Panqueca sempre teve um simples significado na minha infância: uma manhã em que não tínhamos pão. Simples assim. Se deixávamos de comprar o pão do café da manhã, aquele seria o dia da panqueca – a substituta oficial do pão. Devemos essa tradição à minha mãe que na verdade é imigrante no Brasil, onde chegou com seus 8 anos de idade com sua família da Suíça. Graças a ela, eu e meu irmão crescemos com três conceitos sobre a panqueca: primeiro, que ela é substituto de pão no café da manhã; segundo, que é algo super fácil de fazer; terceiro, que panqueca se come com recheio doce.
Meu primeiro choque com a história da panqueca foi quando a experimentei com recheio salgado pela primeira vez. Panqueca de carne moída gratinada com queijo parmesão, uma especialidade na casa da família de amigos que costumava frequentar. Confesso que no começo foi um tanto difícil para o meu paladar aceitar aquela massa maravilhosa – que deveria ser acompanhada de mel ou limão com açúcar – com carne moída, queijo e molho de tomate. Mas foi superado, e mudei meu relacionamento com a bendita da panqueca! Hoje em dia adoro panqueca salgada (ricota e espinafre, que delícia!).
Depois disso, quase 10 anos se seguiram e me deparo com outra tradição que envolveria novamente a iguaria. A Inglaterra tem uma tradição especial: o Dia da Panqueca! Não que estejam exaltando a panqueca em si, mas é como celebram a terça-feira de carnaval, que antecede a quarta-feira de cinzas. A terça-feira de carnaval, na verdade, é quando começam a contar a quaresma, originalmente um tempo de jejum que antecede a Páscoa. Assim, sabemos que a Páscoa sempre cai exatos 40 dias depois do fim do carnaval.
Leia mais sobre o carnaval na Inglaterra no texto Carnaval fora do Brasil
Mas de volta às panquecas, a ideia era que comer panquecas era uma festança, uma exceção ao tempo de abstinência e penitência que estava por vir. A massa da panqueca, que leva ovos e leite, faz dela um alimento bastante rico. Um dos sites que conta a história do dia da panqueca menciona inclusive um simbolismo específico para cada ingrediente: os ovos representam a criação, a farinha representa a matéria da vida, o sal simboliza a limpeza e o leite a pureza.
Na verdade, como muitos outros eventos do calendário cristão, o dia da panqueca deriva de uma tradição pagã, que acreditava que a mudança das estações estava associada a batalhas entre os deuses que adoravam no seu tempo. Nesse caso em particular, seria a batalha entre o espírito de Jarilo, o deus da vegetação e fertilidade, contra o os espíritos da escuridão e do frio, pois é a época do ano marcada pela chegada da primavera. O aumento dos dias dava a impressão que a luz estaria finalmente vencendo a escuridão que pairou durante todo o inverno.
Ao redor de toda a Inglaterra são realizados eventos com a temática da panqueca. Corridas para levantar fundos para caridade, desfiles de rua e diversos outros que se firmam nas inúmeras tradições locais. Uma das mais interessantes que encontrei é uma corrida em que os participantes devem completar o percurso virando uma panqueca no ar enquanto correm. As escolas tomam a oportunidade, geralmente, para marcar a data com assembleias sobre a amizade e a vontade de compartilhar. É uma festança de playdates: quem não acharia o dia da panqueca a desculpa perfeita para ir na casa dos amigos, fazer e se empanturrar de panqueca?
Esse ano as festividades caem no dia 5 de março, a primeira terça-feira do mês. Para se preparar nada mais justo do que compartilhar a receita tradicional (que é a mesma receita da minha mãe!):
Ingredientes:
1 ovo
500ml leite
1 xicara de farinha
1 xícara de maisena
Pitada de sal
Modo de fazer
Muito simples, você só precisa bater todos os ingredientes no liquidificador, mas já fiz à mão e também deu certo.
Quando tiver uma massa homogênea, coloque uma frigideira antiaderente, de preferência, no fogo e espere que fique bem quente. Unte com um pouco de óleo para ajudar a soltar. A gente sempre dizia que a primeira panqueca não valia, porque ela sempre desmancha na panela, mas geralmente isso acontece quando ela ainda não está quente o suficiente. Sempre aquela oportunidade de beliscar um pedacinho antes de fritar o resto da massa.
Para rechear, você pode testar o recheio tradicional: açúcar e limão! Polvilhe um pouco de açúcar pela panqueca e depois vá cobrindo com as gotinhas de limão! Uma maravilha! Aqui eles enrolam a panqueca em um tubinho. Nós sempre dobramos ela em quatro. Claro que sempre há uma oportunidade de variar e criar outros recheios. Aqui em casa os populares são o mel, a nutella com banana ou morango e basicamente o que mais tiver na geladeira.
E claro, não se esqueça de tentar virar a panqueca no ar!
Feliz dia da panqueca pra todas!
1 Comentário
Olá Jessika!!
Bem que eu vi na época do carnaval que nos supermercados tinha tudo para panquecas! Agora entendi…
Você já colocou chocolate em pó na massa? para fazer panqueca de chocolate? pode ou é pecado!? rs
Abs