Curiosidades sobre a celebração da Páscoa nos Estados Unidos
A Páscoa é celebrada por muitos cristãos ao redor do mundo. O significado religioso está relacionado à ressurreição de Jesus Cristo. Para outros, é apenas mais uma oportunidade de estar rodeado por amigos e familiares.
Os principais países onde se celebra a Páscoa, além do Brasil e Estados Unidos, são Canadá, Itália, Romênia, Espanha, Portugal, Irlanda, Grécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Suíça, Angola, Quênia e África do Sul, assim como praticamente todos os países da América Latina.
No Brasil, a Páscoa é comemorada como um feriado religioso e está geralmente associada a ovos gigantes de chocolate. Nos Estados Unidos, além de não ser feriado, as tradições são um pouco diferentes. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?
O calendário religioso americano
A Páscoa no calendário cristão americano é semelhante ao Brasil. O período inicia oficialmente na terça-feira gorda (Fat Tuesday), que seria a terça-feira correspondente ao Carnaval. Esse termo se refere aos exageros cometidos no período, sejam de alimentação ou comportamento. Nesse dia, ocorrem os desfiles de Mardi Gras, sendo o mais famoso o de New Orleans. (Referências históricas remetem que o primeiro desfile ocorreu em Mobile Bay, no Alabama, em 1702).
A seguir, temos a Quarta-feira de Cinzas (Ash Wednesday). Nesse dia muitos vão à missa e marcam uma cruz na testa com cinzas. Inicia-se a partir daí a Quaresma (lent) – processo de reflexão sobre o que precisa ser mudado e perdoado, marcado por um período de jejum. O jejum tende a ser compreendido nos dias atuais não somente por não comer ou evitar determinados alimentos, mas também como abrir mão de determinados hábitos como forma de demonstrar humildade e arrependimento.
Decorridos os quarenta dias após esse período, começam os preparativos para a Páscoa no Domingo de Ramos (Palm Sunday). Seguem-se igualmente a quinta e sexta-feiras santas (Holly Thursday e Good Friday) e finalmente o domingo de Páscoa (Easter Sunday)!
Coelhinho da Páscoa e ovos de chocolate
Coelhos são temas recorrentes de decoração de Páscoa nos Estados Unidos, assim como pequenos passarinhos amarelos. Eles guardam relação com antigas tradições trazidas pelos germânicos para a América, e tem suas origens em antigos contos infantis. Esses contos narram a história de uma deusa brincando com um grupo de crianças, quando de repente, por meio de sua risada, transforma seu passarinho de estimação em um coelhinho.
Há também outras versões nas quais os coelhos são associados à fertilidade e estão vinculados a antigos rituais pagãos de celebração da primavera. O ovo representa vida nova.
Mas, diferente do Brasil, nos Estados Unidos, o coelhinho da Páscoa não deixa pegadas pela casa e nem dá uma bela mordida na cenoura. Tampouco entrega ovos gigantes de chocolate. Alguns preferem dizer que o coelho serve mesmo é para esconder os ovos coloridos no jardim e dar início a uma gostosa brincadeira.
Caça aos ovos e outros jogos
A Páscoa nos Estados Unidos é bastante aguardada pelas crianças. As lojas preparam estoques enormes de doces, especialmente chocolates. Vimos também prateleiras cheias de ovos para pintar e ovos coloridos de plástico. Mas todos são do tamanho de um ovo de galinha, nada de ovos gigantes de chocolate como temos no Brasil.
Esses ovos plásticos geralmente são utilizados em atividades e jogos com as crianças. Uma das atividades mais aguardadas é a caça aos ovos (easter egg hunt). O “coelho” esconde ovos coloridos pelo jardim e as crianças munidas vão recolher o maior número de ovos guardando-os em suas cestinhas. Pode ser também combinado de só buscar ovos de uma determinada cor, por exemplo. As crianças amam essa atividade e ela permite muitas variações para atender crianças de todas as idades.
Leia também Crianças e Valentine’s Day nos Estados Unidos e Thanksgiving, um exercício de reflexão e gratidão
Outra brincadeira que faz sucesso é a corrida com ovo na colher (egg in spoon relay race). Formam-se times e na linha de jogos cooperativos, um jogador carrega um ovo de galinha cozido, e geralmente pintado, equilibrando-o sobre uma colher de pau, levando até outro jogador e passando o conjunto ovo-colher para esse seguir o percurso. E como em uma corrida de revezamento, um passa para o outro até a linha de chegada. Diversão e riso solto garantidos.
Há muitos outros jogos, mas um dos mais tradicionais é easter egg roll (algo como: corrida de ovos de Páscoa). Há muitas formas de brincar, e o objetivo é conduzir um ovo (geralmente cozido, mas também se brinca com ovos crus!) por um percurso definido em linha reta. Mas, o que vale é a velocidade e pontaria, pois deve-se fazer o ovo se mover adiante com auxílio de uma colher de pau, mini taco de golfe ou similar, até a linha de chegada.
Desfile de Páscoa
No domingo de Páscoa, algumas cidades ainda realizam o tradicional desfile, Easter Parade, entretanto, ele já foi muito mais famoso no passado. Nesse desfile, algumas pessoas usam chapéus ricamente adornados por elementos que simbolizam a primavera. Para saber mais sobre a parada deste ano em New York clique aqui.
Páscoa na Casa Branca
É tradição também nos Estados Unidos a celebração da Páscoa na Casa Branca. Trata-se de um grande festival que acontece nos gramados da residência oficial em Washington D.C., com várias atividades, contação de histórias e cenários para cliques fotográficos. Quem recebe os convidados é ninguém menos do que o Presidente dos Estados Unidos e a Primeira Dama. Essa tradição vem desde 1878 com o Presidente Rutherford B. Hayes.
Tanto os participantes, quanto os voluntários, são escolhidos por meio de um sorteio. A inscrição é por meio de um site do governo americano, sendo permitida apenas uma inscrição por família. Durante a inscrição, o interessado pode ranquear a ordem de preferência dos horários para participar ( intervalos de 2 horas de duração) e aguardar o resultado.
Vale acrescentar que esse festival ocorre na segunda-feira após a Páscoa, ou seja, Easter Monday. O site oficial da Casa Branca estima que participarão cerca de 30.000 pessoas este ano.
Interessante saber que tanto o Presidente, quanto sua equipe mais próxima, participam ativamente do evento. Às vezes como animador/juiz dos jogos, como contadores de história ou até se vestindo de coelho. Há muitos vídeos sobre isso na rede, e para conhecer um pouco dos eventos passados, acompanhe este da era Obama , ou este da administração Trump.
Já programou sua Páscoa?
E aí, vamos brincar com as crianças nesta Páscoa? Quer aprender a pintar ovos? Aqui você encontra muitas dicas e diferentes técnicas (em inglês).
Em sua cidade há outras tradições interessantes ou pitorescas? Conte para a gente nos comentários.
Feliz Páscoa!
3 Comentários
[…] Leia também Curiosidades sobre a celebração da Páscoa nos Estados Unidos […]
[…] Leia também: Curiosidades sobre a celebração da Páscoa nos EUA […]
[…] Leia também: Curiosidades sobre a celebração da Páscoa nos Estados Unidos […]