Educação pré-escolar: as creches e jardins de infância na Estônia.
Existem muitos aspectos a se considerar quando começamos a pensar em tentar a vida em outro país, tais como: clima, custo de vida, oportunidade de trabalho, visto, língua, etc. E quando se tem filhos essa lista aumenta consideravelmente, pois entra a questão da creche, da educação e diversas outras coisas, que tornam a nossa decisão ainda mais difícil.
Desde que começamos a pensar em morar fora do Brasil, a minha maior preocupação passou a ser a ideia de como seria a adaptação escolar e social dos meus filhos no novo país. A ideia de viver em um lugar completamente novo e diferente para eles me tirou o sono durante muitas e muitas noites, principalmente porque o meu caçula de 3 anos, está dentro do espectro autista e em grande parte desses casos as mudancas são verdadeiros desafios.
Europa mais ao norte
Morar na Europa sempre foi um sonho que agradou a mim e a meu esposo desde os tempos de namoro e, ainda mais, depois do nascimento do nosso primogênito, hoje com 9 anos. A vontade de tentar a vida lá intensificou-se ainda mais até que, um dia, resolvemos encher o peito de coragem, arregaçar as mangas e fazer acontecer. Bem, cá estamos, há um ano, morando na pequena e charmosa Estônia: um país bem desenvolvido, localizado no norte da Europa, à beira do Mar Báltico, onde os verões são curtos e amenos e os invernos são longos e frios.
Apesar da condição climática um tanto difícil, este é um país extremamente encantador e bom de se viver, em específico a capital, Tallinn, que mais parece retirada das páginas de um conto de fadas, com sua arquitetura medieval impressa em igrejas, casas, castelos e antigas muralhas.
Como mãe de duas crianças em idade escolar, posso dizer que um dos prós de se morar na Estônia sem dúvida é o ensino público de qualidade. Afinal, poder ver seu filho ter acesso a boas escolas, sem que para isso tenhamos que pagar uma fortuna, coloca um sorriso no rosto de qualquer mãe. Nesse texto falarei um pouco sobre as creches e jardins de infância daqui.
Creches e jardins de infância internacionais
As escolas internacionais existem mundo afora para tornar a nossa vida de mãe expatriada mais fácil não é mesmo? Nem sempre! O que acontece é que, apesar de ser uma boa opção para quando não falamos o idioma local, essas escolas são relativamente caras, como é o caso aqui na Estônia, e tudo vai depender do seu orçamento e do quanto você está disposto a desembolsar.
Na Estônia não existem muitas opções de intituições escolares infantis internacionais, apenas nas cidades de Tallinn e Tartu podemos encontrar alguns jardins de infância e creches que possuem suas aulas ministradas em inglês. É possível ter acesso a uma lista dessas escolas através deste link.
Público X Privado
O país conta atualmente com um ótimo sistema de ensino pré-escolar, básico e secundário, onde 97,1% do ensino é público e apenas 2,9% dele é privado, ainda este último, recebendo apoio financeiro do governo de acordo com a quantidade determinada por cada município. Em se tratando apenas da educação infantil, esse panorama percentual não muda muito, de maneira que 9% das instituiçoes pré-escolares são privadas enquanto 93% delas são mantidas pelo Estado.
Apesar do conceito de que na Europa as escolas públicas são bem melhores do que as pagas, na Estônia as creches e jardins de infância privados são tão bons quanto os mantidos pelo governo em termos de infraestrutura e ensino.

Foto: Arquivo pessoal
Objetivos e classificações do ensino pré-escolar na Estônia
De acordo com o Ministério de Educação e Pesquisa da Estônia, o principal objetivo das instituições de ensino pré-escolares do país é apoiar o desenvolvimento das habilidades gerais da criança e promover o ensino nas seguintes áreas:
- Eu e o meio ambiente;
- Desenvolvimento da linguagem;
- Estoniano como primeira língua;
- Matemática;
- Artes;
- Música;
- Desenvolvimento físico e movimento.
