Festas infantis na Austrália: menos é mais
Quando o assunto é aniversário de criança, um tema recorrente aqui no Mães Mundo Afora é exatamente a diferença entre as estruturas das festas infantis no Brasil e nos outros países. Em geral, as mães expatriadas ficam impressionadas com o quão singelas as celebrações podem ser, sem toda aquela estrutura grandiosa com empresas especializadas por trás.
Algumas diferenças entre Austrália e Brasil
Eu fui uma dessas mães quando cheguei aqui na Austrália. Como eu havia morado nas Filipinas, um país que é bastante parecido com o Brasil na hora de comemorar aniversários, confesso que foi um alívio ver que, por aqui, o lema é não esquentar a cabeça.
Se no Brasil e nas Filipinas costuma-se contratar uma empresa de festas infantis ou um buffet para as comidinhas, na Austrália vale mais a ideia do “faça você mesmo”. Mais ou menos como nas nossas festas de criança nos anos 80, em que nossas mães enrolavam os brigadeiros e faziam a decoração.
As festas infantis na Austrália
Os australianos gostam muito de estar ao ar livre. Então, se não estiver chovendo, a chance de a festa infantil ser em um parque público ou no quintal de casa é enorme. Eu diria que de quase 100%. As celebrações com um piquenique no parque são um clássico do país.
Em geral, os parques têm uma área com churrasqueiras ou casinhas cobertas, cada uma com mesa e dois bancos. O que os pais fazem muito é chegar cedo para pegar um desses espaços e decorar com alguns adesivos e balões. A comida costuma ser simples: bolo (geralmente decorado com o tema da festa, mas nem sempre), frutas, cupcakes, gelatina, cubinhos de cenoura e suco. Já fui a algumas festinhas e confesso que nunca vi refrigerante ser servido.
Aqui tem um texto de um site australiano com alguns exemplos de receitas para festas infantis.

Festinha no parque, ao ar livre.
Leia também: A simplicidade das festas infantis na França
Como os espaços nos parques costumam ter um playground ao lado, é comum que as crianças fiquem correndo entre a churrasqueira e o parquinho. Nunca vi brinquedos infláveis alugados para as festas. A ideia é aproveitar o que já está disponível. Quanto a isso, a Austrália conta com a vantagem de ter uma manutenção invejável de seus equipamentos públicos. Os parquinhos são super bem conservados e seguros.
Em algumas comemorações, vi que havia uma pessoa contratada para animar as crianças com brincadeiras e pintura no rosto. No entanto, essa não é a regra. Em geral, são os pais que puxam algumas atividades, como bater na piñata.
HIP HIP – HORAY!
Talvez o momento mais característico, para mim, seja a hora de cortar o bolo. Depois de cantar parabéns, todos os convidados gritam em coro: HIP HIP – HORAY! Os pais do aniversariante costumam puxar o HIP HIP e todos devolvem com um HORAY cheio de alegria. Pesquisei para saber se essa é uma tradição de todos os países de língua inglesa e vi que, definitivamente, não é algo comum nos Estados Unidos e no Canadá. Talvez seja uma herança da tradição inglesa. Só sei de uma coisa: é definitivamente a cara da Austrália!
Ah, uma coisa que não posso esquecer de mencionar: os australianos enviam os convites de aniversário com bastante antecedência. Eu diria que um mês é o mínimo do mínimo! No aniversário do meu filho, eu, brasileiramente, convidei algumas pessoas duas semanas antes da festa. Quase todo mundo já tinha algum evento programado. As pessoas aqui planejam bastante antes o que vão fazer nos fins de semana, feriados e afins. Então é preciso levar isso em conta na hora de organizar a festa dos pequenos.
No meu caso, o erro de cálculo na antecedência custou uma mudança na data de comemoração. Isso porque toda a turminha do Filipe na escola tinha sido convidada para outro aniversário no mesmo dia – inclusive ele! Então deixei o domingo para ele se divertir na festa do coleguinha, mudei a festa dele para o sábado e mandei um bolo para a escola durante a semana, no dia do aniversário mesmo. Foi um malabarismo, mas no fim ele teve três celebrações!
Leia mais: Dicas para aproveitar o verão em Sydney com crianças
O mais bacana da festa na escola foi saber que os pais costumam mandar um bolo de caixinha em vez de algo já pronto. A ideia é que as crianças preparem juntas a torta que irão comer. Achei um ritual super bonito, lúdico e que dá aos amiguinhos a noção de que eles estão ofertando ao aniversariante algo feito por eles mesmos. Ponto para a Austrália!
Pensando sobre tudo o que escrevi, talvez a antecedência no envio dos convites seja o único ponto em que existe uma maior rigidez. De resto, é tudo muito tranquilo. Os australianos primam pelo conforto, comodidade e por ver as crianças sendo crianças: correndo de pés descalços na grama, brincando na areia, se sujando. Mesmo que seja o aniversariante com sua melhor roupa. Depois é só lavar. O importante é ser feliz, sem grandes ostentações.
5 Comentários
Aqui na Itália não é diferente e confesso que adorei. No Brasil eu já não esquentava muito não, porque sempre achei absurdo os custos para uma festa em amigos. A última festa da Sarah foi aqui na Itália e gastamos um pouco mais de €100 e foi incrível! Adorei seu texto.
Oi, Patty! Obrigada pelo comentário! É uma perspectiva diferente comemorar sem gastar muito e nos divertimos da mesma maneira, não é? Também gostei muito! <3
[…] Leia também: Festas Infantis na Austrália: menos é mais […]
[…] Leia também: Festas infantis na Austrália: o menos é mais […]
[…] garçons. As comidinhas, assim como as bebidas, ficam numa mesa, ao alcance dos convidados. Leia aqui como são as festas de aniversário na […]