A simplicidade das festas infantis na França.
O brasileiro é conhecido mundialmente por ser um povo alegre e festeiro, enquanto o francês se encaixaria muito bem na categoria de povo mais “reservado”. Não é toa que usamos no Brasil a expressão “sair à francesa”, quando alguém quer sair de algum ambiente na maior discrição possível.
Noto diferenças entre as culturas (brasileira e francesa) praticamente todos os dias, embora more na França há quase dez anos. Tento me adaptar de todas as maneiras mas algumas coisas eu não consigo assimilar. Uma delas é a questão relacionada aos aniversários.
Leia também: Acampar com crianças na França
Como mencionado anteriormente, brasileiro ama festa. E somos especialistas em celebrar! Tudo feito por e com brasileiro é super animado e caprichado, enquanto com o francês… até o “Parabéns pra você” do francês é desanimado, nem palmas eles batem para acompanhar a música. Além da música repetir diversas vezes “joyeux anniversaire” (feliz aniversário) – não há uma letra bonitinha, como no Brasil.
Uma informação bastante divertida sobre a canção cantada nos aniversários brasileiros: a versão brasileira de “Happy Birthday To You” foi escolhida em 1942, através de um concurso nacional. E em qual outro lugar do mundo a gente canta o “Parabéns da Xuxa” depois da música oficial? Ainda tem o “parabéns” do Carequinha, a música da bênção, o “com quem será” e por aí vai… A criatividade e a animação do brasileiro são fundamentais para uma festa animada e cheia de energia!
Festas infantis na França

Foto:Arquivo pessoal. Princesas.
As festas para crianças na França são bem mais simples do que no Brasil. A decoração é irrisória e quando a festa é feita em casa não há uma grande variedade de comes e bebes. São servidos refrigerante, água e suco e, para “beliscar”, há pipoca e batata chips. Mas o bolo não pode faltar em nenhuma das duas culturas.
Que sorte a nossa sermos brasileiros e podermos comer brigadeiro! Já ouvi dizer que francês não gosta de brigadeiro porque é muito doce. Eles não sabem o que é crescer tomando leite condensado direto da lata!
Aqui não existem casas de festas grandiosas, com comes e bebes à vontade, nem com brinquedos e monitores à disposição das crianças e dos pais. Há alguns locais com brinquedos (estruturas infláveis e labirintos com escadas e escorregas), que podem ser usados para comemoração de aniversário, porém os comes e bebes são oferecidos somente para as crianças. Os pais do (a) aniversariante pagam pela quantidade de crianças convidadas e escolhem uma “fórmula”, baseada em qual parte do dia a criança vai comemorar o aniversário.
Alguns exemplos de fórmulas de aniversário (os preços podem variar em função da cidade):
Festa de manhã ou de tarde – 10 euros por criança (3 horas de festa + bolo e um suco para cada criança)
Festa com almoço – 14 euros por criança (3 horas de festa + almoço – nugget com fritas + bolo e um suco para cada criança)
A quantidade de convidados em festas de crianças francesas também é bem pequena. Normalmente os convidados são os amigos da escola mais próximos do (a) aniversariante e não a turma inteira. Para comemorar com os outros colegas, as escolas organizam as festas para os aniversariantes do mês, dentro da própria sala de aula, e os responsáveis dos aniversariantes levam bolo, bebidas, guardanapos, copos, talheres, etc. Tudo o que for consumido precisa ser embalado industrialmente, para evitar intoxicação (ou seja, nada de produtos caseiros). Caso a criança faça alguma atividade extra (futebol, natação, dança), os amiguinhos dessas atividades também poderão ser convidados, mas sempre respeitando a regra de “convidar o mais chegado” à criança que celebra o aniversário.
Nas festas francesas os pais deixam as crianças sozinhas (vi isso a partir de 3 anos de idade) e depois de algumas horas eles voltam para buscá-las. Além deste costume, uma outra coisa me chama a atenção: todos os presentes são abertos na frente dos convidados! Então, no final da festa, o (a) aniversariante senta no chão e abre presente por presente. Com a abertura do útlimo presente, está “declarado” o final da festa.
Experiência pessoal recente: minha filha de 4 anos foi convidada para uma festa de aniversário de uma coleguinha do balé. A família veio da Guyana Francesa (departamento ultramarino francês) e a festa da menininha foi super animada! Tinha comida e bebida fartas, além de música e muitas brincadeiras paras as crianças (corrida no saco, um castelo inflável, pinãta etc) e no convite estava claro que os pais eram mais do que bem-vindos.
No final da festa, comentei com a mãe da aniversariante o quanto eu tinha me divertido e disse, antes de ir embora, que tive a sensação de ter participado de uma festa brasileira. A mãe, rindo, me falou “a Guyana é tão perto do Brasil que nós somos mais brasileiros do que franceses”. Está explicado!
3 Comentários
parabens miga otimo artigo , tudo que vc escreveu eu assino em baixo ….é bem desse jeito mesmo , mais nos brasileiras sempre colocamos um pouco da nossa alegria nos aniversários do nossos filhos e os franceses adoram imagina se eles vissem como fazemos no Brasil …. beijos sucesso
Obrigada pelo carinho, Fernanda! Pode contar comigo na organização dos aniversários dos filhotes. Bjs
[…] Leia também: A simplicidade das festas infantis na França […]