazer as compras online, já faça seu cadastro nos sites das lojas para evitar que no dia tenha que perder tempo com isso. E marque em algum lugar o usuário e a senha. Vai que na hora dá branco e você esquece? Melhor prevenir.
A ideia de ir a uma loja que provavelmente vai estar lotada por causa dessas promoções pode ser uma experiência um tanto tensa quando se tem filhos. Então, se possível, não leve as crianças. Imagine um local cheio de gente querendo fazer compras, às vezes enlouquecidamente, e você com uma criança pequena que pode se perder a qualquer mudança de vista? Além do que, para os pequenos pode ser um passeio cansativo.
E vale sempre lembrar da segurança: não se distraia vendo todos aqueles produtos te esperando e você deixando sua bolsa ou as outras compras de lado! Perder compras ou até mesmo ser furtada no meio de uma loucura de gente é possível.
Pesquise antes os valores reais
A programação das compras pode e deve ser feita com algum tempo de antecedência. Pesquise os valores em média do produto que você planeja comprar e, se possível, marque quais as lojas você pesquisou. Parece doideira de gente mega organizada, mas se você já pensar neste planejamento com sua lista, valores, lojas e já traçar as opções de roteiros, tudo isso ajudará muito no dia das compras.
Por exemplo, eletrônicos e brinquedos são itens que geralmente acabam primeiro nas lojas, então se organize para ir inicialmente a esses locais. Deixe itens menos desejados para o final da lista. Há lojas onde o estoque acaba muito rápido, exemplos típicos são a Best Buy, o Walmart e a Target. Se elas estão nos seus planos, prepare-se para ir bem cedo e tenha na manga um plano B. Veja outras lojas que vendem o mesmo produto que você quer comprar lá, caso não consiga poderá ir a uma dessas lojas.
E nada de “deixa que eu faço sozinha”! Tente ir com mais alguém, leve o marido, namorado, irmã, um grupo de amigas, chame o Darth Vader, mas leve alguém com você para ajudar. Muitas vezes, enquanto um está em um setor da loja, o outro pode ir para outro setor e conseguir adiantar mais um item da lista.
Leia também: Consumismo: como proteger as nossas crianças?
Algo que nunca fiz mas que achei bem útil é levar uma daquelas malas de rodinhas do tipo esportiva. Sempre que vejo me lembra muito “mala de surfista”. Acaba sendo uma boa alternativa para carregar as compras sem correr o risco de esquecer algo pelo caminho.
Nem preciso lembrar do quesito conforto. Use roupas confortáveis, tênis ou sapatos que não incomodem. Experiência própria: nada de chinelos ou sandálias! Já levei um pisão em uma loja que, por mais que eu não tenha falado palavrões, me fez pensar em coisas horríveis para dizer pea pessoa que me pisou e nem ligou para o coitado do meu pé esmagadinho ali.
E não, não deixe suas compras à vista no carro! Evite levar os itens ao carro e voltar à loja para continuar comprando. Só leve ao carro no momento em que for embora daquela loja. Não importa o lugar, sempre pode ter alguém com “intenções do Lado Negro da Força” ali de olho nessa movimentação toda.
E para quem vem a passeio e quer aproveitar essas datas, antes de sair comprando o mundo, dê uma olhada dos limites permitidos para levar de volta pra casa.
Um ótimo site para já ir se preparando e pesquisar sobre as promoções: blackfriday.com
Boas compras!