Diferente do Brasil, a educação pré-escolar estoniana é direcionada para crianças entre 18 meses e 7 anos de idade. Abaixo, segue uma tabela comprativa mais detalhada das idades de ingresso nos dois países.
Educação Pré-Escolar | Estônia | Brasil |
Berçario ou creche | 18 meses a 3 anos | 6 meses a 2 anos |
Jardim de Infância | 3 anos a 7 anos | 2 anos a 5 anos |
Ensino formal | A partir dos 7 anos | A partir dos 6 anos |
Idioma e matrícula
O estoniano é o idioma usado na maioria das pré-escolas do país, mas existem também muitos jardins de infância que utilizam o russo como primeira língua. Isso, porque é grande número de famílias com ascendência russa que vivem aqui. Via de regra, o governo incentiva que crianças cuja língua falada em casa seja diferente do estoniano, começem a aprender este como segunda língua, já partir dos três anos.
Leia também sobre o Sistema de Saúde na Estônia
Para a matrícula nas creches e jardins de infância do Estado é exigido apenas a identidade (ID) do pai ou da mãe e o da criança. O ID é uma espécie de Carteira de Identidade estoniana, mas muito mais do que uma identificação com foto legal, o cartão nacional obrigatório também fornece acesso digital a todos os serviços eletrônicos seguros da Estônia, sendo possível, inclusive, fazer a matrícula dos nossos filhos na escola sem sair de casa, via internet.
Todas as creches e jardins de infância mantidos pelo governo são de tempo integral e cobram uma taxa mensal para custear as refeições da criança na escola. Essa taxa varia de acordo com a idade do aluno.
Leia também sobre o Sistema de Ensino na Islândia
O jardim de infância dentro do sistema de educação especial
A proposta educacional para crianças com necessidades educacionais especiais na Estônia baseia-se no princípio da educação inclusiva. Em geral, as crianças com tais necessidades são matriculadas em escolas regulares e contam com o apoio específico de um profissional especializado, bem como de um currículo detalhado, de acordo as condições necessárias para o aprendizado e o desenvolvimento daquele aluno.
Os pais também podem optar pela matrícula em jardins de infância especiais, que também contam com um currículo baseado na necessidade educacional de cada criança, assim como com professores qualificados, psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos, musicoterapeutas, dentre outros profissionais.
Minha impressão sobre a educação pré-escolar na Estônia
Na nossa busca por um jardim de infância adequado para o nosso caçula, que é austista, ficamos receosos quanto a questão da dificuldade da língua, já que na época não falávamos nada de estoniano e não podíamos pagar uma escola internacional. Optamos por um jardim de infância regular do governo que trabalha com a inclusão de crianças especiais e, até então, tem dado certo graças ao fato de que quase todos os estonianos falam inglês fluentemente, pois começam a aprender o idioma já desde cedo nas escolas.
Com base no que vivenciei na escola do meu filho e nas visitas que fizemos em outros jardins de infância do governo, posso dizer que o sistema de ensino pré-escolar público estoniano é realmente muito bom e conta com uma ótima estrutura física, excelente material didático, professores bem preparados e com uma alimentação saudável e balanceada. Como mãe só posso dizer que a minha impressão foi a melhor possível.
5 Comentários
Sou suspeita para falar, gostei muito da sua opinião.
Parabéns pelo texto, muito bem escrito….. Sou muito suspeita também pra dar opinião 👏👏👏👏
Ótimo artigo! Esclarecedor…nós, mães, compartilhamos das mesmas preocupações em qualquer parte do mundo! E é a busca pela qualidade que nos move, por eles ..sempre!
[…] Leia também: Educação pré-escolar: creches e jardins de infância na Estônia […]
[…] que vem a sua cabeça? Bem, na minha é a palavra “adaptação”. Como já havia mencionado no meu primeiro post aqui no BPM Kids, essa foi minha maior preocupação desde o início do nosso processo de mudança […]