No texto anterior, eu conto sobre como são celebradas algumas datas comemorativas na Costa Rica. Sendo um país multicultural, a Costa Rica tem as suas tradições mas também acolhe um pouco da cultura dos muitos estrangeiros residentes do país. A seguir, conto mais sobre algumas celebrações importantes por aqui e dou também algumas dicas de como contemplar a cultura brasileira nestes eventos.
Independência
Comemorada em 15 de setembro, é uma data de muito patriotismo e que realmente emociona, mesmo para quem ainda está conhecendo e se acostumando com as tradições.
A bandeira do país é facilmente vista por aqui durante o ano todo, porém, mais próximo dessa data, parece que brota na maioria dos jardins, entradas e janelas. Nas festividades, todas as províncias (que são parecidas com a divisão territorial que temos em estados no Brasil) são representadas com trajes típicos, símbolos, comidas e danças. Atos cívicos são realizados com demonstrações de grande respeito. E os desfiles no país pacífico que extinguiu o exército são feitos por estudantes, que transformam toda a celebração numa festa.
O documento que oficializou esse feito, a Ata da Independência da América Central, contempla Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua e Costa Rica. Esses países dividem a mesma data de independência e um pouco dessa história é representada pela “Antorcha’, a tocha que vem passando de país em país até ser recebida aqui, respeitando a rota de viagem feita originalmente pelas pessoas que traziam a ata e levaram a todos o conhecimento do seu estado independente.
Leia mais sobre A oferta de idiomas nas escolas da Costa Rica
Editar meu perfilPara simbolizar a história da convocação do povo à noite, pelas ruas escuras, feita por Dolores Bedoyada, que chamava a todos com um lampião na mão para se juntarem aos que já estavam reunidos para pressionar e pedir pela independência, os estudantes preparam para levar no desfile os famosos “faroles” – lampiões modernos, feitos de material reciclável/reaproveitado, com luzes de led dentro, imitando pequenas velas. Normalmente são em formas e figuras relacionadas ao país, seus símbolos, oficiais ou não, arquitetura, fauna e flora, e decorados com as cores da bandeira. Os que seguem essa ideia de produção são os mais vistos, mas podem representar qualquer coisa que a imaginação do seu produtor desejar. Concurso de faróis também são realizados para escolher o mais criativo e bem feito.
Qualquer criança que estude aqui, estrangeira ou não, estando por aqui nesse período, participará e gostará muito dessa festa! E os adultos também!
Dia das Culturas e Dia da ONU
Na data da chegada de Cristóvão Colombo às Américas, 12 de outubro, o que antes era chamado de “Dia das Raças”, hoje é conhecido como “Dia das Culturas” ou “Encontro das Culturas” – resultado de uma luta para a conscientização da memória da construção e preservação da identidade nacional, e também para evitar o uso de termo tão separatista. É uma celebração fundamentada na tolerância, celebra a diversidade étnica e herança espanhola, valorizando a indígena, européia, africana, asiática e demais povos, enaltecendo o caráter pluricultural e multiétnico tão presente no país.
Tendo até o nome alterado para dar um caráter mais inclusivo ao dia, podemos prever que é uma ocasião em que várias escolas abrem espaço para os imigrantes mostrarem a cultura do seu país com exposições, feiras culinárias e desfiles.
Algumas escolas optam por abrir espaço para as demais culturas em outra ocasião, na data das Nações Unidas, que acontece no dia 24 de outubro, mas que pode ser celebrada durante a semana de 20 a 26 de outubro.

Festa das Nações Unidas em escola – arquivo pessoal
Para quem vem morar por aqui com filhos em idade pré-escolar, trazer artesanato, produtos brasileiros em geral, material de personagens e personalidades, música, cartazes sobre os mais diversos temas encontrados no Brasil, livros e folclore, além da bandeira e dos símbolos nacionais, pode ser um ponto a favor nesse mês. Trajes típicos sempre são bem-vindos. As vestimentas mais comuns vistas por aqui para representar a nação verde-amarela são relacionados ao futebol.
Aliás, itens desse esporte são encontrados com menos dificuldade, como a camiseta da nossa seleção, uma bola nas nossas cores ou até mesmo a bandeira. Mas uma roupa típica de gaúcho ou prenda, baiana, sambista, dançarino de frevo, cangaceiro… com certeza não vai encontrar! As roupas das tradicionais festas junina e julina, quando trazidas de antemão, são uma possibilidade para essa apresentação de cultura e também para as festas dentro da nossa comunidade.
Halloween, Dia de los Muertos, Dia de los Fieles Defuntos
A “noche de las brujas” é bem festejada e muito parecida com o Halloween. Bem presente, com muita decoração remetendo a fantasmas e monstros, festas à fantasia, eventos em centros comerciais com oficinas e distribuição de muitos doces. As crianças – com suas fantasias que podem ser de qualquer coisa que imaginem, desde monstros e outras criaturas imaginárias até personalidades famosas ou profissões mais comuns (às vezes até os objetos se tornam tema) – saem batendo de porta em porta no famoso “Trick or Treat” ou “Dulces ou Travesuras”, falado assim mesmo, tanto em inglês como em espanhol.
Em outra ocasião eu comentei sobre os doces da Páscoa, que eram numa quantidade menor. Pois nesse dia os doces são muitos! Na minha visão de mãe, que difere bastante da das crianças, são até demais: balas, pirulitos, chocolates, gomas, caramelos, pipoca e até bolachas. Uma verdadeira festa para os pequenos.
Já o dia de “los Muertos” estava presente na decoração, característica da tradição mexicana e importada por aqueles que se identificam em usá-la, mas a data comemorativa oficial por aqui se chama “Día del Fieles Defuntos”, que é nos dias 1 e 2 de novembro. As pessoas visitam os cemitérios, porém com mais discrição do que em nosso país. Diferente da data no Brasil, não é feriado na Costa Rica. Se não consultar o calendário, os dias são comuns mesmo.
Nas escolas, nem todas fazem menção a essas celebrações. Na que tive mais contato, fizeram no mesmo evento: halloween, dia de los muertos, de los fieles defuntos, de todos os santos e Teng Chien festival. Quando vi que estavam abordando várias tradições num mesmo dia, levei o dia do Saci para a escola, apresentando a figura com um livro do Monteiro Lobato. A professora o recebeu em meio às demais celebrações, mostrando para a turminha, que depois recebeu pirulitos-sacis para representar modestamente nosso folclore.

Arquivo pessoal
Essas são apenas algumas das datas mais contempladas no tempo que estive aqui. Com certeza, há muitas mais, com muito mais curiosidades que ainda vão render outros textos para dividir com vocês no futuro.
1 Comentário
[…] Leia também: Datas comemorativas na Costa Rica […]