Já estou sentido um certo pesar por não poder celebrar o típico natal tcheco em 2020 devido às restrições da quarentena. Ainda não sabemos o que será permitido, mas com certeza não poderemos passear nas belas feiras de Natal. Nem sair para presentear amigos e parentes com os deliciosos biscoitos decorados. Mas, pensando bem, o Natal em Praga é muito mais do essas tradições!
O típico Natal tcheco
O Natal é certamente uma das épocas mais bonitas para se visitar Praga. Podemos encontrar feiras de Natal em vários pontos da cidade, mesmo nas áreas não turísticas. Ao se andar pelas ruas é comum sermos surpreendidos por músicas natalinas e barracas com comidas típicas e diversos itens de decoração, como enfeites de madeira em formato de flocos de neve ou sinos e bolas de vidro. Sentimos um clima de alegria, que se inicia desde o início de dezembro.

Bolas de vidro pintadas em uma feira natalina em Praga – arquivo pessoal
Existem muitas tradições e superstições, mas nem todos seguem todos os detalhes. Dentre as mais comuns, quero enfatizar algumas que considero admiráveis.
Festa de São Nicolau
O período do Natal se inicia no dia 05 de dezembro, quando três figuras pitorescas aparecem em vários pontos da cidade: Mikoláš (Sāo Nicolau), o Anjo e o Diabo. O trio visita as escolas e convida as crianças para cantarem músicas ou recitarem pequenos poemas. Segundo a tradição, as crianças recebem doces ou carvão, dependendo de como se comportaram durante o ano. No entanto, nunca ouvi que algum menino tenha recebido carvão. A figura do Diabo aqui não parece ser tão má. É mais um personagem brincalhão, que gosta de pregar peças nas pessoas. O clima desse dia é bem alegre e as crianças adoram encontrar Mikoláš. No fim do dia, as famílias vão às feiras de Natal, onde vemos muitas crianças fantasiadas como anjinhos ou diabinhos.
A tradição musical é forte e, nessa época do ano, muitas crianças fazem apresentações nas feiras ou igrejas. O frio não impede que os meninos e meninas se reúnam para cantar, dançar ou tocar instrumentos musicais. Fico emocionada toda vez que assisto a essas apresentações. Fico sempre imaginando se meus filhos irão participar um dia quando crescerem.
Biscoitos decorados
Desde o início de dezembro, as famílias começam a preparar diversos tipos de biscoitos. São muitas variedades, como Linecké cukroví (uma espécie de biscoito amanteigado com recheio de geleia) e Včelí úly (biscoito em formato de colmeia com recheio de eggnog). Muitas famílias fazem 12 tipos diferentes para representarem os 12 meses do ano. É um momento especial, quando as famílias se reúnem e fazem a decoração juntos. É tanta riqueza de detalhes, que muitas vezes cada membro da família tem uma função. Um dos biscoitos mais famosos é o Perníčky, que se assemelha ao gingerbread americano. Além de fazerem parte das refeições, também podem ser colocados como enfeites natalinos. É comum presentear os amigos e familiares com Perníčky ao longo de todo o mês de dezembro.

Biscoitos decorados em uma feira em Praga – arquivo pessoal
Papai Noel não existe
Aqui não existe a figura do Papai Noel. Segundo a tradição, quem dá os presentes é Ježíšek (menino Jesus). No dia 24 de dezembro, as famílias montam a árvore de Natal, com bolas de vidro decoradas com desenhos natalinos. A maioria das famílias utiliza pinheiros de verdade. O prato típico é carpa à milanesa e salada de batatas. A tradição recomenda que se coloque mais um prato à mesa. Alguns dizem que esse prato é para a Ježíšek, enquanto outros esperam eventuais visitas. Após a ceia, toca-se um sino, que indica que Ježíšek já visitou aquele lar. As crianças então correm para a árvore de Natal, onde encontram os presentes. Mesmo entre os adultos não se revela quem os comprou, afinal, quem traz os presentes é Ježíšek.
Leia também Nosso Natal sem Papai Noel: sobre o real significado do Natal para minha família
Um dos programas favoritos dos tchecos nessa época do ano é assistir a contos de fadas na TV. Vários canais exibem filmes antigos e as famílias se reúnem e celebram as histórias de muitas gerações. Na nossa família, muitas vezes também assistimos juntos programas de música e esportes de inverno.
Em geral, as famílias passam o dia 24 apenas com os familiares mais próximos. No entanto, nos dias seguintes, visitam outros parentes e amigos. O feriado de Natal vai até o dia 26 de dezembro, mas é comum visitar amigos até o fim do ano.
O essencial do Natal
Para mim, alguns aspectos chamam a minha atenção no Natal em Praga: a alegria da celebração ao longo de todo o mês, o cuidado com os detalhes dos enfeites e as tradições que unem as famílias e estimulam a fraternidade.
Embora haja troca de presentes, em geral são mais simples do que normalmente ocorre no Brasil. Com certeza há aumento de vendas no período, mas a sensação de consumismo é bem menor por aqui.
Pelo que conheço dos tchecos, mesmo em ano de pandemia, eles tentarão conservar as principais tradições. Irão reunir os familiares próximos e fazer os biscoitos e pratos típicos. Cuidarão da decoração e estarão juntos em seus programas favoritos.
Ainda que não possam ir nas feiras natalinas e distribuir biscoitos entre parentes e amigos, com certeza conservarão a alegria do período no seu núcleo familiar. E eu pretendo fazer o mesmo! Porque o Natal em Praga é sempre especial.
Veja aqui como é comemorado o NATAL MUNDO AFORA!!!