Diversão para crianças autistas em Londres.
Não é à toa que Londres é uma das cidades mais visitadas no mundo. São muitos os atrativos: museus, parques, teatros, exposições, musicais e mil e uma coisas! Acho muito interessante que muitas vezes essas atividades são gratuitas. Talvez por isso as crianças aqui tomem gosto cedo por programações culturais.
A primeira vez que levei meu filho a uma exposição ele tinha apenas 8 meses. Fomos ver montagens enormes de lego no World of Bricks, proporcionando a ele uma experiência sensorial maravilhosa com cores, luzes e texturas. O Museu de História Natural também era parada obrigatória sempre que estávamos passando por South Kensington. Assim como o Museu de Ciências, o Museu da Infância (V&A Childhood Museum), entre outros.
Nasci e fui criada em Salvador, na Bahia. Quando criança, lembro que íamos para São Paulo para assistir shows ou peças infantis, já que raramente existiam opções legais de programação cultural por lá. Agora que sou mãe em Londres, fico fascinada ao ver a quantidade e a variedade de opções para todos os gostos e idades! Uma maravilha!! De concertos de música pop para babês (baby Broadway) à oficina de artes no museu Britânico, Londres oferece de tudo um pouco!
Quando descobrimos que nosso filho é autista, portanto com grande sensibilidade a estímulos sensoriais, tais como barulho, luzes fortes ou multidões, começamos a ponderar sobre que tipo de programas seriam adequados para ele.
Para crianças neurotípicas, uma ida a Legolândia num sábado à tarde, por exemplo, é uma delícia! Para o nosso pequeno – embora sejam oferecidas inumeras facilidades, como tempo reduzido de espera nas filas, por exemplo – isso seria uma experiência difícil e bastante desconfortável. Muita coisa que passaria despercebido para muitas crianças, para o meu filho pode ser mais intenso; seja um ruído, a iluminação de um lugar, um cheiro ou às vezes até o choro de um bebê. Por conta disso, sempre que fazemos programas em família, consideramos variáveis que geralmente outros pais não notam.
Saiba mais sobre Cidades que são amigas das crianças.
Para a minha surpresa e satisfação, Londres tem MUITA programação para crianças no espectro autista e o nosso pequeno não precisa ficar de fora da farra!
Mas o que isso quer dizer? Bom, vamos lá… Crianças no espectro autista podem ter hipersensibilidade a várias coisas. Ir ao cinema, por exemplo, para uma criança autista pode ser complicado. A escuridão às vezes assusta e o volume do som do filme também pode gerar um desconforto. Em Londres, diversas salas de cinema oferecem autism friendly sessions – que são sessões onde o volume e a iluminação são reduzidos, porém não fica escuro. Também não há trailers ou comerciais e há mais tolerância com relação a barulhos e movimentação dos espectadores.
Só que não para por aí…. Em muitos dos museus que frequentamos, são oferecidas visitas reservadas para crianças no espectro como esta do National History Museum. Estas visitas são geniais, pois geralmente são guiadas e os monitores têm muita paciência. Os grupos são pequenos, sem corre-corre ou barulho. Ah, por falar em barulho, nesses dias os secadores de mãos dos banheiros ficam desligados, já que aquele som pode ser aterrorizante para as crianças.
Quem disse que crianças no espectro não podem pular naqueles trampolins em parques?? Encontramos aqui em Londres um parque chamado Zap Space , onde existem sessões reservadas para crianças no espectro. São as “zen-sen” sessions, nas quais alguns aspectos do local são adequados para acomodar os pequenos com hipersensibilidade.
O que mais me surpreendeu recentemente foi a distribuição de protetores de ouvido durante uma visita ao Battersea Arts Centre. Nunca tinhamos ido lá e compramos ingresso para un show chamado Sponge, que me parecia perfeito para meu filho. De acordo com o resumo na internet, a iluminação era reduzida, as crianças ficariam a vontade para se movimentar no espaço e até interagir com o espetáculo. Logo pensei: show de bola! Exatamente o que buscamos. Para minha surpresa, já na recepção do local tinha uma cesta com vários protetores de ouvido (aqueles tipo headphone) para quem tivesse desconforto com barulho. Imediatamente pegamos um só por precaução! Muito legal isso, sempre buscando acomodar as diferenças e deficiências!
Tenho certeza de que existe mais um montão de atividades apropriadas para crianças autistas. Aos poucos vou conhecê-las e poderei compartilhar com outros pais ou amigos que se interessam pelo assunto. Fico muito feliz em saber que aqui em Londres o autismo do meu filho não é nem tabu e nem obstáculo para a nossa família. Na medida em que vamos aprendendo a conviver com as necessidades dele, também vamos observando que existem formas de acomodá-las sem criar qualquer trauma ou estereótipo. Continua sendo o nosso desejo criá-lo como uma criança qualquer, sem impor barreiras a sua curiosidade e interesse por atividades apropriadas para a sua idade.
2 Comentários
[…] Leia também: Diversão para crianças autistas em Londres […]
[…] Leia também: Diversão para crianças autistas em Londres […]