Existem momentos que ficam gravados em nossa memória para sempre. Um deles é o aniversário e suas comemorações. Por isso, vou contar nesse texto nossas experiências em festas de aniversário na Polônia.
A tradição de comemorar o dia do nascimento surgiu na Roma Antiga. Mas tornou-se uma prática no Ocidente, na Alemanha, em uma comemoração coletiva. Comemorar, segundo o dicionário, é trazer à lembrança; recordar; memorar. Então quando comemoramos o aniversário dos filhos, estamos lembrando e celebrando o dia em que eles chegaram para mudar nossas vidas.
Desde o nascimento da minha filha mais nova, eu fiz questão de comemorar aquele dia todos os anos de forma que ela se sentisse especial e amada. Como temos uma família grande, as festas de aniversário sempre foram cheias de alegria e amor. Ao nos mudarmos pra a Polônia, eu me preocupei que mesmo longe da família e amigos, o dia dela continuasse sendo especial.
Primeiros aniversários da minha filha
Na primeira festa de aniversário dela aqui na Polônia ela completaria três anos e nós já tínhamos uma rede de amigos que falavam português. A comemoração foi simples, mas planejada com muito carinho. Ela ainda não frequentava a escola, sendo assim comemoramos apenas em casa.
No ano seguinte, eu estava grávida e ela dividiu a festa de aniversário com o chá de bebê da irmã. Embora você possa pensar que ela ficou chateada por dividir o dia dela, isso não aconteceu. Ela se sentiu importante e feliz em celebrar a vida da irmã.
A diferença foi que no aniversário de quatro anos ela já frequentava a escola. Leia o texto que escrevi sobre a Adaptação na escola em Cracóvia. Então, decidimos comemorar com os amigos e professoras. Na minha cabeça já estava planejado fazer gelatina, brigadeiro, bolo e levar suco.
Quando perguntei para a professora ela ficou surpresa com a quantidade de coisas que eu queria levar. E me explicou que seria ótimo comemorar na escola, porém não era necessário levar tantas coisas, já que as crianças receberiam a alimentação normal do dia. Preparei apenas um bolo simples e levamos para as crianças da escola. Minha filha voltou feliz com uma coroa de papel feita especialmente para ela naquele dia.
Comemorações na Polônia
Conversando com uma amiga polonesa, que é mãe de uma criança que frequenta a escola da minha filha, ela sugeriu que comemorássemos os aniversários juntos. Ela liderou a organização e eu fiquei responsável pela alimentação. Foi um delicioso piquenique em um parque público. Tudo tão simples, mas muito significativo.
As comemorações de aniversário infantil aqui na Polônia são simples. Geralmente aniversários acontecem em casa, parques indoor (em lugares fechados) ou salas com brinquedos (chamadas de sala ou centrum zabaw).
Quando minha filha recebeu o primeiro convite de aniversário de uma colega da escola, ficamos surpresos e felizes. A festa foi em um parque indoor. Embora ela ainda não estivesse muito integrada foi um momento bacana. Eu e meu marido ficamos com ela, já que nesse local os pais podiam acompanhar as crianças. Tivemos a oportunidade de conversar com os pais das outras crianças e socializar um pouco, uma questão importante na fase de adaptação em um novo país.
Leia também: Quando é o seu onomástico (dia do nome)?
Já a segunda festa que minha filha foi convidada aconteceu na casa da colega. Chegando lá, a mãe da aniversariante me disse para deixar minha filha e buscar no horário combinado. Confesso que fiquei com o coração na mão. Mas no fim deu tudo certo e ela se divertiu bastante.
Esse ano, o convite foi para uma festa de aniversário no teatro. Ficamos super empolgados! O detalhe é que as crianças assistiriam o teatro e em seguida iriam para a casa da aniversariante com os pais da mesma. Já imaginou? Um grupo de crianças entre 4 e 5 anos andando pela cidade? O coração da mãe fica como? Apertado!
Mas morar aqui e vivenciar essa nova cultura, me tornou uma mãe mais segura. Nem preciso contar que ela voltou feliz da vida para casa contando as aventuras daquele dia junto com suas amigas!
Comemorando o 5º aniversário com os amigos poloneses
Minha filha sempre ficou animada com os aniversários. Mas a comemoração do 5º aniversário dela foi mais especial ainda. Ela escolheu que a festa aconteceria em um parque indoor e ela convidaria seus amigos da escola. A princípio fiquei um pouco insegura já que não falamos polonês e geralmente a festa de aniversário aqui é apenas para as crianças. Mas já adianto que foi um experiência maravilhosa!
Como falei anteriormente, as festas aqui são simples e eu tentei conciliar meu lado brasileiro com a cultura polonesa, já que os convidados seriam a maioria poloneses. Teve bolo, brigadeiro e coxinha. Mas também algumas coisas que eles costumam servir nas festas como palitinhos salgados, pipoca e balinhas de gelatina. As crianças só pararam para o “Sto Lat”, parabéns em polonês. E claro que também cantamos em português.
Acho incrível essa oportunidade de vivenciar uma nova cultura. Mais do que isso, integrar duas culturas e criar nossa própria maneira de comemorar a vida!
Você já comemorou o aniversário do seu filho ou filha fora do Brasil? Conte sua experiência nos comentários!