Dia dos Pais no Canadá – as tarefas do super-herói na família
Estou aqui ainda emocionada com as homenagens ao dia das mães, mas hoje minha atenção se volta àqueles que são o primeiro amor das nossas meninas e os super-heróis dos nossos meninos: os papais!
O dia dos pais no Canadá (assim como na França e Estados-Unidos), é comemorado no terceiro domingo de junho, portanto neste ano de 2018, dia 17. E seguindo a premissa do ‘não basta ser pai, tem que participar’, vou contar um pouquinho de como vejo aqui o papel do pai dentro da família. Lembrando sempre que famílias e rotinas não são iguais, o que trago é a minha experiência tendo um papai dentro de casa e vivendo e vivenciando a rotina de pais canadenses.
O grande lance aqui é que homem e mulher têm divisão de tarefas. Temos estações bem definidas e para cada delas atividades específicas com os cuidados da casa. Então é preciso dividir quem corta a grama, quem planta as flores, quem as rega, quem tira a neve do carro, quem tira a neve da escada da entrada, quem recolhe as folhas das árvores que caem no quintal no outono, e por aí ai vai. Enquanto isso as tarefas lá de dentro da casa continuam.
Tarefas domésticas
Começando pelo temido tema em muitas famílias, por vezes ponto de discussão e briga. Quem é que não gosta de casa limpa, cheirosa e organizada? Considerando que a rotina intensa nos faz priorizar atividades se quisermos passar mais tempo com os filhos e que, aqui em casa como exemplo, papai e mamãe trabalham fora o dia todo, é preciso dividir tarefas para que ambos tenham tempo de qualidade em família. Afinal, não vale o descanso só pra um e nem o trabalho só pra um.
Mamãe: – Vamos dividir as tarefas, ok?
Papai: – Ok.
Mamãe: – Você lava a louça.
Papai comprou uma lava-louças. E arruma perfeitamente tudo dentro da máquina, antes de ligá-la. Acabei ganhando tempo nessa.
Mamãe : – Você passa o aspirador.
Papai : – Ok.
Papai comprou um iRobot, o aspirador robô inteligente que com um clique sai aspirando a casa e volta pra base assim que termina. Mamãe continua passando o pano, tirando o pó, mas está feliz com o ‘meio caminho andado’.
E na hora do banho da nossa filha …
Mamãe : – Sobe pra dar banho nela, enquanto termino a janta?
Papai : – Ok.
Leia também: Ser mãe em tempo integral no Canadá
Mamãe escuta risos e decide subir lentamente as escadas para apreciar aquela vozinha de quem está aprontando com a água dentro da banheira e…vê papai e filha brincando. Mamãe se faz presente pra lavar o cabelo da pequena sereia, finalizar o banho, secá-la, pôr o pijama. Por fim papai aprendeu tudo e faz o ciclo completo. A hora do banho faz parte da rotina e gostamos de estar juntos, mas quando precisamos nos dividir, os dois sabem fazer (e papai se diverte também).
Na escola
Nossa filha ainda não está em idade escolar, não tem dever de casa pra fazer, mas frequenta uma escolinha há alguns meses e tem uma rotina de horários. Papai os conhece e reconhece que é bacana ir buscar nossa aluna serelepe também.
Não é coisa rara ver os papais indo buscar e levar as crianças na escola ou atividades extra-curriculares. Acho incrível esse comprometimento. Pais envolvidos, que levam os filhos pro treino de hockey ou pra um dia de ski, são grandes incentivadores pros pequenos, com certeza.
Vida social
Aniversários, confraternizações, viagens… é sempre uma gestão de tempo que deve ser seguida a risca para quem tem filhos, para que tudo dê certo e para que não haja stress nas saídas. Mamãe é quem gosta de arrumar a bolsa da pequena com as roupinhas de troca combinando, uma cobertinha a mais, enfim coisas que mulheres no geral dão mais atenção que homens. E enquanto isso, papai já colocou o casaco na filha e já estão indo para o carro. Assim tudo flui, ganhamos tempo e todo mundo fica feliz.
Sabe, mesmo vivenciando uma cultura onde homens e mulheres compartilham os afazeres do dia-a-dia, para mim não há o certo e errado em como os pais se dividem. Para mim hoje existe o conceito do que dá ou não certo para a nossa família, para o nosso dia-a-dia.
O que continuo achando é que o papel da mulher enquanto mãe sempre terá um peso diferente do papel do pai. Isso pra mim é algo natural. A natureza nos fez assim. Já com a responsabilidade de gerar e carregar uma vida. De amamentar, de acalentar e dar o colo, o mesmo que a figura masculina que hoje é pai, também já pediu para aquela que o gerou, sua mãe. Mas se nós somos aquelas do ‘ só mãe entende’ , eles são aqueles do ‘quero ser igual à você quando crescer’. Porque eles são sinal de proteção e força. E ah! Como é bom ver nossos filhos crescendo, se espelhando naquele que os ama incondicionalmente e tem um lugar especial na sua criação e desenvolvimento. Papais, independente de como a sociedade os reconhece, no fim o que importa é como seu filho te vê, então, feliz dia dos pais ao papais do mundo inteiro !