Dia 14 de fevereiro é Valentine’s Day (dia de São Valentim) nos EUA e em diversos outros países. Você sabe que data é essa? O Valentine’s Day é o dia dos namorados americano. Os namorados comemoram com trocas de cartões, flores, chocolates, presentes, jantares românticos, programas a dois e muito amor. Mas não só isso!
Diferentemente do Brasil, onde o dia dos namorados é celebrado no dia 12 de junho e comemora o amor romântico entre namorados ou casais em geral, nos EUA as crianças também comemoram o Valentine’s Day, mas com um significado de amizade entre elas. Por exemplo, nas escolas fundamentais, os coleguinhas de classe trocam cartões e doces de todos os tipos. Já para as crianças menores, que estão no jardim de infância ou na pré-escola, os pais preparam um kit, entregam para os professores e estes distribuem para os pequenos.
A preparação do primeiro encontro de São Valentim para as crianças
Como sou mãe de três crianças pequenas, sempre procuro encontros com outras mamães brasileiras para que os meus filhos possam se socializar e também ter a oportunidade de praticar a língua portuguesa. Foi daí que surgiu, no ano passado, a ideia de fazermos o nosso primeiro Valentine’s Day for Kids (Dia de São Valentim para crianças).
A minha amiga Maira Oakar criou o evento na página dela do Facebook chamada Brincadeira de Criança (Baby Meeting), onde convidamos as mamães a trazerem suas crianças vestidas a caráter e também uma lembrancinha de Valentine’s Day para trocarem entre si. Claro que não poderiam faltar salgadinhos e docinhos brasileiros e os cupcakes personalizados que são tradição nesta data. Então, encomendamos os salgadinhos da @padocag e cupcakes e docinhos da @grazidrogueti.
Discutimos sobre o evento um mês antes e marcamos a data para o dia 10 de fevereiro na parte da manhã. Ficamos na expectativa de quantas mamães e crianças viriam e se o encontro que estávamos planejando com tanto carinho iria dar certo. Na noite antes do evento deixei praticamente tudo pronto. Coloquei as crianças para dormir mais cedo e fui adiantar as coisas. Aluguei uma mesa de criança com doze cadeirinhas e já deixei forrada e com lápis de cores e figuras para as crianças pintarem. Decorei a parede e pendurei o banner de coração escrito Love (amor), espalhei rosas e corações pela casa.
O grande dia
Finalmente chegou o grande dia! A minha amiga Isabelli Rodrigues foi a primeira a chegar com a filha Sofia. E ela foi uma mão na roda para mim, pois eu precisava arrumar as minhas crianças e, enquanto isso, ela foi esquentando as coxinhas, risoles, colocando o bolo na mesa. Aliás, foi ela quem fez o bolo, que estava muito lindo e delicioso. Logo em seguida, chegou a Maira para ajudar também. Infelizmente, ela não pôde trazer o seu bebê Benjamin, pois ele estava gripado. Foi uma pena, pois a gente queria muito que ele estivesse presente também. Mas isso acontece com todas nós mamães. Marcamos presença em eventos, playdates, festas de aniversários, e um dia antes do evento as crianças adoecem e não podemos ir, não é mesmo?
E as mamães foram chegando com as crianças todas lindas, vestidas com as roupas de Valentine’s Day. Foi maravilhoso ver a reação, a carinha de surpresa e alegria das crianças ao verem a mesa decorada, cheia de cupcakes personalizados, brigadeiros, beijinho-doce e bolo. E em festa brasileira também não pode faltar pão de queijo. A Damaris fez os pães de queijo e estavam tão deliciosos que não sobrou nenhum pra contar história. Já a Dieilla trouxe um bolo de milho e uma rosca de coco gostosos demais.

Acervo pessoal. Fotógrafa Maira Oakar
Leia também: Crianças e Valentine’s Day nos Estados Unidos
O evento foi bem descontraído. Enquanto as mamães ficaram batendo papo, as crianças estavam se divertindo, brincando, correndo, pulando, cantando, “tocando” piano, comendo, colorindo, assistindo a Turma do Pula-‘Pula, fazendo novos amiguinhos. E a Maira (@mairaoakarphotography) aproveitou cada momento para registrar tudo!
Foi muito bom reencontrar amigas mamães e ao mesmo tempo fazer novas amizades (vieram muitas mamães e crianças que eu não conhecia). Uma das mamães me falou que veio ao evento porque queria que o filho dela se socializasse com amiguinhos que também falassem português. E eu respondi: “Então você veio no lugar certo.”. E o filho dela, que a princípio estava todo tímido, no final do encontro já tinha feito vários amiguinhos. O 1st Valentine’s Day for Kids estava previsto para terminar às 11h30, mas estava tão bom, tão agradável, que ninguém queria ir embora. Quando terminou já era umas 14h30. Confesso que fiquei exausta, mas feliz! Coloquei as crianças para dormir e dormi junto com elas.
O sucesso do encontro
No outro dia, foi gratificante ouvir o relato das mamães dizendo que estava tudo perfeito: comida, decoração, pessoas agradáveis. E o mais importante, as crianças se divertiram muito, voltaram pra casa falando que amaram o encontro e que queriam mais. As minhas crianças também amaram e contaram todos os detalhes da festa para o pai delas. A minha caçulinha, que tem dois aninhos, falou que era o “Happy Birthday” dela.
Fiquei muito feliz também, pois a minha amiga americana, a Cheyenne, cuja filha é a melhor amiguinha da minha filha do meio, amou o playdate e a animação das mamães brasileiras. Mas o melhor ainda estava por vir! A Maira editou algumas fotos do evento e postou no grupo Brincadeira de Criança. Uau, ela surpreendeu a todos. As fotos ficaram lindas e falavam por si só! Qual mãe não gosta de ter uma linda recordação dessa?

Acervo pessoal. Fotógrafa Maira Oakar
Enfim, o nosso 1st Valentine’s Day for Kids foi um sucesso. Ao todo, compareceram 17 mamães e 18 crianças. Superou todas as minhas expectativas e as das Maira também. Ficamos tão motivadas que planejamos um evento para a Páscoa, que também foi um grande sucesso. Para ler sobre ele, clique aqui.
2 Comentários
Claudia, legal essa tradição, por aqui não tem disso não, também se comemora dia 14 de fevereiro mas só entre casais.
Oi Zandra Caro, tudo bem? As crianças amam celebrar o Valentine’s Day aqui nos EUA.