Quando se tem criança a magia do Natal toma outras proporções. Enfeitar a casa com árvores, guirlandas e luzes toma outro sentido, fica muito mais divertido e com muito mais propósito. Mas e se você mora em um pais não cristão, onde mais de 90% da população é budista? Meu texto primeiro texto para o BPM-KIDS fala sobre como é o Natal na Tailândia.
Algumas da perguntas que escuto de parentes e amigos são: Existe o “espírito de Natal”? Fazem decoração natalina? Tem papai Noel? Enfim, eles celebram o Natal?
Bom, respondo pelo que conheço da Tailândia, onde moramos há um ano e meio e, em 2017, passaremos o nosso segundo Natal. Na verdade o primeiro celebrado aqui, já que em 2016 saímos do país no dia 24 de dezembro, passando somente a véspera no país. O Natal de 2017 será o nosso primeiro somente entre nós e amigos; nosso primeiro Natal longe dos familiares.
Respondendo às questões acima, diria que as respostas são sim e não. Sim, porque existe na Tailândia decoração natalina. Há árvores de Natal e papai Noel, tudo o que um bom comércio gosta. A outra resposta seria não, não há o “espirito de Natal”, não há celebração desta data em seu verdadeiro propósito; tanto que o dia 25 de dezembro é um dia normal como qualquer outro, não é feriado e as pessoas trabalham normalmente.
Logo que saímos de nosso país, predominantemente cristão, e decidimos vir para um local com cultura e religião tão diferentes, já tínhamos em mente que manter muita coisa da nossa cultura dependeria nós.
O Natal é uma data cristã que celebra o nascimento de Jesus e, por isso, não faz muito sentido em um país majoritariamente budista. As pessoas de origem tailandesa com as quais convivo sabem sobre o Natal, pois descobri que estudar as religiões do mundo é uma disciplina da escola tailandesa e que eles aprendem sobre todas elas, não a fundo, mas sobre os principais pilares de cada uma delas. Os tailandeses conhecem sobre Jesus como alguém que pregou a paz e o amor.
O nosso primeiro Natal – ou primeira véspera de Natal em 2016 – foi meio tímido, pois no último trimestre do ano de 2016, o rei da Tailandia Rama IX faleceu e o país entrou em luto oficial por 1 ano. Pudemos ver uma decoração muito tímida em shoppings e em algumas lojas, mas nada na cidade em si. Este ano estamos esperando algo mais grandioso, aliás, já no início de novembro comecei a buscar por alguns lugares que estivessem iniciando a decoração dos espaços para a data e pude encontrar ornamentos sendo vendidos em lojas.
O Natal na Tailândia não tem o mesmo sentido que para nós. Apesar de haver muito consumismo no mundo cristão também, aqui ao objetivo da decoração é somente comercial, sem nada de sagrado. Existe mais para atender à demanda de estrangeiros que passam por aqui todos os anos.
As escolas internacionais têm em seu calendário uma festa de Natal, que normalmente fecha o primeiro termo do ano letivo, já que aqui segue-se o calendário do hemisfério norte e as aulas iniciam em agosto. Geralmente as escolas fazem uma grande festa, com apresentações de corais dos alunos, encenam uma peça teatral sobre o nascimento de Jesus, há muita música e papai Noel. Isso mesmo, o bom velhinho aparece trazendo presentes! Meu filho ano passado estava com um pouco mais de 2 anos e ficou meio tímido e um pouco assustado com aquele senhor de barba branca e roupa longa e quente, suando no calor tailandês, não chorou como no ano anterior, mas pegou seu presente e saiu correndo, todo alegre.
Como a Tailândia está sendo um lugar muito procurado para morar, há dezenas de igrejas cristãs que, logicamente, celebram esta data e que, neste dia, comemoram, muitas vezes organizando ceias com seus seguidores. Da mesma forma os hotéis e resorts possuem programações especiais para estas datas.
É possível fazer uma ceia natalina bem típica por aqui, encontramos quase tudo, pelo menos em Bangkok ou em cidades maiores. A disponibilidade de comidas ocidentais está crescendo no mercado e há produtos do mundo todo, inclusive do Brasil. Há possibilidade de agregar frutas típicas do oeste asiático e dar um toque oriental em uma celebração ocidental.
Já os tailandeses que resolvem comemorar a data, normalmente não fogem muito do tradicional, a comida de rua, pois eles cozinham muito pouco em casa. Normalmente eles se reúnem em uma rua qualquer e degustam os tradicionais pratos de noodles de arroz, sopas com curry, frutos do mar ou frango e muita pimenta sempre; isso tudo regado de um bom sorriso e alegria, que sempre acompanham o povo Tailandês.
Sendo assim, como turista ou residente, o Natal não precisa ficar em branco. Reúna amigos ou apenas sua família e celebre esta data tão importante. Mantenha vivo para suas crianças e para a sua família o verdadeiro espírito de Natal: o nascimento de Jesus Cristo.
2 Comentários
[…] Quer saber como é o Natal na Tailândia, país de maioria budista? Clique aqui! […]
[…] Leia também: Como é o Natal na Tailândia, um país budista […]