Desci até o lobby do prédio, como faço todas as manhãs, para esperar o ônibus escolar junto com a minha filha Valentina e eis que vejo uma nova decoração: lanternas vermelhas com detalhes em dourado penduradas no teto, e outros ornamentos escritos em mandarim, também coloridos de um vermelho vibrante. Pergunto, admirada, do que se tratavam aqueles enfeites e a resposta vem com um largo sorriso – o ano novo chinês.
Então, combinei com a minha filha que, quando ela voltasse da escola, iríamos passear pelo centro de Cingapura para ver a decoração da cidade para o novo ano chinês. Ficamos encantadas com as lanternas vermelhas e outros objetos típicos espalhados por todos os cantos. Decidimos que no retorno para casa iríamos juntas pesquisar e aprender sobre esta comemoração tão significativa e bonita para nossa atual cidade e toda essa região do planeta. Creio, e procuro passar para meus filhos, que cada lugar novo em que vivemos é uma oportunidade única de conhecer e conviver com outras culturas, e de alargar horizontes! Ver e admirar a beleza no diverso de nós mesmos.
Ano Novo Chinês : suas tradições e símbolos
O ano novo chinês é uma das épocas festivas mais importantes e celebradas em Cingapura. Marcando o primeiro dia do ano no calendário lunar chinês, a data flutua de ano para ano, e as comemorações podem durar de dois a três dias. Em 2019, a passagem de ano será celebrada nos dias 5 e 6 de fevereiro. Nesse período, a cidade finalmente descansa e aquele ritmo frenético típico daqui, correria non-stop de segunda à segunda, é substituído por uma calmaria incomum. O comércio e as escolas fecham, inclusive as escolas internacionais, e a tranquilidade se apodera das ruas e das pessoas.
Os símbolos do ano novo chinês são as flores de ameixa, que representam a coragem e a esperança; e o narciso da água, que é considerado uma “flor da boa sorte”. Também muito comum nesse período são as casas decoradas com frutas. As protagonistas são as laranjas e tangerinas, que representam sorte e abundância. Caso você esteja pela cidade e alguém te ofereça uma laranja ou uma tangerina, agradeça e saiba que é um genuíno desejo de prosperidade e sorte a você em 2019!
Uma outra tradição muito comum no ano novo chinês é dar dinheiro para crianças e adultos solteiros, em pequenos envelopes vermelhos (Hongbao em madarim). Acredita-se que a cor vermelha traga boa sorte, prosperidade e felicidade para o próximo ano, não só para quem recebe mas também a quem dá.
Varrer a sujeira da casa dias antes do ano novo é considerado uma atividade de sorte. Porém, nada de varrer no dia do ano novo! Teme-se que varrer naquele momento “varra a boa sorte recém-chegada” com o ano que se inicia. Cortes de cabelos são proibidos no dia do ano novo, pois a palavra chinesa para cabelo soa como a palavra “sorte” – e ninguém quer cortar sorte de sua vida, não é mesmo?
Quer ter mais sorte e prosperidade em 2019? A tradição recomenda pintar as casas, ou pelo menos as portas ou janelas, de vermelho, comprar roupas novas (especialmente roupas vermelhas), visitar os membros mais velhos da família para honrá-los e pagar todas as dívidas antes do novo ano chegar!
Zodíaco ou Horóscopo Chinês
Os 12 animais do zodíaco chinês (muito diferentes do horóscopo como o conhecemos no Ocidente) são o símbolo mais conhecido do ano novo chinês. De acordo com o ano do nascimento, a pessoa será do signo de um desses 12 animais: tigre, coelho, dragão, bode, galo, cavalo, macaco, cão, serpente, rato, carneiro ou porco. Em 2019, seremos regidos pelo signo do porco. Quem tiver curiosidade em saber qual é seu signo segundo o horóscopo chinês e as previsões para este ano, pode conferir em: http://www.karmaweather.com/pt/2019-ano-do-porco/
Onde celebrar a chegada do ano novo chinês
Se você estará por Cingapura nessa época do ano, deixo aqui a minha sugestão de diversos eventos para variados gostos, idades e interesses, que incluem desde queima de fogos e festivais até shows e feiras. E aproveito para desejar a todos um feliz ano novo lunar chinês, com prosperidade e abundância!
Gong Xi Fa Cai!
Leia também Resoluções de Ano Novo: mais amor por favor!