Natal em Orlando.
Todo mundo conhece Orlando como sendo uma cidade mágica. Um lugar onde sonhos são concretizados, onde turistas e moradores estão constantemente envolvidos por um clima de fantasia, alegria, bem-estar. Não é a toa que Orlando é uma das cidades mais visitadas do mundo. Muitas vezes estamos no nosso caminho de casa à noite e nos deparamos com fogos iluminando o céu da cidade. Tudo isso não somente nos famosos parques da Disney. Isso acontece por todos os lados. Definitivamente Orlando não se resume mais somente à Disney e essa ideia já mudou faz tempo. O alto astral de Orlando nos acompanha em cada cantinho, em cada lugarzinho por onde se anda.
No período natalino não é diferente. Se isso é possível, fica tudo ainda mais fascinante. De forma absurdamente rápida, logo após o Halloween, comemorado no dia 31 de outubro, tudo automaticamente se transforma. Fantasmas, esqueletos e abóboras dão lugar a árvores de Natal, luzinhas, papais Noéis e neve artificial. As lojas ficam repletas de artigos natalinos e as casas são decoradas com lindos ornamentos, que por aqui também são bem baratos. As “dollar stores”, lojas onde tudo que se encontra é um dólar, são ótimas para ir com a criançada e sair com o carro cheinho de produtos natalinos. Inclusive, consegue-se até montar uma árvore de natal completa só com artigos delas. Aqui em casa mesmo foi assim e nós amamos o resultado final, porque os produtos, apesar do preço, são de qualidade! Falando de atrações para curtir em dezembro, as opções para adultos e crianças são abertas num leque infinito. Sobre isso falarei um pouco mais à frente.
Em Orlando, apesar de não ter neve, no inverno (dezembro, janeiro e fevereiro) as temperaturas ficam bem mais amenas do que no restante do ano, então, é a época de aproveitar e retirar do armário botas, casacos e echarpes. É uma delícia ver as crianças amando colocar suas boinas e luvinhas para irem brincar na neve artificial ou fazer patinação pela cidade.
CEIA DE NATAL
Nos últimos anos, o número de brasileiros em Orlando aumentou de forma impressionante. A busca por uma melhor qualidade de vida traz muitos conterrâneos, que assim como eu, decidiram partir, deixando família e amigos no Brasil.
Quando o final do ano vai chegando o coração aperta de saudade. Aqui em Orlando não precisamos mais passar datas importantes como o Natal sozinhos, mesmo sendo o primeiro ano por aqui. Facilmente encontramos restaurantes brasileiros que promovem eventos para a noite do Natal. Da mesma forma, caso você queira receber seus novos amigos ou familiares que estejam por aqui na sua casa, também terá as ferramentas necessárias a mão. Dá pra encontrar todos os ingredientes para fazer aquele gostoso peru, chester, tender, aquela farofa temperada e o arroz com passas (ou não), que vão te fazer sentir como se estivesse em casa. Também doces, panetones e sobremesas brasileiras.
Ou se preferir, você pode encomendar e receber tudo prontinho. Muitas brasileiras oferecem esse serviço por aqui e garantem também uma renda extra. A gente sente falta da família, mas da Ceia do Natal como estamos acostumados, não mais. Os americanos costumam ter o almoço de Natal no dia 25 e a abertura dos presentes é feita na manhã desse dia, diferente de nós brasileiros, que tradicionalmente fazemos o jantar na noite do dia 24, quando são abertos os presentes. De uma forma ou de outra, o que vale é celebrar esse momento. Aqui em casa, como uma boa brasileira que ama se reunir com os amigos, vamos fazer festa nos dois dias, 24 e 25.
ROTINA NATALINA
Nossa família é crista, então é muito fácil encontrar programas natalinos nas igrejas para participar. Existem apresentações de corais infantis e adultos cantando as tão tradicionais e conhecidas músicas natalinas. Algumas igrejas também fazem apresentações teatrais que recriam a noite do nascimento de Jesus Cristo.
Entre os americanos, além da decoração da casa, é muito comum a confecção de cookies natalinos (biscoitinhos) para presentear e nas escolas os pequenos são ensinados a construir pequenas casinhas de gingerbread (biscoito de gengibre), que eles amam. Nas rádios, a programação é toda de músicas natalinas, os filmes e programas na TV também, como também já estamos acostumados no Brasil. Há também as confraternizações de empresas, nas escolas, tudo como conhecemos.
ATRAÇÕES PARA A FAMÍLIA
Para os americanos, o Natal e um dos feriados mais celebrados e aguardados do ano, juntamente com o feriado de Ação de Graças – o Thanksgiving – e com o Dia da Independência – Independence Day.
Como é de se esperar, os parques temáticos ficam lotadíssimos nesse período, especialmente no finalzinho de dezembro e início de janeiro, intervalo em que as crianças entram em recesso escolar, no chamado Winter Break (recesso de inverno). Sendo assim, caso você venha para Orlando em dezembro, esteja preparado para grandes filas, muita gente e preços mais salgados (em questão de voos e hospedagem). Para os que estarão por aqui, separei algumas opções gratuitas para visitar com os pequenos nos mês de dezembro.
Celebration
A linda cidade de Celebration todos os anos celebra o “Now Snowing”, um evento gratuito (algumas atrações são pagas, mas os preços são mínimos), com área de patinação de gelo, concertos musicais, apresentações feitas pelos próprios moradores da comunidade, coral, fotos com Papai Noel, passeios de carruagem e toda noite neve artificial completa o clima de festa. O ”Now Snowing” acontece todo o mês de dezembro e é um ótima pedida para toda família entrar no clima natalino.
Orlando Eye
Um local que naturalmente é uma delícia de se estar durante todo o ano, no mês de dezembro a Orlando Eye (a imensa roda gigante de Orlando) será toda iluminada com as luzes de Natal. Na área central, cujo piso é de grama, as crianças vão encher os olhos com uma bela árvore de Natal, máquinas de neve e pista de patinação no gelo (pago à parte).
Disney Springs
O Disney Springs é um complexo de lojas, restaurantes e entretenimento da Disney. Com início em novembro até meados de janeiro de 2018, foram prepararadas 25 árvores de Natal, cada uma inspirada por um personagem ou tema Disney, incluindo Moana, Frozen e Bela Adormecida, entre outros.
Além dessas, muitas outras opções, gratuitas ou não, poderiam ser listadas. Estar em Orlando no final do ano é um espetáculo à parte. Então, em suma, meu conselho é: relaxe, divirta-se e comemore muito seu final de ano.
Um Feliz Natal para todos!
4 Comentários
Ei Ana Paula! Amo Orlando e foi bom saber o que rola por ai no natal! Com certeza quando meus filhos estiverem mais velhos, vou querer leva-los pra Disney!
Traga eles sim, Carolina!! A família toda ira amar! Beijos
Oi! Queria saber quais igrejas em Orlando vc indica para ver apresentações e coral na semana do Natal. Obrigada
[…] Leia também: Natal em Orlando, a cidade mágica […]