Passadas as festas de fim de ano, fica a reflexão. Como foi 2018? Quantas vezes você agradeceu por toda oportunidade, boas e más experiências vividas? Para o ano que se inicia, quais são os seus desejos?
Acho pertinente falar sobre gratidão, afinal o ano terminou e um novo ciclo começa. É uma época em que prometemos muito, mas cumprimos pouco. Este último ano tive grandes lições, em que tive que ter muita fé pois foram grandes os desafios. E o que de mais importante eu aprendi foi que, independente de qualquer religião ou credo, é fundamental agradecer. Sim, agradecer pelo simples fato de abrir os olhos todas as manhãs e ter a oportunidade de ver o brilho do sol! Já imaginaram aquelas pessoas que não podem ver como é maravilhoso ter um dia ensolarado com o céu azul?
É tempo de parar um momento, respirar fundo e se olhar: como têm sido minhas atitudes com o próximo, aquilo que eu realmente acredito é de fato o que estou vivendo? Eu tenho me proposto a ser uma pessoa melhor dia após dia, mas tenho consciência de que não é fácil. Tem dias que perco a paciência com meus filhos, em outros nem posso ver a cara do marido. Sem contar os dias que não tenho vontade de falar com a pobrezinha da minha mãe que sente tantas saudades, só porque estou de mau humor ou por achar que as coisas não andam bem.
Todos esses sentimentos acabaram ocupando tanto espaço por tanto tempo dentro do meu coração que não conseguia parar para agradecer pela vida, por ter saúde, por ser um ser abençoado, por ter minha família saudável e unida.
Eu aprendi que o sentimento de gratidão faz milagres e estou em constante evolução. Sendo sempre grata por qualquer motivo, pois mesmo em situações de estresse, tristeza ou perdas, sempre há o que agradecer e o que aprender. Desde que me preenchi com essa consciência, coisas boas começaram acontecer.
Sabe aquelas pessoas que não acrescentam nada em sua vida, mas estão ali como uma pedra no seu sapato? Pois bem, agradeço pela oportunidade de tê-las conhecido, mas me liberto, afinal pedras no sapato incomodam e pessoas negativas vibram negatividade. O que eu desejo pra mim e para você neste novo ano é positividade, felicidade, amor. Porque o que eu emano pra você, certamente receberei em dobro.
Leia Thanksgiving, um exercício de reflexão e gratidão
Esse ano foi um ano de grandes movimentações, com eventos como Copa do Mundo e eleições, e pude perceber quantos sentimentos ruins as pessoas carregam dentro de si. Vi tanta discussão por causa de partidos eleitorais e pessoas exaltando candidatos. Tanta falta de empatia, quanto desrespeito à opinião alheia! Acredito que seria muito mais fácil se as pessoas parassem e analisassem os seus comportamentos, antes de saírem denegrindo o outro. Na minha opinião, as pessoas devem tratar o próximo como gostariam de ser tratadas, mas na prática não é assim que funciona.
Os aprendizados que tive neste ano que passou foi exercer a espiritualidade (não religião), tratar do meu interior, da minha conexão com o universo, reprogramar a minha mente, quebrar paradigmas. Tentei entrar em conexão comigo mesma, sentir a vibração do meu corpo, estar com a mente e o corpo em sintonia!
Esse tem sido meu desejo e grande desafio: deixar de lado toda poluição, todo tipo de julgamento. É fácil? Claro que não, já que todos os dias somos testados. Eu não sou perfeita, mas eu procuro ser melhor a cada dia mesmo com toda imperfeição.
Para a minha família, eu preciso ter muita, mas muita paciência. Admito ser falha como mãe e esposa e não ter sempre inteligência emocional suficiente para lidar com as crises dos dois anos da minha filhota. Portanto, não recebo um “joinha”, pois preciso evoluir emocionalmente. Em relação a amizades, para aqueles que não acrescentam nada para minha vida, envio um beijo e me despeço, libertando-me assim de tudo e todos que possam interferir na minha paz de espírito.
Não é ruim se afastar de pessoas que não acrescentam nada. É sim necessário fazer uma limpeza, renovar energias. Eu não tinha consciência de como a energia influencia nosso dia a dia, como aquele olhar invejoso pode afetar uma evolução de carreira, pode te deixar pra baixo ou sem ânimo. Eu sofri muitos ataques invejosos e achava que era má sorte.
Por isso, eu lanço aqui um desafio. Vamos parar por uns minutos, respirar fundo e pensar como tem sido nossas atitudes? Tanto conosco quanto com o próximo? Dessa forma podemos aprender e evoluir com toda situação negativa, e agradecer por tudo de bom, por todas as oportunidades.
Você conhece o potinho dos desejos? O potinho da gratidão? Eu para esse ano de 2019, vou criar os meus. Um pote para meus desejos e um outro para eu poder colocar um bilhetinho de agradecimento todos os dias. Faça um você também!