Na Espanha, o “período natalino” se estende até 6 de janeiro, que é o Dia de Reis. No Brasil também se celebra o Dia de Reis, mas de forma bem mais tímida, pelo menos em São Paulo. É o dia de desmontar a árvore de Natal, de comer o bolo de reis e só. Já aqui na Espanha, hoje (dia 6) é um feriado bem importante, especialmente para os pequenos. Como este ano o feriado caiu no domingo, a “folga” no trabalho e nas escolas foi adiada para a segunda-feira.
Quem são os Reis Magos?
Os Reis Magos são personagens muito conhecidos do Evangelho de Mateus por visitarem o menino Jesus guiados pela estrela de Belém e levarem com eles alguns presentes: ouro, incenso e mirra. Não fica claro no livro quantos eram os reis e nem os seus nomes. Porém, reza a tradição que foram três, e seus nomes seriam Melquior, Baltasar e Gaspar.
Já que foram os Reis Magos que presentearam o menino Jesus, por aqui é bem mais comum ver as crianças escrevendo cartinhas para um ou para todos os Reis Magos do que para o Papai Noel.
Leia também: Befana, Santa Lucia e San Nicola: conheça todos os personagens do Natal italiano
Porém, é importante destacar que nos últimos anos o Papai Noel vem ganhando bastante “adeptos”. Afinal, se a criança receber o presente no dia 25/12 terá todo o período de festas de final de ano para aproveitá-lo. É claro que existe uma forte pressão do comércio para que esse movimento tenha ganhado força. Mas o que ouvi de alguns espanhóis é que eles adoram festas, logo não foi difícil incorporar mais essa ao calendário.
Seja para o Papai Noel, seja para os Reis, ou para ambos, as crianças contam nas cartas como se comportaram no ano anterior e pedem o presente que gostariam de receber. As cartas podem ser enviadas pelos correios ou entregues pessoalmente até 5/1. Há alguns locais, como shoppings ou centros comerciais, que possuem uma caixa de correios para depositar as cartas.
Doce ou carvão?
Pelo costume, para aqueles que não se comportaram bem, ao invés do presente recebem um pedaço de carvão. É claro que os comerciantes já pegaram carona nessa onda, e há uma grande oferta de doces em forma de carvão nas lojas.
Na decoração de Natal das cidades, e também das lojas e supermercados, é sempre muito marcante a presença desses personagens. O nosso tradicional Papai Noel de chocolate também existe por aqui, mas ao lado dele encontramos Melquior, Baltasar e Gaspar em vários formatos e tamanhos.
Cavalgadas de Reis
Os festejos de Reis começam no dia 5/1, quando eles partem do Oriente e chegam a Madri e demais cidades espanholas. Aqui eles são recebidos em clima de festa para as famosas Cavalgadas de Reis, uma espécie de desfile com acrobatas, personagens infantis, carros alegóricos, e, claro, os reis! Os participantes da cavalgada jogam doces para o público nas ruas durante todo o trajeto. Há um mar de gente pelas ruas, e muitos pais levam escadas para as crianças conseguirem assistir a festa de “camarote”.
Veja como foi a cavalgada de 2018 em Madri e em San Cugat del Vallès, um pequeno pueblo de Barcelona.
Mesmo nos pueblos, a cavalgada é levada a sério. Em Sant Cugat, os Reis chegam de helicóptero e são recebidos pela Prefeita. Nos bairros de Madri também são feitas suas próprias cavalgadas. No meu bairro foi no dia 3/1, para não tirar o brilho da grande cavalgada do dia 5/1.
Após o desfile, aqui em Madri os Reis também são recebidos pela Prefeita, que deseja a eles bom trabalho. Isso porque é durante a madrugada do dia 5 para 6 que os presentes são entregues nas casas das crianças. Durante a cavalgada, as crianças também podem aproveitar para entregar as cartinhas. Este ano muitas cartinhas foram utilizadas para enfeitar os carros alegóricos.
Preparação para receber os Reis em casa
Para as crianças esta é considerada a noite mais mágica do ano! Após a cavalgada, elas vão para as suas casas para separar e limpar o sapato onde os Reis vão colocar o presente (ou o carvão). Esses são deixados em local bem visível ao lado de um lanchinho, como torrone e água, e até mesmo palha para os camelos. Eles precisam estar bem alimentados, pois a noite dos Reis é longa e de muito trabalho!
Pela manhã, as crianças correm até seus sapatos para ver qual foi a surpresa deixada e também verificam se os Reis comeram o lanchinho deixado! Para o café da manhã a tradição é comer o Roscón de Reyes. Apesar de doce, o preço costuma ser bem salgado. O tradicional pão coberto com frutas cristalizadas agora possui várias versões, com recheio de chantilly e chocolate. Dentro do roscón sempre há uma prenda, que pode ser o boneco de um dos reis magos em cerâmica ou uma fava. Quem encontra a fava, fica também responsável por pagar a conta!
O dia 6 de janeiro é um dia especial, assim como o Natal é no Brasil. É claro que há toda uma questão comercial envolvida. Porém, para meu filho de 1 ano essa questão ainda não importa. Ele não sabe pedir presentes e, mesmo sem entender o feriado, o melhor para ele é passar o dia cercado de amor e atenção. Não precisamos consumir loucamente para tornar o dia da criança especial.
No que se refere à tradição, acho importante que ele cresça conhecendo e participando de todo o ritual, com direito a cartinha, cavalgada e um presentinho no sapato. E, se esse presente for um livro em língua portuguesa, seria ótimo! Afinal, podemos criar nossas próprias tradições por aqui.
Feliz Dia de Reis a todos!
Leia também Befana, Santa Lucia e San Nicola: conheça todos os personagens do Natal italiano
1 Comentário
[…] Leia também: Dia de Reis: o “Natal” espanhol […]