Natal com crianças em Calgary
Calgary é a cidade mais populosa da província de Alberta, com ceca de um milhão e cem habitantes. Seu clima seco e seus 300 dias de sol por ano, tornam a cidade agradável até no rigoroso inverno. Calgary fica aproximadamente a 80 km de distância das Montanhas Rochosas, um lugar cheio de belezas naturais, que rende um próximo post.
Calgary é uma cidade voltada à comunidade. Um dado interessante é que existem mais pessoas trabalhando como voluntários em Alberta do que a média nacional do Canadá. Nessa época do ano são realizados diversos eventos para arrecadar alimentos, brinquedos, roupas e agasalhos para os mais necessitados.
Algumas diferenças entre Rio de Janeiro e Calgary no Natal:
- Neve, tudo branco. Muita neve, diga-se de passagem.
- Frio, temperatura media de – 14 C . Sempre temos a esperança de mais um chinook – vento de ar
quente que pode aumentar a temperatura da cidade em 10C positivos ou mais, em pleno
inverno. - Enfeites e muitas luzes, que fazem um lindo contraste com o branco da neve que está em todos
os lugares. - Com crianças o Natal fica um pouco mais mágico e dispendioso.
Escola
O ano letivo aqui é de setembro a junho; a criança fica em média 7 horas por dia na escola. Durante o período do Natal e Ano Novo eles têm um curto recesso. Para comemorar, as escolas têm um concerto de Natal, onde todas as crianças se apresentam cantando musicas natalinas. As crianças levam presentes e cartões de Natal para o motorista do ônibus escolar, professores e os amigos da escola.
Comunidade
É uma boa prática deixar um presente, normalmente um chocolate ou cartão, para todos que prestam serviço para você. Meus filhos fazem cartões de Natal agradecendo o trabalho da moça do correio e o motorista do caminhão de lixo. Deixamos dentro da caixa do correio para ela pegar e na outra semana ela deixa um cartão agradecendo. Para o motorista, deixamos em cima da lata de lixo e ele desce e pega. Também se entrega cartão de Natal e presente para os professores das atividades extra curriculares.
Atividades
Durante esse período as crianças não têm aula e aproveitam para brincar do lado de fora. Mesmo com temperaturas de -20C, elas patinam no gelo, brincam na neve fazendo anjos, jogando bolas de neve uns nos outros e descendo de prancha na neve. São algumas das atividades mais comuns para distrair os pequenos.
Uma tradição é montar uma casa de biscoito, toda decorada com doces – lembra a casa da bruxa da história do João e Maria. Ou fazer biscoitos para presentear para os amigos e vizinhos.
Decoração
A cidade se veste para o Natal. Fica linda toda iluminada. São cores, luzes, sons e símbolos natalinos – velas, enfeites de Natal, renas, Papai Noel, bonecos de neve, presépios e tantas outras formas de representações.
Essas luzes ficam acessas de dezembro a janeiro, normalmente. Em alguns bairros existem competições para ver qual a casa mais enfeitada e até mesmo incentivo para a comunidade o fazer. Uma lista com os bairros mais enfeitados é divulgada nos meios de comunicação para visitação. É mágico, as crianças ficam encantadas. Uma lembrança para vida toda. Essa experiência é tão marcante que virou tema em várias canções.
Elfo na Prateleira
Aqui fomos apresentados ao Elfo na Prateleira. O Elfo é um ajudante do Papai Noel que se muda para casa das crianças para relatar o comportamento delas ao Papai Noel. O Elfo chega no dia 01 de dezembro e retorna definitivamente ao Polo Norte no dia 24 de dezembro. Durante esse período, o Elfo é acolhido pela família, ganha um nome e deve permanecer na prateleira durante o dia. A parte mágica é que durante a noite o Elfo volta para o Polo Norte para entregar o relatório do dia ao Papai Noel.
Durante os 24 dias o Elfo faz algumas travessuras, porque quando volta do Pólo Norte ele não lembra onde estava. Toda manhã as crianças procuram o Elfo para colocar de volta na prateleira e ver qual foi a travessura feita por ele. É muito divertido e trabalhoso criar travessuras diferentes por 24 dias.
Árvore de Natal
Não pode faltar a famosa árvore de Natal. Os meus pequenos amam montar, decorá-la e enfeitar a casa. Eu já pensei em ter um pinheiro de verdade para o Natal, porém após algumas pesquisas, vi que daria muito trabalho e a idéia não foi para frente. Um dia a casa ficará perfumada com o cheiro de eucalipto!
Papai Noel
As crianças escrevem uma carta com seus pedidos para o Papai Noel, todas endereçadas ao Polo Norte. As vezes os centro comunitários dos bairros recebem essas cartas e mandam uma carta com resposta de volta. Em todo shopping center tem um Papai Noel para tirar foto e nas festas infantis de final de ano das empresas ou do centro comunitário do bairro, também. Na noite de Natal é tradição deixar um copo de leite com biscoitos para o Papai Noel e uma mistura de aveia com mel ou uma cenoura para as renas.
Canções de Natal
Em alguns bairros há os famosos Christmas Carols, que são pessoas de todas as idades cantando canções de Natal de casa em casa e enchendo de música e encantos a noite de Natal. Coisa de filme!!!
Ceia de Natal
A Ceia de Natal é bem parecida com a ceia do Brasil, tendo o peru como prato principal. Porém, a refeição principal não é o jantar na noite do dia 24 de dezembro e sim o almoço no dia 25 de dezembro.
Os Presentes
As crianças abrem os presentes na manhã do dia 25 de dezembro. Normalmente a criança ganha dois presentes. Um dos pais e um do Papai Noel. O detalhe é que aqui a criança que não foi boazinha ganha um saco de carvão, sim isso mesmo, carvão. O interessante é que você acha vendendo um saco com decoração de Natal para colocar o carvão.
Feliz Natal!