Todos os anos no dia 05 de novembro a Inglaterra celebra o Guy Fawke’s Day com shows de fogos de artifício e fogueiras. A data celebra o fato de o Rei James I ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato planejado por Guy Fawkes, que tentou explodir o Palácio de Westminster, sede do parlamento britânico, e tomar o poder dos protestantes para devolver aos católicos a soberania no país em 1605. O plano não deu certo e Guy Fawkes foi preso, torturado e enforcado por traição. Antes de morrer, revelou os nomes das pessoas envolvidas no plano contra o rei, que também foram capturados e executados.
Esta é uma festa muito popular por aqui. As pessoas fazem festas em casa com familiares e amigos. Em várias partes das cidades, pessoas se reúnem em parques ou clubes para assistir ao show de fogos de artifício.
As escolas, por sua vez, tanto primária como secundária, repassam com as crianças sobre os fatos históricos, mas também é uma oportunidade de ensina-las como agir, reagir e se prevenir contra acidentes, e como ajudar a socorrer pessoas e crianças em casos de emergência.
Normalmente, as escolas enviam uma carta ou uma mensagem avisando aos pais sobre estes eventos, algumas vezes oferecendo workshops, outras vezes apenas com links informativos. Assim nós podemos discutir estes assuntos com os nossos filhos em casa.
Dicas de Segurança com shows pirotécnicos e fogueiras
No caso dos fogos de artificio, as escolas discutem sobre acidentes sérios envolvendo queimaduras e até perda de membros. Eles explicam a necessidade de usar roupa e equipamentos apropriados e se manter a uma distância segura para apreciar este lindo show de cores e formatos. Saiba mais aqui.
As crianças aprendem tanto na sala de aula como em assembleia de classes sobre defesa pessoal, como reagir em relação diante de uma ameaça e discute muitos assuntos da nossa realidade. Elas são ensinadas de forma lúdica, através de desenhos e filmes produzidos especialmente para elas, como também com algumas atividades que replicam a logística do evento, simulando o caso de alarmes de incêndio que soam, primeiros socorros e escola lock down em caso de ataques.
Leia também: Halloween inglês – travessuras e gostosuras
Lock down é um procedimento de bloqueio nas escolas, com a emissão de alerta para todos os funcionários e para a policia, indicando que há alguém armado atacando. Neste caso, todas as janelas e portas são trancadas, e as crianças têm que se esconder embaixo das carteiras. Ninguém entra e ninguém sai da escola antes que a situação seja verificada pela policia e resolvida. Apesar de parecer aterrorizante, a minha filha disse que as crianças encaram este treinamento com tranquilidade e um pouco de preocupação em pensar que uma situação destas possa ocorrer no ambiente escolar.
Alarme de incêndio
As crianças regularmente são expostas ao exercício prático de como reagir quando toca o alarme de incêndio. Algumas vezes, são avisadas do que ocorrerá no dia, outras vezes ninguém sabe e o treinamento pega a todos de surpresa. Quando toca o alarme, funcionários, professores e alunos devem sair das salas de aula de forma organizada e fazer fila nos pontos de segurança pré-definidos, onde os professores fazem a chamada e contagem das crianças. Este elemento surpresa permite que a escola avalie se o procedimento deles esta sendo rápido e eficiente.
Não preciso dizer que a reação da criançada é de alegria se eles acham que estão numa aula chata e de tristeza se estão participando de atividades que eles gostam. O importante mesmo é que cada um saiba o que fazer numa situação destas, e eles praticam tanto que vêem isto com naturalidade.
Stranger Danger – Perigo de pessoas estranhas
Desde cedo, as crianças aprendem como reagir a outros adultos nas ruas. Aqui na Inglaterra é muito claro isto, as crianças aprendem a se prevenir contra sequestro ou abuso infantil. Apesar da campanha ter o nome de Stranger Danger, as crianças são ensinadas a reconhecer e se defender de perigos e comportamentos inadequados com pessoas conhecidas também.
Elas são orientadas a, em situações emergenciais, escolherem a quem pedir ajuda: normalmente um policial, alguém que trabalhe em uma loja que tenha o crachá com o nome impresso ou um adulto acompanhado pelos filhos. Também aprendem que devem pedir permissão aos pais antes de pegar carona ou ir a casa de conhecidos ou novos amigos. Contar aos pais se alguém pede para eles guardarem um segredo, faça com que eles se sintam desconfortáveis ou tentam convencê-los a ir a algum lugar ou entrar em um carro. Leia mais aqui
“Stop bullying”
Bullying é caracterizado pelas situações em que alguém sofre abusos físicos ou psicológicos, intencionais e repetidos, por uma ou mais pessoas causando ansiedade, desespero, preocupação e/ou dor física. Estas situações ocorrem mascaradas em forma de brincadeiras de mau gosto como dar apelidos, agredir, humilhar ou fazer fofoca sobre alguém.
Para a campanha de stop bullying eles discutem as circunstâncias em que isto ocorre, mostram filmes didáticos e envolvem as crianças na produção de campanhas e cartazes incentivando a se respeitarem e aceitarem as suas diferenças. Explicam os motivos pelos quais é errado fazer bullying e também como se defender e comunicar o fato para um adulto para que o problema seja resolvido.
Esta campanha adota a cor azul, que é usada em camisetas, fitas e outros materiais promocionais para divulgar seus princípios. Neste ano, a campanha com escolas será no dia 18 de novembro. Leia mais em www.bullying.co.uk
E-Safety Learning – Como estar seguro usando a internet
Esta, acredito, é uma preocupação geral e que todos nós estamos em constante aprendizado com o advento de tantos jogos, websites e mídias sociais usadas hoje em dia por adultos e crianças. As escolas periodicamente organizam workshops sobre segurança na internet tanto para os pais, como para os alunos.
O nível de informação é dado de acordo com o ano escolar. Assim, as crianças do 1º ano aprendem sobre e-mails e para que servem, como usar uma linguagem cordial e evitar o bullying digital. Já para as crianças a partir do 2º ano, as informações são mais explícitas incluindo a importância de não postar informações pessoais como endereço, e-mail ou telefone; ter muito cuidado ao postar fotos e vídeos, evitar adicionar como amigo pessoas desconhecidas e, mais importante, reconhecer quando alguém esta agindo de forma suspeita online, a quem recorrer e como bloquear este contato. Leia mais aqui.
Há muitos outros aprendizados durante o ano letivo, como por exemplo, primeiro socorros, educação sexual, educação alimentar (aprendem a fazer refeições saudáveis e como cozinhar seguindo padrões de higiene e boa nutrição)… Todos estes temas são importantíssimos para a formação, segurança e desenvolvimento pleno das crianças para viverem no mundo de hoje.
Fico mais tranquila em saber que, em conjunto com a escola, podemos orientar as nossas crianças a se divertirem e viverem com segurança.
Leia também o guia completo sobre cyberbullying para pais .
2 Comentários
Muito esclarecedor para mim!! Não sabia de todos esses tópicos de segurança.
Acho que minha filha vai se assustar na primeira vez que tiver um treinamento sem aviso prévio…
Lirian, que bom que estes textos estão te dando uma ideia do que as crianças aprendem aqui nas escolas. Nao se preocupe as crianças se acostuman com estes treinamentos e reagem com muita tranquilidade mesmo aos treinamentos sem aviso prévio. Fique atenta aos comunicados enviados pela escola aos pais, normalmente eles informam sobre os treinamentos com antecedência. Um abraço, Ana