Halloween na Colômbia.
A festa de Halloween, também conhecida como Dia de Brujas, é um dos eventos mais festejados pelos Colombianos, por incrível que pareça. Como acontece no Brasil, aqui também comemora-se a data muito pela influência dos Estados Unidos.
Um pouco de História
Na terra do Tio Sam, a data tem origem em uma tradição muito antiga dos celtas. A data marcava o início do inverno, e a véspera do Dia de Todos os Santos, daí o nome All Hallows Eve, que acabou virando Halloween. Neste dia, era comum oferecer comidas e presentes aos mortos, pois cria-se que as almas dos que se foram, voltavam para as casas onde viveram, e, então podiam receber estes presentes.
Acreditava-se também que, dentre os espíritos que chegavam nesta noite, sempre havia um deles muito mal, que passava pelas casas pedindo trick-or-treat. O que se diz é era certamente melhor fazer o “trato”, sem se importar no quanto custaria, porque, caso contrario, este espírito mal usaría todos os seus poderes para fazer seu pior “trick”, através do qual amaldiçoaria aquela casa e seus moradores, fazendo com que sofressem toda sorte de desgraças e coisas ruins. Daí que surge a brincadeira do trick-or-treat, que hoje já não carrega mais todo o peso da possível maldição de um espírito mal.
O Halloween chegou aos Estados Unidos com a chegada massiva dos Irlandeses no Século XIX. Eles que levaram o antigo hábito de seus antepassados para o novo mundo. E, já nas primeiras décadas do Século XX estava arraigado à cultura norte-americana, nos Estados Unidos e Canadá. E, a partir daí expandiu-se para toda a América Latina, sendo comemorada em muitos países hoje em dia.
Leia também: O Halloween e o Criolloween no Peru
A influência desta comemoração se mostra muito forte e arraigada, eu diria, aqui na Colômbia, pois realmente vemos todas as pessoas envolvidas, e a comemoração, embora tenha foco nas crianças, envolve toda a família, e vai além do ambiente escolar e/ou das escolas de idiomas. A pesar de a Colômbia ser um país muito católico, a comemoração encontra muitos adeptos no país.
No ano passado, nosso primeiro Halloween na Colombia, eu fiquei impressionada em como se comemora a data no país. Não fazia idéia de que era tão forte. Parece muito aos Estados Unidos. E as crianças esperam a chegada da data com muita empolgação.
Conta-se que o Halloween chegou na Colombia nos anos 60, como uma prática entre as crianças das elites. Aos poucos foi sendo difundida, e, ao final dos anos 70 já era uma prática comum, pelo menos nas cidades maiores, como Bogotá. Atualmente, a comemoração é vista em todo país.
Como se Comemora a Data na Colômbia
Já que aqui não se comemora o Carnaval, com exceção da cidade de Barranquilla[1], a data se parece com o Carnaval de bloco no Brasil, já que é a data em que crianças, juntamente com seus pais, se fantasiam e saem pelas ruas, parques e shopping da cidade, num clima super descontraído. Ao invés de irem para os blocos de ruas, vão batendo de porta em porta pedindo doces, o famoso trick-or-treat, que aqui é chamado de “dulces o travessuras”.
Durante o mês todo, todos se preparam para o evento. As lojas se enchem de fantasias e doces de todo tipo, vemos decorações alusivas ao tema em vários lugares da cidade, e no dia 31, a quantidade de pessoas, especialmente crianças, que vemos fantasiadas em todos os lugares, é enorme! Muitos compram as fantasias prontas, mas há quem faça as fantasias em casa, improvisando e usando a criatividade.
Assim como nos EUA, as famílias provisionam doces e guloseimas para oferecer às crianças que baterem às suas portas, e até àquelas que não vêm pedir. É muito comum o pessoal sair com pacotinhos de doces para presentear crianças que encontrarem pelo caminho, amigos, etc. No ano pasado, meus filhos ganharam tantos pacotinhos de doces, que não deram conta de comer. Acabei dando uma boa quantidade deles para outras crianças, para que meus filhos não comessem doces demais. E olha que nem sou tão radical com essa questão de doces (risos).
Nas escolas, as crianças são convidadas a irem fantasiadas, há concursos de melhores fantasias, bailes, brincadeiras, sempre voltam para casa com um pacotinho de doce, o que lhes proporciona um dia diferente do dia-a-dia escolar.
Para quem gosta de Halloween, estando aqui na Colômbia, é possível aproveitar bastante a data com tudo que tem direito. É só arrumar a fantasia e sair por aí. As crianças aproveitam e se divertem muito! Só não se esqueça de pedir em bom espanhol: “dulces o travessuras” e boa festa! Até a próxima!
[1]Barranquilla é uma cidade que fica na costa atlântica colombiana, possui clima quente, e há quem diga que se parece muito com o Rio de Janeiro, não em termos de beleza, mas no jeito das pessoas e na cultura local. E é a única cidade do país que tem tradição em comemorar o carnaval.
4 Comentários
Amei os post sobre a Colômbia. Estamos planejando as férias 2019 pra lá. Lívia se vc puder enviar seu email para que possamos trocar figurinhas. Estivemos na Colômbia mas sem os filhos agora vamos todos.
Olá, Sofia. Tudo bem? Que bom receber seu feedback! Muito obrigada!! Posso te pedir pra me escrever pelo facebook (mais seguro)? por lá te dou mais informações no privado, com todo prazer! meu nome no face é Lívia Maioli Soares. Aguardo seu contato! beijos
Oi, Sofia! td bem? Claro que sim… será um prazer colaborar com as ferias de vcs! Me escreve pelo facebook e falamos melhor.. meu nome lá é Lívia Maioli Soares. Feliz 2019! bjs
[…] com o Halloween, que também é muito tradicional na Colômbia (leia mais sobre o tema aqui). No comecinho de novembro, já sem concorrência, o clima (e os itens) de Natal tomam conta de […]