Como eu já comentei em posts anteriores, viver na China é estar rodeado de cultura, lendas e superstição. É praticamente impossível estar aqui e não agregar parte destes costumes para nossa vida. Vemos cotidianamente a aplicação do feng shui, a utilização da medicina tradicional chinesa, e a prática do tai chi. Todas essas técnicas estão inseridas na cultura local e não fazem distinção de religião, classe social ou idade. No meu blog, eu conto sobre algumas das principais tradições chinesas. Clique aqui para acessá-lo e saber mais.
Existe uma gama enorme de festividades e celebrações, todas elas cheias de significado. Tudo tem um motivo, as cores, o tipo da música entoada, as essências e aromas utilizados. Nada está ali por caso. E o mais bonito é que é um saber transmitido por gerações.
Outro dia estava conversando com uma amiga chinesa que me contou que, por anos e anos, durante sua infância, praticou determinados rituais com a avó. E que somente agora, depois de adulta, ela entendeu o significado daquilo tudo e o quanto era grata por sua avó ter transmitido a ela todo aquele conhecimento.
Neste momento, estamos no festival mais importante do ano, a comemoração do ano lunar, ou Ano Novo Chinês. É a festividade mais celebrada em toda a Ásia e possui uma riqueza cultural impressionante! É impossível não entrar no clima e agregar à nossa cultura alguns desses costumes.
Leia mais sobre o Ano Novo Chinês: a festa mais importante e celebrada pelos asiáticos
Um dos aspectos desta comemoração que mais me chamou a atenção foi a importância do horóscopo chinês.
Quais são os animais do zodíaco chinês?
Os 12 animais do zodíaco chinês são, em ordem: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cachorro e Porco. Um novo ano do rato ocorrerá daqui a 12 anos. Na cultura chinesa, os ratos são vistos como um sinal de ação e produtividade. Casais que desejam aumentar a família, consideram o ano do rato um momento extremamente auspicioso.
O que esperar do ano do rato?
O menor dos 12 animais do zodíaco chinês, o rato teve apenas uma chance externa na corrida do Imperador Jade para determinar a ordem do zodíaco. No entanto, sua inteligência, agilidade e raciocínio rápido permitiram que ele vencesse o concurso e se tornasse o primeiro ano no ciclo de 12 anos do sistema.
De acordo com a tradição chinesa antiga, o roedor pegou uma carona no boi para atravessar um rio que flui rapidamente antes de saltar sorrateiramente sobre a cabeça para cruzar a linha de chegada. A jornada contrasta fortemente com a do último animal a terminar, o porco, que parou para um lanche e depois adormeceu.
O Ano do porco (2019) era, portanto, fundamentalmente sobre conclusão, autocuidado, de muita prosperidade, fartura e até uma certa tranquilidade e equilíbrio. Já o Ano do rato (2020) deve ser mais sobre progressão e sobre iniciar um novo projeto com grande energia, e o consenso entre os astrólogos é que será um ano de muito movimento.
De acordo com a astrologia local, sendo um animal altamente perceptivo que pode sentir seu ambiente e saber quando agir, o rato é um dos animais mais auspiciosos do zodíaco chinês. Ou seja, 2020 tem tudo para ser um ano para novos projetos e ciclos, ganhar muito dinheiro e até encontrar um grande amor (será?). Bem, é o que a astrologia local sugere…
Oficialmente, o ano do rato começou em 25 de janeiro de 2020 e vai até 11 de fevereiro de 2021. Será um ano do Rato Metal. Em 2021, será o ano do boi e assim sucessivamente até chegar ao porco e completar o ciclo de 12 anos. São regidos pelo Rato os nascidos nos seguintes anos: 1936, 1948, 1960, 1972, 1984, 1996, 2008 e 2020.
Curiosidades
Algumas empresas mais tradicionais chinesas perguntam seu animal do horóscopo chinês antes da contratação; famílias analisam o seu signo para ver se combina com o do seu pretendente antes de darem o aval para o relacionamento. E já ouvi histórias de casais que esperaram ou adiantaram algumas horas antes da mãe dar a luz para que o bebê nascesse sob outro signo do zodíaco.
Existem inúmeros sites na Internet que fazem estudos e análises profundas para achar o seu par ideal, momento ideal para decisões e por aí vai de acordo com o seu animal do horóscopo chinês. Um bem famoso por aqui é esse aqui.
Se tiverem curiosidade para saber mais da cultura e vivências de uma mãe expatriada em Hong Kong, visitem minhas mídias sociais e o meu blog!
5 Comentários
Karla, muito instrutivo teu texto! Obrigada por compartilhar teus aprendizados.
Fico feliz que tenha gostado, Zandra! Obrigada! Abraços.
[…] Leia o texto na íntegra em maesmundoafora.com […]
[…] Leia o texto na íntegra em maesmundoafora.com […]
[…] Leia o texto na íntegra em maesmundoafora.com […]